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- Uma abordagem interdisciplinar à porosidade dos solos em contexto de formação de professoresPublication . Cavadas, Bento; Mestrinho, Nelson; Cunha, Juliana; Sousa, Maria Catarina; Laranginha, RitaO solo é um recurso natural complexo e não renovável, fundamental para a manutenção dos ecossistemas e para o fornecimento de alimento, energia e fibras para os seres humanos. Neste trabalho apresenta-se uma atividade de caráter experimental e investigativo designada "A porosidade dos solos", que possui a particularidade de proporcionar uma experiência de aprendizagem interdisciplinar entre a Matemática e as Ciências Naturais. Os participantes foram 28 estudantes de uma turma do 3.º ano da Licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação de Santarém (Portugal). Tiveram de dar resposta às seguintes questões: Qual é a porosidade de diferentes tipos de solos? Como representar quantitativamente a porosidade dos solos? Para tal, planificaram e implementaram investigações, com controlo de variáveis para recolher as evidências empíricas necessárias para avaliar a porosidade de três tipos de solos. A partir dos dados recolhidos empiricamente nas medições efetuadas, construíram e determinaram o índice de porosidade dos solos, enquanto medida da proporção de solo não ocupado por partículas sólidas. De seguida, analisaram os resultados e elaboraram conclusões e analisaram-nas criticamente para criarem explicações baseadas nas evidências recolhidas. O trabalho terminou com a comunicação dessas evidências e a justificação dos resultados e conclusões. Esta atividade interdisciplinar promoveu nos participantes a aprendizagem de conteúdo científico relacionado com os solos e de aspetos associados à planificação de atividades experimentais e investigativas, devido ao seu caráter prático e promotor das competências de raciocínio e resolução de problemas. Palavras-chave: ciências, investigação, interdisciplinaridade, matemática, porosidade, solos. Abstract Soil is a complex and non-renewable natural resource, essential for the equilibrium of the ecosystems and for the provision of food, energy and fibres to humans. This study presents an inquiry and experimental activity about soil porosity. This activity has the particularity of proportionate an interdisciplinary learning experience between mathematics and science. The participants were 28 students of an elementary teacher education degree. They had to answer these questions: What is the porosity of different soils? How to quantitatively represent soil porosity? With this focus, students planned and implemented an inquiry to collect evidences in order to evaluate the soil porosity of three soil samples, with variable control. Afterwards, formulate explanation from evidence. The inquiry was concluded with the exchange of those evidences and justification of the results and conclusions. This interdisciplinary activity promoted in the participants the learning of scientific content related to the soils and aspects associated to the planning of experimental and investigative activities, due to its practical nature and promoter of the skills of reasoning and problem solving.
- Uma abordagem interdisciplinar à porosidade dos solos em contexto de formação de professoresPublication . Cavadas, Bento; Mestrinho, Nelson; Cunha, Juliana; Sousa, Maria Catarina; Laranjinha, RitaO solo é um recurso natural complexo e não renovável, fundamental para a manutenção dos ecossistemas e para o fornecimento de alimento, energia e fibras para os seres humanos. Neste trabalho apresenta-se uma atividade de caráter experimental e investigativo designada “A porosidade dos solos”, que possui a particularidade de proporcionar uma experiência de aprendizagem interdisciplinar entre a Matemática e as Ciências Naturais. Os participantes foram 28 estudantes de uma turma do 3.º ano da Licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação de Santarém (Portugal). Tiveram de dar resposta às seguintes questões: Qual é a porosidade de diferentes tipos de solos? Como representar quantitativamente a porosidade dos solos? Para tal, planificaram e implementaram investigações, com controlo de variáveis para recolher as evidências empíricas necessárias para avaliar a porosidade de três tipos de solos. A partir dos dados recolhidos empiricamente nas medições efetuadas, construíram e determinaram o índice de porosidade dos solos, enquanto medida da proporção de solo não ocupado por partículas sólidas. De seguida, analisaram os resultados e elaboraram conclusões e analisaram-nas criticamente para criarem explicações baseadas nas evidências recolhidas. O trabalho terminou com a comunicação dessas evidências e a justificação dos resultados e conclusões. Esta atividade interdisciplinar promoveu nos participantes a aprendizagem de conteúdo científico relacionado com os solos e de aspetos associados à planificação de atividades experimentais e investigativas, devido ao seu caráter prático e promotor das competências de raciocínio e resolução de problemas.
- Inovação no ensino da matemática e das ciências: livro de resumosPublication . Cavadas, Bento; Linhares, Elisabete; Martins, Maria Clara; Correia, Marisa; Mestrinho, Nelson; Branco, Neusa Cristina Vicente; Santos, Raquel; Colaço, SusanaO encontro “Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2022” pretendeu constituir-se como um espaço para a partilha de práticas, projetos e investigações em inovação pedagógica no ensino da Matemática e das Ciências, e tem como objetivos: - Divulgar práticas e projetos de inovação no ensino da Matemática e das Ciências; - Promover a reflexão crítica sobre estratégias de ensino-aprendizagem orientadas para a interdisciplinaridade na formação inicial e contínua de educadores e professores; - Contribuir para a reflexão sobre a flexibilidade curricular, autonomia e inovação pedagógica em Matemática e das Ciências; - Compreender as potencialidades das ferramentas digitais em contexto educativo e, em particular, no ensino da Matemática e das Ciências.
- Livro de resumos - Inovação no Ensino da Matemática e das CiênciasPublication . Cavadas, Bento (ed.lit.); Linhares, Elisabete (ed.lit.); Martins, M. Clara( ed.lit.); Correia, Marisa (ed.lit.); Mestrinho, Nelson (ed.lit.); Branco, Neusa Cristina Vicente (ed.lit.); Santos, Raquel ed.lit.); Colaço, Susana (ed.lit.); Ribeirinha, Teresa (ed.lit.)O Encontro “Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2024 (IEMC 2024)” realiza-se nos dias 15 e 16 de março de 2024 na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém (ESE-IPSantarém). Este evento científico decorre do trabalho que os docentes do Departamento de Ciências Matemáticas e Naturais da ESE-IPSantarém têm vindo a desenvolver no âmbito do projeto CreativeLab_Sci&Math. A 3.ª edição do evento centra-se na inovação em educação em matemática e ciências, decorrente de práticas interdisciplinares colaborativas, do uso de tecnologias digitais, da exploração de ambientes educativos inovadores e diferentes contextos associados à formação integral do aluno, como a educação para o desenvolvimento sustentável. Nesse evento será também promovida a reflexão sobre o futuro da formação de professores de matemática e de ciências. O encontro “Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2024” pretende constituir-se como um espaço de partilha e discussão de práticas, projetos e investigações em inovação pedagógica no ensino da Matemática e das Ciências, tendo como objetivos: • Divulgar práticas, recursos educativos e projetos de inovação, nacionais ou internacionais, no ensino presencial ou a distância da matemática ou das ciências, nos diferentes níveis de ensino; • Promover a reflexão crítica sobre abordagens educativas interdisciplinares na formação inicial e contínua de educadores e professores; • Contribuir para a reflexão sobre a flexibilidade curricular, colaboração e inovação pedagógica em matemática e ciências; • Compreender as potencialidades dos ambientes educativos inovadores no ensino da matemática e das ciências; • Discutir as implicações das inteligências artificiais no ensino da matemática e das ciências. O Encontro envolve dinâmicas diversificadas, como sessões plenárias, sessões práticas e simpósios de comunicações, prevendo-se a existência de momentos presenciais e a distância. Tem como destinatários estudantes de licenciatura e mestrado, educadores, professores, formadores de professores e outros profissionais interessados nesta temática.
- Predação no Jurássico: a utilização de pegadas de dinossauros como contexto interdisciplinar entre as ciências e a matemáticaPublication . Cavadas, Bento; Mestrinho, NelsonEste relato apresenta uma prática interdisciplinar entre as ciências e a matemática, em contexto de formação inicial de professores, nas unidades curriculares de Ciências da Terra e da Vida e Modelação Matemática, do curso de licenciatura em Educação Básica. A partir do estudo de pistas de pegadas de dinossauros simuladas no espaço exterior da instituição, as estudantes, organizadas em grupos de trabalho, realizaram uma sequência de tarefas com o objetivo de apresentar hipóteses sobre o comportamento de um dinossauro terópode (carnívoro) e de um saurópode (herbívoro) e determinar a velocidade do dinossauro terópode através da implementação de um processo de modelação matemática.
- CreativeLab_Sci&Math-CreativeLab_Sci&Math: atividades sobre exploração espacial 5-10 anosPublication . Clara Martins, Maria; Linhares, Elisabete; Cavadas, Bento; Mestrinho, Nelson; Correia, Marisa; Santos, RaquelDesde cedo, as crianças são atraídas pelo céu e o espaço, sendo o imaginário espacial largamente estimulado pelos livros e programas de televisão (Hartmann, 2011). O questionamento sobre esse assunto que grande parte das crianças desenvolve deve ser aproveitado e alimentado com atividades orientadas e estruturadas que permitam a construção de um conhecimento cientificamente correto. Os jardins de infância e as escolas têm, assim, um papel crucial na escolha de atividades estimuladoras, adequadas ao grupo etário e promotoras de pensamento reflexivo. Por essa razão, um conjunto de docentes do projeto CreativeLab_Sci&Math da Escola Superior de Educação de Santarém decidiu elaborar um conjunto de atividades, para os primeiros níveis de ensino, sobre exploração espacial e intituladas MAD Rocket. A abordagem didática proposta integra um conjunto de tarefas de acordo com o modelo de ensino dos 6E1 (Motivar, Explicar, Explorar, Elaborar, Partilhar e Avaliar). As propostas seguem, ainda, uma orientação CTEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) dado o seu carácter interdisciplinar entre as diversas áreas da Educação Pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico. A sequência didática de cada atividade enfatiza a ciência prática, a recolha, a interpretação de dados, o trabalho colaborativo e a resolução de problemas, numa perspetiva interdisciplinar.