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Authors
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Abstract(s)
A análise da situação atual do ensino e aprendizagem na área da proteção das
plantas e proteção integrada no Ensino Superior Politécnico constitui grande
interesse considerando a estratégia temática europeia sobre o uso sustentável dos
pesticidas. O enriquecimento destas matérias nos curricula dos cursos de
Licenciatura na área das Ciências Agrárias do Ensino Superior Politécnico e as novas
apostas na formação, nomeadamente os Cursos de Especialização Tecnológica e,
mais recentemente, os Cursos Técnicos Superiores Profissionais pode permitir
complementar e enriquecer a formação dos diplomados que optam por seguir
estes percursos académicos.
A adaptação dos cursos de Licenciatura à proposta de “Bolonha” impôs a
diminuição do tempo de trabalho, traduzido num menor número de unidades
curriculares ministradas nas licenciaturas, com prejuízo em algumas áreas
temáticas. Em trabalhos anteriores, comprovou-se que os conteúdos relacionados
com o estudo dos inimigos das culturas e meios de proteção representam, agora,
menor tempo no conjunto das matérias, sendo que o ensino da fitofarmacologia
está especialmente limitado.
Por outro lado, a necessidade de melhoria e alargamento desta formação, presente
na Lei e traduzida no Plano de Ação Nacional para o Uso Sustentável dos Pesticidas,
que significará melhores práticas agronómicas através do cumprimento dos
princípios da proteção integrada, deverá ser assegurada. Para isso, há que analisar
as várias opções de formação, quer isoladamente quer como complemento aos
graus de licenciatura e novas formações propostas.
No presente trabalho analisam-se as soluções formativas no actual enquadramento
educativo para o Ensino Superior, bem como para o reconhecimento profissional
na área da proteção das plantas e dos sistemas de produção sustentáveis. Reforçase
o papel destas instituições a nível regional, como centros de excelência de
conhecimento e de transferência de tecnologias, fundamentais ao
desenvolvimento sustentado das regiões.
Description
Keywords
Ensino superior politécnico Proteção integrada Uso sustentável dos pesticidas
Citation
Godinho, M.c. Costa, C.A. & Pereira, M.(2015). A formação em proteção das plantas no Ensino Superior Politécnico em Portugal. I Congresso Nacional das Escolas Superiores Agrárias: livro de resumos. p. 56
Publisher
Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior Agrária