Loading...
13 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 13
- Protecção integrada em tomate de indústriaPublication . Figueiredo, E.; Godinho, Maria; Mateus, C.; Stilweell, S.; Mexia, A.; Amaro, F.O Projecto Agro 189 –“ Protecção Integrada em Tomate de Indústria” visou o desenvolvimento de uma tecnologia de protecção integrada para o combate aos principais inimigos desta cultura. Um dos objectivos foi a definição de técnicas estimativas do risco que permite fundamentar a tomada de decisão. Os trabalhos foram desenvolvidos durante três anos, em campos de agricultores, tendo- se avaliado a robustez dos métodos de amostragem definidos e a eficácia dos meios de protecção utilizados. Apresentam-se sumariamente, os resultados finais do projecto relativos à estimativa do risco, para o Ribatejo e Península de Setúbal, para três inimigos chave: lagarta do tomate, míldio e TSWV, com base em contagem de ovos, modelo de previsão e mapeamento de zonas de risco, respectivamente.
- Apoio à decisão para a proteção integrada no combate a Tuta absoluta em tomate hortoindustrialPublication . Valério, Elsa; Godinho, Maria; Nunes, A.P.; Silva, E.B.; Figueiredo, E.; Sousa, A.; Silva, J.R.A traça-do-tomateiro é atualmente uma praga-chave do tomate para indústria, na região do Ribatejo. A sua presença foi detectada em 2010, tendo causado prejuízos significativos na campanha de 2011. O objetivo deste projeto é criar ferramentas para a tomada de decisão no âmbito da proteção desta cultura contra esta praga. Durante o ano de 2013, procedeu-se à monitorização semanal de adultos de T. absoluta com recurso a armadilhas com feromona sexual, e à observação visual em 25 a 50 plantas, de acordo com o estado fenológico da cultura. O material entomológico foram analisadas, posteriormente, em laboratório para deteção de parasitismo. Além de avaliar a intensidade de ataque, identificaram-se fatores de risco prévio, para construção de mapas de risco de apoio à tomada de decisão para a limitação da praga como culturas vizinhas e respetivas datas de colheita. Os dados preliminares não apresentaram uma correlação entre o número de machos adultos capturados e o número de larvas presentes na cultura, pelo que a estimativa de risco baseada apenas na contagem de machos adultos não parece ser suficiente para a tomada de decisão. Verificaram-se dificuldades no combate à praga devido a razões de ordem estrutural (e.g. posse da terra, hospedeiros alternativos na vizinhança) e a lacunas no conhecimento da sua bioecologia.
- A formação em proteção das plantas no Ensino Superior Politécnico em PortugalPublication . Godinho, Maria; Costa, C.A.; Pereira, M.A análise da situação atual do ensino e aprendizagem na área da proteção das plantas e proteção integrada no Ensino Superior Politécnico constitui grande interesse considerando a estratégia temática europeia sobre o uso sustentável dos pesticidas. O enriquecimento destas matérias nos curricula dos cursos de Licenciatura na área das Ciências Agrárias do Ensino Superior Politécnico e as novas apostas na formação, nomeadamente os Cursos de Especialização Tecnológica e, mais recentemente, os Cursos Técnicos Superiores Profissionais pode permitir complementar e enriquecer a formação dos diplomados que optam por seguir estes percursos académicos. A adaptação dos cursos de Licenciatura à proposta de “Bolonha” impôs a diminuição do tempo de trabalho, traduzido num menor número de unidades curriculares ministradas nas licenciaturas, com prejuízo em algumas áreas temáticas. Em trabalhos anteriores, comprovou-se que os conteúdos relacionados com o estudo dos inimigos das culturas e meios de proteção representam, agora, menor tempo no conjunto das matérias, sendo que o ensino da fitofarmacologia está especialmente limitado. Por outro lado, a necessidade de melhoria e alargamento desta formação, presente na Lei e traduzida no Plano de Ação Nacional para o Uso Sustentável dos Pesticidas, que significará melhores práticas agronómicas através do cumprimento dos princípios da proteção integrada, deverá ser assegurada. Para isso, há que analisar as várias opções de formação, quer isoladamente quer como complemento aos graus de licenciatura e novas formações propostas. No presente trabalho analisam-se as soluções formativas no actual enquadramento educativo para o Ensino Superior, bem como para o reconhecimento profissional na área da proteção das plantas e dos sistemas de produção sustentáveis. Reforçase o papel destas instituições a nível regional, como centros de excelência de conhecimento e de transferência de tecnologias, fundamentais ao desenvolvimento sustentado das regiões.
- Indicadores do uso sustentável de pesticidas: Onde está a dificuldade?Publication . Costa, C. A.; Godinho, MariaAs políticas agrícolas adoptadas na União Europeia e em Portugal têm integrado preocupações ambientais e de saúde pública. A necessidade de avaliar os seus efeitos incorporou a intenção de estabelecer indicadores ambientais nos instrumentos legislativos em vigor para os monitorizar. Em Portugal, diversas entidades têm procurado monitorizar estes efeitos, nomeadamente o uso dos pesticidas, como a Agência Portuguesa do Ambiente (Sistema de Indicadores de Desenvolvimento Sustentável) ou o Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (Sistema Integrado de Gestão e Controlo). Nos indicadores disponibilizados nada se refere relativamente ao consumo de pesticidas nem a qualquer outro indicador ambiental, como qualidade do solo ou biodiversidade. Todavia, a partir dos registos ao nível do agricultor (cadernos de campo, etc.), recenseamentos e inquéritos, e actividades de investigação e experimentação, poder-se-ia criar um mecanismo simples e expedito que permitisse monitorizar o uso de pesticidas e seus efeitos no ambiente. Será assim tão difícil?...Agroenvironmental policies adopted in the European Union and in Portugal consider environment and human health a major issue. The evaluation of policy effects based on a framework of environmental indicators is referred on multiple legislative documents. In Portugal, several public and private organisms, tried to monitor the agricultural impacts, namely, those related to pesticide use. There isn’t available information related to pesticide consume (the available indicators are based on sales), or to any other environment effect due to pesticide use, as soil quality or biodiversity loss, that would allow an effective assess of impacts caused by agricultural activities. However, farmers, technical and certification organizations, research teams, public services collect systematically information that will be of major help for the establishment of a national indicators framework, that might assess the impacts of pesticide use and risks. Is it so difficult?
- Guia prático : para (re)conhecer pragas e meios de protecçãoPublication . Valério, E.; Figueiredo, E.; Godinho, Maria; Alexandre, Paulo; Santos, JoãoEste trabalho é um instrumento para capacitação numa área que se quer cada vez mais integrada nos itinerários técnicos das culturas: a proteção das culturas com meios alternativos aos pesticidas. O que se pretende é maior conança na qualidade dos alimentos e garantia de preservação dos recursos usados, em particular solo e água. A sociedade manifesta grande preocupação, o que condiciona os modos de produção. Quer-se mais responsabilidade no uso dos fatores de produção e mais conhecimento sobre os mecanismos de regulação natural para sua substituição. O uso destes fatores, muitas vezes revela-se prejudicial para a saúde, ambiente a até por vezes na produtividade. Assumem particular importância a biodiversidade funcional e outras medidas de proteção de caráter indireto, como as opções culturais na fertilização,rega e diversidade cultural. Meios de proteção diretos, alternativos à proteção química como confusão sexual, captura em massa, esterilização de insetos,técnicas de atração-repulsão e atração e morte estão disponíveis e devem ser integrados nos planos de proteção. Este Guia pretende apoiar, com informação organizada de forma simples, a proteção das culturas relativamente às principais pragas chave que em Portugal são responsáveis por prejuízos e que exigem estratégias inteligentes de proteção em culturas hortícolas e fruteiras.
- Development of a Tomato spotted wilt virus (TSWV) risk evaluation methodology for a processing tomato regionPublication . Mateus, C.; Pequito, A.; Teixeira, S.; Godinho, Maria; Figueiredo, E.; Amaro, F.; Lacasa, A.; Mexia, A.A risk map for the Tomato spotted wilt virus (TSWV) was elaborated for the main Portuguese processing tomato producing region, the "Ribatejo e Península de Setúbal" region, where periodically this virus causes severe losses. Forty nine tomato fields were monitored. Risk factors for TSWV infection were identified and quantified according to their relative importance in TSWV incidence. The risk factors considered for each field were: (1) presence of TSWV in the crop plants; (2) presence of TSWV in weeds which are hosts of TSWV vectors; (3) presence of TSWV vector thrips; (4) presence of TSWV host crops previously (in the two years before), namely, tomato, potato and sweet pepper; (5) presence of greenhouses, urban areas or TSWV host crops next to the field (up to about 100m from its borders). A risk estimator was calculated for each field. Among the thrips (Thysanoptera) identified, belonging to 11 genera, four vector thrips species were detected: Frankliniella occidentalis (Pergande) and Thrips tabaci Lindman, the two most abundant ones, and F. intonsa (Trybom) and F. schultzei (Trybom). Blue sticky traps placed up to about 75 cm above the crop canopy caught F. occidentalis and T. tabaci more efficiently than the beating technique. The weeds Datura stramonium L., Arctotheca calendula (L.), and Conyza bonariensis (L.) were identified as TSWV winter repositories. This study proposes a methodology to be used by field technicians for the annual evaluation of TSWV risk at a regional level, for an improved planning of processing tomato crop in the following season.
- Protecção biológica de conservação e gestão de largadas de auxiliaresPublication . Figueiredo, E.; Martins, J.; Godinho, Maria; Mateus, C.; Valério, E.; Silva, E. B.; Silva, R.; Gago, João; Seabra, S.; Rebelo, M.; Mexia, A.Os complexos de espécies de parasitóides e predadores que limitam as populações das principais pragas de culturas hortícolas protegidas, mosquinhas brancas, larvas mineiras, lagartas, afídeos e tripes, têm vindo a ser estudados na região Oeste desde há mais de 25 anos. A riqueza específica encontrada nestes complexos é elevada. Algumas das espécies identificadas são comercializadas para largadas. Estas largadas podem afectar as populações dos agentes de luta biológica presentes nas culturas, ao nível da composição específica dos complexos, da abundância populacional de cada espécie e na proporção relativa dos vários genótipos presentes nas populações. Está a decorrer uma operação/projecto ProDeR, medida 4.1, promovida por duas empresas agrícolas e três instituições de ensino superior público, que pretende definir regras de actuação no combate às pragas destas culturas face à intensidade de ataque observada e aos auxiliares autóctones presentes e sua abundância, com o objectivo de definir regras para eventuais tratamentos biológicos e analisar as consequências destes, de forma a melhor adequar as estratégias de protecção a adoptar.-------The species complexes of parasitoids and predators which control populations of the main pests of vegetable protected crops have been studied for the last 25 years in the Oeste region. Species richness found in the complexes which prey or parasitize the main pests found in these crops, such as whiteflies, leafminers, caterpillars, aphids and thrips is high. Some of the identified species are commercialized for biological control releases. These releases can affect populations of the naturally occurring biological control agents, regarding species composition of the complexes, species abundance and representativeness of the genotypes present in the populations. A ProDeR - measure 4.1 operation/project promoted by two enterprises and three higher education institutions is ongoing. The aim of this project is to define decision rules to control pests of protected crops taking into account pest attack severity, beneficial arthropod species present and their abundance, and through this to define rules for eventual commercial releases of beneficial arthropods and to analyse their consequences. This will lead to the adoption of more adequate plant protection control measures.
- Novas ferramentas de apoio na limitação da praga Tuta absoluta na cultura de tomate para indústriaPublication . Valério, E.; Nunes, A. P.; Godinho, Maria; Figueiredo, E.; Silva, J. R.; Sousa, A.traça do tomateiro, Tuta absoluta, é, atualmente, praga-chave de tomate para indústria, no Ribatejo. Detetou-se a sua presença nesta cultura em 2010, tendo causado prejuízos significativos na campanha de 2011. Durante o ano 2013 efetuaram-se, semanalmente, monitorização de adultos com armadilhas com feromona sexual e observações visuais em 25 a 50 plantas, de acordo com o estado fenológico da cultura. Efetuaram-se colheitas de amostras de material entomológico que foram analisadas em laboratório. Além do acompanhamento técnico no campo, identificaram-se factores de risco prévio, base para a construção de mapas de risco para apoio à tomada de decisão. Este trabalho foi realizado no âmbito do “Protomate" - Desenvolvimento de uma nova ferramenta de apoio à gestão da cultura do tomate para garantia da qualidade do produto final”, financiado pela medida 4.1 do programa Proder, Cooperação para a Inovação que tem como objetivo central contribuir para o cumprimento das metas que envolvem compromissos europeus e conta com um conjunto de entidades e técnicos. Desta rede de trabalho resulta um diálogo permanente e partilha de conhecimento, resultados e experiência, em tempo útil. É formada pelo COTHN, ESAS/IPS, ISA/UL, UE, FNOP e Agromais. Participam ainda 15 organizações de produtores com o envolvimento de 18 técnicos, a Sugalidal e Italagro que representam a indústria, e a empresa Lusosem.-----Tomato moth, Tuta absoluta, is presently an important pest on processing tomato crop in the Ribatejo region. This species was detected in 2010 In this crop and caused significant losses in 2011. The goal of this project is to develop decision-making tools to improve crop protection. During 2013, monitoring of the adults with sexual pheromone traps and the incidence on sampled plants, according to the crop phonologic stage was carried out weekly. Samples of entomological material were analysed in the laboratory to detect parasitism. In addition to this technical monitoring in the field, risk factors have been identified in order to build risk maps for decision-making support. This work was developed by “Protomate" - Desenvolvimento de uma nova ferramenta de apoio à gestão da cultura do tomate para garantia da qualidade do produto final” with financial support of the Proder program that aims to contribute to the accomplishment of the central goals involving European commitments. This network allows a constant sharing of knowledge, experience, and results in a timely manner. It is organised by COTHN, ESAS/IPS, ISA/UL, UE, FNOP and Agromais. Additionally, 15 growers' groups with 18 technicians, Sugalidal and Italagro, representing the processing industry, and the company Lusosem.
- Integrated pest management in Portugal: from policies to practicesPublication . Costa1, C. A.; Godinho, Maria; Santos, J.L.; Mexia, A.; Amaro, P.Integrated pest management is an ecosystem approach to crop protection that combines different control methods to reduce pesticide use and to obtain safe food products with lower environmental impact. It has increased in Europe and since 2014, it is mandatory for farmers as a basis for their crop protection strategy. Using the Portuguese context as a case study, the evolution of integrated pest management adoption is analyzed. Country statistics and survey-based data are used to highlight technical differences among farmers, their motivations and attitudes that give rise to environmental benefits and food safety. A survey was applied to vineyards and apple and pear orchards in integrated pest management and in organic and conventional farming. The collected data were related with farmer profile, farm description, farmers’ motivations towards sustainable farming practices, technical itinerary and practices related to pesticide use. A total of 177 questionnaires were applied. Integrated pest management farmers are motivated to adopt biological, biotechnical and cultural solution, even if more expensive, and to give up toxic pesticides, to reduce agricultural impacts, while producing healthier and safer products. Practices that affect crop protection and soil conservation varied between agricultural systems, and can be used as lessons to improve their quality.
- Rastreio de Alternaria spp. em sementes de brócoloPublication . Agostinho, Cátia; Diogo, E.; Godinho, Maria; Pinto, AnaA cultura do brócolo é das culturas hortícolas com maior expressão em Portugal sendo utilizada para a transformação industrial ou para consumo em fresco. No Ribatejo, tem-se observado a expansão do fungo Alternaria spp., o que poderá vir a comprometer a cultura em determinados locais. Pretendeu-se com este trabalho realizar o rastreio do fungo Alternaria brassicicola e Alternaria brassicaea em três lotes de sementes de brócolo. Foram feitas análises laboratoriais e observações da presença do fungo ao longo do desenvolvimento da semente. Determinou-se a quantidade de sementes infetadas por este fungo, obtendo resultados pouco significativos (duas sementes infetadas em 2400 sementes testadas).