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- Competências e Formação dos Técnicos de Exercício Físico: Opinião dos Diretores Técnicos de GinásioPublication . Ramos, Liliana; Franco, Susana; Oliveira, Rafael; Carvalhinho, LuísO objetivo deste estudo foi conhecer a opinião dos Diretores Técnicos de ginásios relativamente às competências e formação dos Técnicos de Exercício Físico. Responderam a uma entrevista 15 Diretores Técnicos de ginásios. Foram identificadas quais as competências valorizadas pelos Diretores Técnicos aquando do recrutamento dos Técnicos de Exercício Físico, realçando-se as características pessoais e a formação. Foi também identificada a importância dos Técnicos de Exercício Físico possuírem licenciatura na área do Desporto, apesar de nem todos os Técnicos de Exercício Físico que trabalhavam nos ginásios desses Diretores Técnicos serem licenciados, tendo as razões para tal sido referidas. Verificou-se que a maioria dos Diretores Técnicos valoriza a formação contínua dos Técnicos de Exercício Físico. Foi ainda verificado que a maioria dos Diretores Técnicos não concorda com a alteração do número de créditos, introduzida pela legislação, para renovação do título de Técnico de Exercício Físico, tendo sido identificadas as razões da concordância e discordância relativamente a este aspeto.
- Translation, reliability and validity of the job satisfaction scale in a sample of portuguese fitness professionalsPublication . Ramos, Liliana; Esteves, Dulce; Vieira, Isabel; Franco, Susana; Simões, VeraThis study aimed to translate and validate the job satisfaction scale (JSS) to Portuguese fitness professionals. A total of 418 fitness professionals (210 male; 208 female) with an average age of 30.9 ± 6.5 years and a professional experience of 7.72 ± 9.1 years participated in this study. Before conducting a confirmatory factor analysis (CFA), we designed a test-retest analysis to determine reliability. Cronbach’s alpha demonstrated satisfactory internal consistency (.96), which revealed a high degree of temporal reliability. The confirmatory analyses supported a unidimensional model (1 factor/16 item) of the JSS in terms of model adequacy coefficients. In conclusion, we found that the measurement model (1 factor/16 items) of the translation and validation of the JSS for Portuguese fitness professionals had highly acceptable psychometric properties and can be used in future to access their job satisfaction.
- MatematicAtiva : aprender matemática de forma ativa atividade física e jogos lúdicos para conteúdos de matemática do 2.º ano - 1.ºcicloPublication . Ramos, Liliana; Simões, Vera; Franco, SusanaSão inúmeras as evidências científicas que demonstram que a prática de atividade física (AF) está associada a benefícios para a saúde e é reconhecida como um importante determinante do bem-estar físico e psicossocial das crianças. Contudo, atendendo às alterações, significativas, que os ambientes e contextos do quotidiano, da nossa sociedade, têm sofrido nos últimos anos, têm-se vindo a verificar níveis insuficientes de prática de AF, sobretudo, nas crianças, levando a problemas de saúde pública como por exemplo o excesso de peso e a obesidade infantil. Note-se que a obesidade infantil está no topo da agenda política da Organização Mundial da Saúde (OMS) e é considerada uma grave condição de saúde pública, em todo o mundo. Atentas a esta questão, várias entidades mundiais emanaram diversas orientações com o intuito de aumentar os níveis de prática de AF nas crianças. A OMS desenvolveu uma estratégia europeia de AF, que refere as escolas como um importante cenário-chave para implementar projetos de AF para aumentar os níveis de AF em crianças. Tendo em conta que as crianças e jovens passam a maior parte do dia na escola, este é o local ideal para implementar programas de AF que promovam uma vida ativa e saudável.
- Desenvolvimento, validação e aplicação piloto do sistema de observação da instrução do instrutor de fitness em aulas de grupo de Pilates (SOIIF-PILATES)Publication . Luís, Telma; Simões, Vera; Ramos, Liliana; Franco, SusanaConsiderando as especificidades e princípios do método Pilates, o presente estudo tem como objetivo desenvolver e validar um sistema de observação que permita observar os comportamentos de instrução dos técnicos de exercício físico na atividade de Pilates, (SOIIF-PILATES), a partir da adaptação de um instrumento já existente. Após diversos procedimentos metodológicos para testar a funcionalidade do instrumento, o SOIIF-PILATES demonstrou apresentar validade e fiabilidade, sendo constituído por 2 dois critérios/dimensões (momento e conteúdo) e 15 categorias. Foi também realizada uma aplicação piloto do instrumento numa amostra de 15 técnicos de exercício físico na atividade de Pilates que permitiu caracterizar a sua intervenção assim como compará-la relativamente às fases da aula (aquecimento, parte fundamental e relaxamento/alongamento) e do exercício (antes, durante e após o exercício). Os resultados do estudo piloto demonstraram que a maioria das categorias referidas pelos técnicos de exercício físico estão de acordo com os princípios da modalidade de Pilates, o que pode justificar a sua elevada utilização. Foram encontradas diferenças no total da instrução nas diferentes fases da aula e entre as diferentes fases da aula e do exercício.
- Desenvolvimento e validação do sistema de observação do clima de aula em aulas de grupo de fitness – aplicação piloto em idososPublication . Dias, Isabel; Franco, Susana; Ramos, Liliana; Simões, VeraO presente estudo teve como principal objetivo desenvolver e validar um Sistema de Observação do Clima de Aula em Aulas de Grupo de Fitness (SOCA-AGF) bem como realizar uma aplicação piloto do mesmo. Participaram no estudo 6 instrutoras de 2 atividades (hidroginástica e localizada), em população idosa, para testar a funcionalidade do instrumento. Verificou-se que o SOCA-AGF, constituído por 2 dimensões, 36 categorias e 8 subcategorias, apresentou fiabilidade e validade. Os resultados obtidos indicam que o comportamento observável dos instrutores de fitness, em aulas de grupo, poderá ser codificado recorrendo a este instrumento. Concluiu-se que o SOCA-AGF regista aspetos fundamentais do comportamento dos instrutores de fitness que influencia o clima em aulas de grupo e, como tal, poderá ser utilizado para estudar aspetos relevantes no âmbito do comportamento que influencia o clima de aula em diferentes atividades de grupo, no contexto do fitness, e em diferentes tipos de população.
- Fitness professionals: narrative review.Publication . Ramos, Liliana; Esteves, Dulce; Franco, Susana; Vieira, Isabel; Simões, VeraThe increasing number of fitness professionals is one of the results associated with the growth of this industry. Understanding the sociodemographic characteristics and different variables related to the intervention of fitness professionals in Portugal will increase the knowledge about this work activity and can also contribute to the improvement of their working and living conditions. This study aims to carry out a narrative review in order to identify the main characteristics of fitness professionals. This identification will allow the building of the conceptual bases necessary for the construction of an instrument that will help to characterize these professionals. The research obtained seven results, three of them reports and four descriptive studies. Most of the characterization variables of fitness professionals refer to age, gender, place of residence and qualifications regarding sociodemographic aspects. Regarding aspects related to the profession, the professionals were characterized mainly in terms of hours of work, salary and the functions performed. Based on the results, the main characteristics were identified and allow us to propose a new evaluation instrument: a questionnaire that will characterize fitness professionals in Portugal - “VIDAPROFIT”.
- Tendências do Fitness em Portugal para 2021Publication . Franco, Susana; Santos-Rocha, Rita; Ramalho, Fátima; Simões, Vera; Isabel, Vieira; Ramos, LilianaEl Colegio Americano de Medicina Deportiva (ACSM) publica anualmente un estudio que identifica las tendencias mundiales de fitness para el próximo año. El presente estudio reproduce la metodología del estudio de las tendencias del ACSM y pretende caracterizar las tendencias del fitness en Portugal para 2021 según profesionales y estudiantes bien como de practicantes del sector, comparando los resultados con estudios a nivel mundial, europeo y español. Además de la caracterización, se compararon las tendencias entre practicantes y profesionales/estudiantes, y en esta entre géneros, si ejercer o no funciones como profesional y tener el título de Técnico en Ejercicio Físico (TEF), Director Técnico (DT) o no tener título. En este estudio participaron 300 profesionales/estudiantes y 85 practicantes, qué respondieron a un cuestionario online diseñado para tal fin. Los resultados de los profesionales/estudiantes mostraron que las principales tendencias se refieren a licencias (títulos) para profesionales de fitness, empleo de profesionales de fitness certificados, entrenamiento personal, ejercicio para bajar de peso y estilo de vida saludable y cambio de comportamiento. Portugal tiende a estar más en línea con las tendencias europeas que con las mundiales. En la comparación entre profesionales y practicantes hay diferencias en 4 de 42 tendencias. En cuanto al género, se identificaron diferencias significativas en 20 de las 42 tendencias. Comparando los profesionales que realizaban funciones con los que no, se encontraron diferencias en 7 de las 42 tendencias, mientras que entre los títulos profesionales de TEF, DT o sin título profesional se encontraron diferencias en 9 de las 42 tendencias.