Browsing by Issue Date, starting with "2016-07"
Now showing 1 - 10 of 13
Results Per Page
Sort Options
- Apoio à decisão para a proteção integrada no combate a Tuta absoluta em tomate hortoindustrialPublication . Valério, Elsa; Godinho, Maria; Nunes, A.P.; Silva, E.B.; Figueiredo, E.; Sousa, A.; Silva, J.R.A traça-do-tomateiro é atualmente uma praga-chave do tomate para indústria, na região do Ribatejo. A sua presença foi detectada em 2010, tendo causado prejuízos significativos na campanha de 2011. O objetivo deste projeto é criar ferramentas para a tomada de decisão no âmbito da proteção desta cultura contra esta praga. Durante o ano de 2013, procedeu-se à monitorização semanal de adultos de T. absoluta com recurso a armadilhas com feromona sexual, e à observação visual em 25 a 50 plantas, de acordo com o estado fenológico da cultura. O material entomológico foram analisadas, posteriormente, em laboratório para deteção de parasitismo. Além de avaliar a intensidade de ataque, identificaram-se fatores de risco prévio, para construção de mapas de risco de apoio à tomada de decisão para a limitação da praga como culturas vizinhas e respetivas datas de colheita. Os dados preliminares não apresentaram uma correlação entre o número de machos adultos capturados e o número de larvas presentes na cultura, pelo que a estimativa de risco baseada apenas na contagem de machos adultos não parece ser suficiente para a tomada de decisão. Verificaram-se dificuldades no combate à praga devido a razões de ordem estrutural (e.g. posse da terra, hospedeiros alternativos na vizinhança) e a lacunas no conhecimento da sua bioecologia.
- CAR-FPN: valiações e controloPublication . Santos, Susana Filipa Fontes; Louro, HugoO presente relatório visa descrever as atividades elaboradas e desenvolvidas no âmbito do Estágio em Desporto – Especialização em Treino Desportivo, do Instituto Politécnico de Santarém – Escola Superior de Desporto de Rio Maior, realizado no Centro de Estágios e Formação Desportiva, em Rio Maior, pela Federação Portuguesa de Natação. A estruturação deste relatório baseia-se nas linhas orientadoras que regulam o estágio, que expõem detalhadamente todo o procedimento, de forma a caracterizar o contexto de integração dos treinadores estagiários a nível metodológico e controlo de treino. Neste trabalho, expusemos também a nossa reflexão acerca da teoria e metodologia do treino em natação. Tratou-se de uma época desportiva dividida em três macrociclos, desenvolvida com a equipa residente dos nadadores no centro de estágios e formação desportiva em Rio Maior, contando assim com nove nadadores. Deste modo, este estágio representa uma das etapas na formação de um futuro treinador, na área de natação, consolidado pela supervisão de professores orientadores habilitados, bem como orientadores treinadores especializados com uma grande prática de metodologia de treino, permitindo assim o desenvolvimento e a aquisição de várias competências necessárias nesta área de desempenho.
- O papel do brincar na aprendizagem em educação de Infância - reflexão a partir de um estudo sobre a construção de teorias práticas pessoais dos educadoresPublication . Luís, Helena; Roldão, Maria do CéuPretendemos refletir sobre o papel do brincar na aprendizagem - central para a formação dos profissisonais da educação de infância - a partir de alguns resultados preliminares de um estudo centrado nas teorias praticas de educadores de infãncia em duas fases do desenvolvimento profssional. A partir de um estudo qualitativo de pequena escala analisaremos como esta temática está presente e influencia a construção das teorias práticas pessoais dos educadores. A centralidade do tema na formação inicial e continua dos educadores de infância será discutida. Defendemos que apesar dos educadores e teóricos da educação de infância afirmarem frequentemente que a atividade principal da criança – o brincar - é a sua forma principal de aprendizagem, partilhamos com Dahlberg, Moss e Pence (1999) o argumento de que “aprender através do brincar” não tem tido equivalência no “ensinar através do brincar”. Neste sentido surge como urgente encontrar estratégias para auxiliar o educador a encontrar potencial no “ensino” mais eficaz mas que está orientado e centrado na criança e no potencial para a sua aprendizagem através do brincar.
- Ensino de física e química na formação de professores: uma experiência em regime b-learningPublication . Correia, MarisaA crescente aposta no ensino superior de práticas pedagógicas com recurso ao b-learning deve-se à ideia comumente aceite, proveniente da investigação, que este tipo de abordagem potencia o interesse, a motivação e a aprendizagem dos estudantes. Com efeito, inúmeros estudos têm revelado que estes ambientes de aprendizagem promovem a interação professor-estudante, a autonomia e permitem ao estudante gerir melhor o seu tempo e espaços de trabalho, proporcionando momentos de debate e colaboração. Com base nestes pressupostos, realizou-se uma experiência de inovação pedagógica na formação inicial de professores, envolvendo a criação de um ambiente de aprendizagem virtual como complemento ao ensino presencial, no âmbito da unidade curricular (UC) de Ciências Físicas e Químicas, que integra o 1.º ano do plano de estudos do Curso de Licenciatura em Educação Básica.
- Uso sustentável dos pesticidas em tomate hortoindustrial: inovação e transferência tecnológica no combate à traça-do-tomateiroPublication . Valério, Elsa; Pinto, M.A cultura de tomate para indústria é prioritária no âmbito do uso sustentável dos pesticidas pela importância económica e grande expressão dos inimigos que impõem regulares intervenções com produtos fitofarmacêuticos. No âmbito desta temática, importa desenvolver tecnologias para melhoria da tomada de decisão com base em regras bem definidas e incorporação de conhecimento e tecnologias. O “Protomate" - Desenvolvimento de uma nova ferramenta de apoio à gestão da cultura do tomate para garantia da qualidade do produto final” tem como objetivo central contribuir para o cumprimento das metas que envolvem compromissos europeus e conta com um conjunto de entidades e técnicos. Está a ser executado com base numa rede de trabalho que permite um diálogo permanente com partilha de conhecimento, resultados e experiência, em tempo útil, formada pelo COTHN, ESAS/IPS, ISA/UL, UE, FNOP e Agromais. Participam ainda 15 organizações de produtores com 18 técnicos, a Sugalidal e Italagro que representam a indústria, e a empresa Lusosem. Apresenta-se a metodologia de trabalho que a permitiu pôr em prática como exemplo de desenvolvimento experimental e transferência tecnológica.
- Planeamento, intervenção e análise numa equipa de futebol feminino - estudo dos cantos defensivosPublication . Almeida, Rita Monteiro; Loureiro, NunoEste documento foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Estágio, do Mestrado em Desporto - Especialização em Treino Desportivo, visando a apresentação do percurso formativo pessoal que foi desenvolvido durante o ano letivo 2014/15, enquanto treinadora adjunta/estagiária da equipa sénior feminina do Clube Atlético Ouriense. Também foram exercidas funções, como treinadora adjunta, na equipa de Juvenis do clube (Ouriense), ajudando no processo de treino e competição, até ao mês de Março. No mês de Janeiro, surgiu a oportunidade de colaborar com a Associação de Futebol de Santarém, para a preparação da Seleção Distrital Feminina, no Torneio de Inter Associações 2015, como Selecionadora Distrital, de futebol de 7. O objetivo principal deste documento assenta em explicar o trabalho realizado durante a época, na equipa Sénior feminina. Secundariamente a isso, explicar de forma breve o trabalho realizado também na Associação de Futebol de Santarém e por fim, apresentar o estudo de investigação, referentes aos Cantos Defensivos, focando um conjunto de variáveis que podem ocorrer durante esta situação (posicionamento defensivo, duração do canto, etc,...). Este estudo foi realizado com o auxílio de um instrumento de observação específico, composto por um campograma válido (Loureiro, 2014) e um sistema de categorias para a observação de 6 jogos oficiais, com as mesmas 3 equipas (duas voltas), na recolha de sequências e variáveis dos cantos defensivos. Já na apresentação do Estágio propriamente dito, será elaborado um dossier de Estágio, com toda a informação da época desportiva (treinos, atletas, jogos, etc…). Os resultados do estudo demonstram que na 2ª volta a equipa do C.A. Ouriense obteve maior sucesso nos Cantos Defensivos, quando comparado com a da 1ª volta. Assim, pode-se concluir que, quando comparado os resultados da 1ª volta com a 2ª volta, nota-se que a equipa analisada conseguiu uma melhoria significativa, pois impediu mais vezes a finalização das equipas adversárias, o que pode se comprovar num sucesso do processo de treino contínuo que foi efetuado.
- Estudos de aplicação e avaliação do PEBEPSI-A© - Programa de promoção do bem-estarPublication . Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandre; Dias, J.H.; Viegas, L. H.; Cavadas, BentoPara e Pourtois e Desmet (1999), Fernandes (2000) e Seligman (2015) devem-se considerar as emoções como um importante contributo para o processo de ensino e aprendizagem e ainda incluir a dimensão emocional na meta curricular a atingir pelos alunos para o bem-estar holístico numa escola saudável. Nessa linha de pensamento, neste póster apresentam-se os estudos de aplicação do PEBEPSI-A (Programa de Promoção de Bem-estar em Idade Escolar - Adolescência) que assume na sua construção pedagógica e num recorte específico os módulos: Auto-Conceito(s); AutoEstima; Bem-estar Intrapessoal, Bem-estar Interpessoal, Auto-Regulação; Otimismo; Motivação; Sucesso Académico; Auto-Eficácia; Suporte Social, eixos da cognição e da afetividade. O PEBEPSI-A visa promover a qualidade de vida e o sucesso nas aprendizagens dos adolescentes, estimulando a reflexão e a mudança de atitudes necessárias à aquisição e à otimização de competências pessoais e relacionais.
- As reuniões de pais : a perspetiva dos pais e professores do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Rodrigues, Sara Travassos; Marques, RamiroA questão problema “As reuniões de pais: qual a perspetiva dos pais e dos professores do 1.º ciclo do Ensino Básico?” surgiu durante a prática profissional realizada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e foi o ponto de partida para a realização do presente Relatório Final. Este relatório tem como objetivo refletir sobre a importância da comunicação entre os professores e os pais, compreender e analisar a preparação e condução das reuniões de pais, assim como a influência da família no desempenho escolar da criança. Na primeira parte deste relatório, apresento uma breve contextualização dos níveis de ensino em que estagiei – Creche, Pré- Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório foi desenvolvido numa perspetiva de desenvolvimento pessoal e profissional. Por isso, revela uma postura crítica e reflexiva em relação à prática educativa. Na segunda parte, é apresentado o trabalho de investigação acerca da problemática em questão, não esquecendo que tanto pais como professores dão grande relevância às reuniões de pais. É através destas que se estabelece o diálogo entre a escola e a família, que facilita a integração do aluno na escola e reforça as suas aprendizagens. Para finalizar o presente relatório, é feita uma análise aos inquéritos aplicados aos encarregados de educação e às entrevistas semiestruturadas efetuadas aos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
- A promoção do pensamento crítico e as atividades experimentais nas aulas de Ciências naturais do 2º CEBPublication . Roda, Sónia Márcia Dias da Silva Condez; Linhares, ElisabeteO presente Relatório de Estágio integra uma primeira parte onde se relata, de forma reflexiva, o percurso vivenciado durante a Prática de Ensino Supervisionada em 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). A segunda parte consiste numa pesquisa sobre a própria prática profissional, em que se implementaram atividades experimentais estruturadas para promoverem o Pensamento Crítico (PC) de um grupo de alunos do 5.º ano. Com este estudo, pretendeu-se compreender qual a influência das atividades experimentais, implementadas nas aulas de Ciências Naturais, no desenvolvimento de capacidades de pensamento crítico em alunos do 2º CEB. Para isso, aplicou-se o Teste de Pensamento Crítico de Cornell (Nível X) antes do desenvolvimento das atividades experimentais e após essa intervenção, comparando posteriormente os resultados. Analisaram-se, ainda, as capacidades de pensamento crítico atingidas pelos alunos com as experiências. Os resultados sugerem que as atividades realizadas contribuíram para melhorar o nível de pensamento crítico dos alunos.
- A leitura e a escrita segundo os princípios do modelo do Movimento da Escola Moderna e do modelo João de DeusPublication . Abreu, Cátia Raquel; Cardona, Maria JoãoO presente relatório reflete as etapas do caminho percorrido ao longo de três semestres, no âmbito das Práticas de Ensino Supervisionadas do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Estas possibilitaram momentos de aprendizagem e foram a base para o desenvolvimento da pesquisa que escolhi realizar. Esta pesquisa é apresentada numa outra parte do relatório e incidiu no estudo sobre os princípios do modelo do Movimento da Escola Moderna e do modelo João de Deus. Para além da pesquisa aprofundada sobre o tema, foram realizadas entrevistas, a 12 profissionais de educação. 3 educadoras e 3 professores que praticam o Movimento da Escola Moderna e 3 educadoras e 3 professoras dos Jardins-Escolas João de Deus. Os resultados obtidos sugerem que os modelos estudados têm subjacente princípios orientadores diferenciados. São ambos modelos eficazes, de acordo com o que dizem o/as docentes participantes, mas que se regem por pontos de partida diferentes para chegar à mesma finalidade: ensinar a criança a aprender a ler e a escrever.