Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 6 of 6
  • Cenário de Aprendizagem: construção de um ambiente em Minecraft
    Publication . José, Mário; Lopes, Nádia; Cavadas, Bento; Correia, Marisa
    Esta proposta corresponde a um cenário de aprendizagem elaborado no âmbito da unidade curricular “Ambientes Educativos Inovadores”, do Mestrado em Recursos Digitais em Educação. Esta atividade, de natureza interdisciplinar e adequada a um ambiente educativo inovador, promove a articulação entre as disciplinas de Ciências da Natureza, Matemática, História e Geografia de Por-tugal e Tecnologias de Informação e Comunicação. A atividade tem como des-tinatários alunos do 5º ano do 2º Ciclo do Ensino Básico e terá a duração mé-dia de duas semanas. As principais aprendizagens a desenvolver centram-se nas temáticas dos ambientes (terrestres e aquáticos) e das características do relevo, clima e vegetação. O produto final da atividade consiste numa maquete de um ambiente em Minecraft. A metodologia utilizada é Project-based Learning, em que os alunos adquirem conhecimento e habilidades decorrente da realização de uma atividade durante um período prolongado de tempo para investigar e responder a uma questão, partindo do problema: Como descreves o ambiente que observas? Será uma atividade desenvolvida em quatro ambientes educativos (Apresentar, Criar, Investigar e Interagir) e uma saída de campo. As tarefas são desenvolvi-das em grupo e pretende-se que os alunos desenvolvam competências como a pesquisa, avaliação, comunicação, trabalho em equipa, resolução de problemas e pensamento computacional. Nesta atividade os alunos irão: pesquisar acerca de ambientes inseridos na sua localidade, observando aspetos relacionados com o relevo, clima, hidrografia e vegetação; debater os resultados obtidos para um ecossistema nacional; construir em Minecraft um ambiente de Portugal atribuí-do pelo professor, sendo estas áreas protegidas de Portugal; calcular áreas ocupadas por cada espécie; e por fim, apresentar o resultado final.
  • CreativeLab_Sci&Math:teaching new ways of learning science & mathematics
    Publication . Correia, Marisa; Cavadas, Bento
    The CreativeLab_Sci&Math is a didactic initiative of the teachers of the Department of Mathematical and Natural Sciences of the Polytechnic Institute of Santarém/Higher School of Education (IPS/ESE). We are aware of the evolution and importance of educating future educators in teaching practices associated with new learning environments. So, we had developed an initiative to transform traditional labs into innovative educational environments (IEE) called CreativeLab_Sci&Math. The CreativeLab_Sci&Math is based on the following principles: Use of the 6E instructional model and Inquiry-Based Learning; Promotion of interdisciplinary activities in Mathematics and Sciences; use of innovative educational environments; Curricular integration of digital technologies.
  • CreativeLab_Sci&Math: innovative environments for learning Science & Mathematics
    Publication . Cavadas, Bento; Linhares, Elisabete; Correia, Marisa; Mestrinho, Nelson; Santos, Raquel
  • Inovação no ensino da matemática e das ciências
    Publication . Cavadas, Bento; Linhares, Elisabete; Clara Martins, Maria; Correia, Marisa; Mestrinho, Nelson; Branco, Neusa Cristina Vicente; Santos, Raquel; Colaço, Susana
    O Encontro Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências | 2019, realizado nos dias 15 e 16 de março de 2019, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, surgiu do trabalho que tem vindo a ser realizado pelos professores do Departamento de Ciências Matemáticas e Naturais da instituição. Esse trabalho originou um projeto, designado CreativeLab_Sci&Math, centrado na inovação pedagógica em Matemática e Ciências na formação de educadores e professores em Matemática e Ciências. O projeto assenta num forte trabalho colaborativo e interdisciplinar entre os professores da Escola Superior de Educação, mas também com docentes de outras instituições de ensino superior e de jardins de infância e escolas. O encontro apresentou-se como um espaço para a partilha de práticas, projetos e investigações em inovação pedagógica no ensino da Matemática e das Ciências.
  • As implicações dos ambientes educativos inovadores para as práticas dos professores
    Publication . Correia, Marisa; Cavadas, Bento
    Este trabalho apresenta um estudo acerca das perspetivas dos professores que frequentaram a unidade curricular “Ambientes Educativos Inovadores” (AEI) de um mestrado académico, sobre as características, vantagens e constrangimentos para as suas práticas associados a esses ambientes. O estudo é qualitativo, quanto ao modo de abordagem, e exploratório, quanto ao objetivo geral. O procedimento técnico usado foi um estudo de caso com sete professores. A recolha de dados foi realizada através das reflexões elaboradas pelos professores no final da unidade curricular e de uma entrevista de grupo focado semiestruturada, aplicada a quatro participantes. Os dados foram processados através de uma análise de conteúdo. Quanto às características dos AEI, os professores globalmente revelaram uma apropriação dos sete princípios de aprendizagem elencados pela OCDE (2017), embora de forma desigual. Relativamente às vantagens associadas à utilização dos AEI, foram referidas a colaboração entre professores e entre alunos, a mudança no papel do professor e do aluno, a motivação e a autonomia dos alunos. No que diz respeito aos constrangimentos, os docentes indicaram o trabalho de preparação das atividades, a colaboração com outros colegas, a gestão da sala de aula, a resistência à mudança, a construção de recursos educativos e o cumprimento do programa.
  • CreativeLab_Sci&Math | A project for higher school innovation in science and mathematics
    Publication . Cavadas, Bento; Linhares, Elisabete; Correia, Marisa; Mestrinho, Nelson; Santos, Raquel
    CreativeLab_Sci&Math ® is a project of the teachers of the Department of Mathematics and Natural Sciences of Polytechnic Institute of Santarém/School of Education. This project focuses in higher education innovation for teaching, learning and assessment in Science and Mathematics (S&M).