Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Seixas, Sónia

Search Results

Now showing 1 - 10 of 21
  • Bullies, victims and bully-victims:Impact on health profile
    Publication . Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta Marruaz; Coelho, Joaquim; Nicholas-Fischer, Gustave
    Bullying affects an important number of students in school today. Following the concept of health defended by the World Health Organization (WHO), which focuses on physical, mental and social well-being, in this paper we will present some results of a study concern- ing the relation between involvement in bullying and some health behaviors (self-esteem, mental health, psychosomatic symptoms and substance use). Data were collected from a random sample, using the Health Behaviours in School-Aged Children (HBSC) used by the WHO, the Susan Harter Self-Perception Profile for Adolescents, a Peer Nomination Inventory and a Sociometric Questionnaire. A total of 581 Portuguese adolescents aged 12 to 17 years, who attended eleven public middle schools in the Lisbon region, were selected. The students were defined as bullies, victims, bully-victims and not involved, on the basis of the Peer Nomination Inventory. Results show a connection between these four groups and some health behaviors, providing a distinctive profile for each one. In general, bullies show a more positive health profile compared to victims, with the exception of substance use. Bully-victims show the most controversial profile, similar to bullies in their higher levels of self-esteem and self-confidence, but also similar to victims in their higher levels of rejec- tion and weakness. - O bullying afeta atualmente um número considerável de alunos na escola. Baseando-nos no conceito de saúde defendido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que se focaliza em aspetos físicos, mentais e sociais dos sujeitos, neste artigo apresentam-se alguns resultados de uma pesquisa sobre a relação entre o envolvimento em comportamentos de bullying e alguns comportamentos de saúde (autoestima, saúde mental, sintomas psicossomáticos e consumo de substâncias). Os dados foram recolhidos a partir de uma amostra aleatória, recorrendo ao questionário Health Behaviours in School-Aged Children (HBSC) da OMS, ao questionário Susan Harter Self-Perception Profile for Adolescents, a um Questionário de Nomeação dos Pares e a um Questionário Sociométrico. Foram selecionados 581 alunos com idades entre os 12 e os 17 anos, de onze escolas públicas da região da grande Lisboa. Tendo por base o Questionário de Nomeação dos Pares, os alunos foram categorizados como agressores, vítimas, vítimas-agressivas e não envolvidos. Os resultados demonstram uma relação entre estes quatro grupos de alunos e alguns comportamentos de saúde, fornecendo um perfil distinto para cada um. À exceção do consumo de substâncias, os alunos agressores manifestam um perfil de saúde mais positivo comparativamente aos alunos vítimas. Os alunos vítimas-agressivas evidenciam o perfil de saúde mais controverso, semelhante aos agressores nos seus elevados níveis de autoestima e de autoconfiança, mas também semelhante às vítimas nos seus elevados sentimentos de rejeição e de incapacidade.
  • Bullying e cyberbullying em idade escolar
    Publication . Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta Marruaz; Fernandes, Luís; Morais, Tito
    Já muito se sabe sobre o fenómeno bullying, sua caracterização, diferentes manifestações e tipos de comportamentos, implicações biopsicossociais, papéis desempenhados, entre outros aspetos. Mais recentemente, com a evolução tecnológica e a proliferação de dispositivos digitais, tem-se assistido progressivamente a novas e preocupantes manifestações de comportamentos de bullying, um fenómeno comummente conhecido como cyberbullying. A presente comunicação procura caracterizar, diferenciar e comparar ambos os fenómenos, enquadrando o cyberbullying nas novas e diferentes formas de comunicação tão típicas desta nova geração de nativos digitais. Esta diferenciação parte das características da comunicação mediada pelo écran, tão diferente das formas de comunicação presenciais e cujas implicações se associam frequentemente a riscos sociais. Serão ainda discutidas repercussões do envolvimento em comportamentos de bullying e de cyberbullying.
  • Cyberbullying: um problema novo? Ou um problema antigo com nova “roupagem”?
    Publication . Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta Marruaz
    Trata-se de um artigo de opinião no âmbito do bullying e do cyberbullying, enquanto problemáticas atuais, que se debruça sobre alguns dos contornos e implicações que têm suscitado, nos diferentes profissionais, preocupações, inquietações, angústias. Nomeadamente no que se refere à geração dos adultos (pais, professores e outros profissionais de saúde e de educação) e a alguma inaptidão e inabilidade no que concerne à sua capacidade para se apropriar e movimentar num mundo virtual, absolutamente inédito (um verdadeiro admirável mundo novo).
  • Repercussões dos comportamentos de bullying para a saúde e bem-estar das crianças
    Publication . Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta Marruaz
    A relação com os pares na escola, assume um papel central no desenvolvimento das mais diversas competências sociais e relacionais da criança, na construção da sua auto- imagem, no seu nível de aceitação social e, em consequência, acarreta repercussões para a sua saúde (numa perspetiva biopsicossocial). Quando essa relação se caracteriza por interações agressivas e intimidativas (como é o caso do bullying), que pressupõem uma dialéctica relacional entre dois sujeitos, agressor e vítima, cujos papéis complementares reforçam, em certa medida, o comportamento de ambos, os riscos que decorrem para a saúde não devem ser menosprezados. Os resultados da presente investigação, obtidos numa amostra de 581 alunos do 3o ciclo de escolaridade da zona da grande Lisboa, demonstram que alunos agressores e alunos vítimas tendem a manifestar um perfil de saúde diferenciado, nomeadamente ao nível do auto-conceito, auto-estima, confiança em si e níveis de aceitação social. Observou-se, nestas variáveis, a tendência para os alunos vitimizados apresentarem níveis inferiores de saúde e bem-estar, que se traduzem num auto-conceito e auto-estima mais baixos, numa confiança em si mais fraca e em baixos níveis de aceitação social, quando comparados com os alunos agressores.
  • Plano Bullying. Como apagar o bullying das escolas
    Publication . Fernandes, Luís; Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta Marruaz
    O principal objetivo que pretendemos alcançar com este livro, refere-se ao aumento de conhecimento e consequente maior sensibilização sobre os comportamentos de bullying, suas diferentes facetas e repercussões, por parte dos professores. Procuramos em paralelo contribuir para o desenvolvimento de competências, por parte dos professores e alunos, na forma de lidar com os comportamentos de bullying. O desenvolvimento destas competências pode permitir não só a prevenção de futuras ocorrências como, simultaneamente, a diminuição dos níveis de incidência existentes na escola. Assim, a organização do presente livro foi pensada no sentido de poder responder a duas diferentes mas interligadas necessidades por parte dos professores, uma de natureza mais conceptual, que se refere a um conhecimento mais aprofundado acerca deste fenómeno nas suas mais diversas facetas e, outra, de natureza mais operacional, que se refere à posse de materiais que possam mediar o trabalho a realizar com os alunos. Nesta segunda parte, são apresentadas algumas sugestões de sessões, com a respetiva estrutura, metodologia, anos de escolaridade a que melhor se adaptam e indicação dos materiais que melhor permitam atingir os objetivos da sessão.
  • When bullying crosses the screen
    Publication . Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta Marruaz; Morais, Tito; Fernandes, Luís
    Bullying is one of the most difficult areas of violence against children to eliminate, especially with the ubiquitous role that internet and mobile technology plays in their life today and the capacity this gives for bullying to continue night and day. Bullying seems to be part of human nature and has been with us since ancient times, but that is no reason to accept it fatalistically as “natural“ and, for children, part of growing up. Only in the 1970s was research first undertaken to explore the phenomenon and to attempt to understand why it takes place and its impact on individuals and societies. With the emergence of the internet and social media, bullying has taken a more sinister turn, becoming more relentless, constant and inescapable for victims. This book aims to explain to both experts and the interested layperson what is known about bullying, its causes, effects and, crucially, how it can be reduced, in particular by fostering social and emotional skills in young people. Authors from more than a dozen countries have contributed to this publication, presenting widely differing perspectives, practice and insights on how they are tackling or think we should be tackling modern societal issues such as bullying and hate speech. While some chapters focus more specifically on case studies and what the research tells us, others look at issues related to bringing up and educating children for the world we live in. This publication also provides information on the work of the ENABLE network and aims to introduce readers to the psychologists and researchers, teachers, parents and social media innovators that have helped to shape it.
  • Bullying no ensino superior: diálogos com a educação e em direitos humanos
    Publication . Albernaz, A.C.; Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta Marruaz; Siva, M.C.
    Ao adentrar no Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária, as inquietações em compreender a possibilidade de existência do bullying no ensino superior transformaram-se em pesquisa. Entretanto, esse trabalho emerge, sobretudo, no cotidiano profissional, a partir das percepções enquanto assistente social no Instituto Federal de Brasília campus Planaltina. Nesse sentido, são esses lugares sociais que pautam nossas reflexões. Ressaltamos que aqui não serão trabalhados aspectos conceituais e históricos, sobre bullying, direitos humanos, educação social, mas a possibilidade de o leitor refletir conosco a necessidade de pensar a Educação em Direitos Humanos como uma alternativa de intervenção contra o bullying no Ensino Superior.
  • Bullies, victims and bully-victims: do they have a different health profile?
    Publication . Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta Marruaz; Coelho, Joaquim Pinto
    Bullying affects an important number of students in school today. A substantial body of international research supports this concern relating bully/victim problems and health. Following the concept of health defended by the World Health Organization (WHO), that focus on physical, mental and social aspects of subjects, in this paper we will present some results of a research concerning the relation between involvement in bullying and some health behaviours. Data was collected from a random sample, using the Health Behaviours in School-aged Children (HBSC) used by the WHO to assess, among others, physical symptoms, psychological symptoms and substance use, the Harter Self-Perception Profile for Adolescents, a Peer Nomination Inventory and a Sociometric Questionnaire. A total of 581 portuguese adolescents aged 12 to 17 years, who attended several middle public schools in the region of Lisbon. The students were defined as bullies, victims, bully-victims and not involved on the basis of the Peer nomination Inventory. Results show a connection between these four groups and some health behaviours, providing a distinctive profile for each one.
  • Violência escolar – bullying: práticas de intervenção com jovens em risco
    Publication . Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta Marruaz
    Os comportamentos de bullying não se assumem como um fenómeno novo, e têm sido alvo de uma crescente atenção em diversos países. A novidade refere-se à crescente sensibilização de que esses comportamentos comportam sérias consequências para os alunos envolvidos, para os seus colegas e para a escola, uma vez que afectam um importante número de alunos. Um conjunto substancial de pesquisas internacionais têm suportado esta preocupação, nomeadamente ao relacionarem o envolvimento em comportamentos de bullying e problemas de saúde. Seguindo a concepção de saúde defendida pela Organização Mundial de Saúde (O.M.S.), que se focaliza nos domínios físico, mental e social do sujeito, apresentamos neste trabalho alguns resultados de uma pesquisa relativamente à relação estabelecida entre comportamentos de bullying e alguns comportamentos de saúde. Os dados foram recolhidos tendo por base uma amostra aleatória, tendo-se utilizado o questionário da O.M.S. intitulado Health Behaviours in School-aged Children (HBSC), para avaliar, entre outros, sintomas físicos, psicológicos e consumo de substâncias, a Escala de auto-conceito para adolescentes de Susan Harter, para avaliar a auto-estima, um questionário de nomeação dos colegas, para identificar os alunos envolvidos em comportamentos de bullying, e um questionário sociométrico, para avaliar o estatuto social dos alunos (popular, mediano, negligenciado, rejeitado e controverso). Um total de 581 adolescentes foram identificados como agressores, vítimas, vítimas-agressivas e não envolvidos em comportamentos de bullying, tendo por base o questionário de nomeação dos colegas. Os resultados demonstram uma relação entre estes quatro grupos de alunos e alguns comportamentos de saúde, evidenciando-se um perfil distinto para cada.
  • Bullying e ansiedade de “mãos dadas” na escola
    Publication . Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta Marruaz
    A ansiedade que muitas das nossas crianças e jovens sentem constitui um motivo de preocupação partilhado por pais e profissionais de educação. Em contexto escolar, são inúmeras as situações que podem ser responsáveis por despoletar situações de ansiedade nos alunos, umas relacionadas mais directamente com situações de aprendizagem formal (nomeadamente, o grau de dificuldade dos próprios conteúdos ou a natureza das tarefas solicitadas), outras que se prendem com as relações interpessoais. Neste âmbito, sobressaem as interacções entre os colegas, designadamente, todas as situações de conflitos interpares que, frequentemente, se associam a níveis significativos de ansiedade. O presente capítulo debruça-se sobre a associação entre a ansiedade e o bullying.