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Barradas, Luís Cláudio dos Santos

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  • Revisão da literatura sobre conhecimentos, atitudes e comportamentos dos estudantes do ensino superior sobre o desenvolvimento sustentável
    Publication . Leal, Susana; Oliveira, Sandra; Loureiro, Ana; Messias, Inês; Barradas, Luis CS; Nascimento, João
    As Instituições de Ensino Superior (IES) têm um papel a desempenhar na Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) uma vez que podem promover a sensibilização, a compreensão e a ação em prol do Desenvolvimento Sustentável (DS) e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). As IES contribuem para provocar mudanças e transformações na sociedade, promovendo políticas, estratégias e métodos que permitam a construção de um mundo mais sustentável. Identificar os conhecimentos a adquirir e as atitudes e os comportamentos a desenvolver, pelos estudantes do Ensino Superior no âmbito do DS, é um desafio que merece ser prosseguido. Os estudantes das IES devem estar conscientes dos ODS e da forma como podem contribuir para a sua prossecução, não só enquanto estudantes, mas também como futuros profissionais e decisores em diferentes áreas (Bello et al., 2020; Leal Filho et al., 2019). O objetivo desta revisão da literatura é identificar os estudos existentes que abordam os conhecimentos, as atitudes e os comportamentos dos estudantes do ensino superior em relação ao DS e/ou aos ODS e sintetizar os seus principais resultados. Vários estudos têm-se centrado em fatores diretamente relacionados com os estudantes do ensino superior, contribuindo para medir os seus conhecimentos, atitudes e comportamentos em relação ao DS: (i) Borges (2019) mostrou que havia conhecimentos e atitudes muito favoráveis em relação ao DS entre estudantes do ensino superior, porém os comportamentos foram menos favoráveis; (ii) Balakrishnan et al. (2020) verificaram que os inquiridos tinham perceções e atitudes positivas em relação a todas as dimensões da sustentabilidade - ambiental, económica e social; (iii) Eagle et al. (2015) revelaram com o seu estudo que os estudantes mostram uma tendência para considerar que as questões fundamentais estão fora do seu controlo pessoal e acreditam que as soluções têm de ser encontradas por outros; (iv) em Al-Naqbi e lshannag (2018) os estudantes demonstraram uma elevada compreensão, atitudes positivas muito fortes e comportamentos moderadamente positivos em relação à EDS e ao ambiente; (v) os resultados de Zamora-Polo et al. (2019) mostram que o conhecimento dos ODS é baixo; foram encontradas diferenças significativas entre as pontuações obtidas nas implicações profissionais e pessoais dos ODS; (vi) segundo Leiva-Brondo et al. (2022) muitos estudantes afirmam estar cientes dos ODS, mas a maioria não tem uma compreensão completa destes 17 objetivos e da sua implementação atual, apesar de acreditarem que os ODS são importantes na sua vida quotidiana; (vii) Afroz e Ilham (2020) mostraram que os inquiridos têm um elevado conhecimento e uma atitude positiva em relação aos ODS. Neste trabalho, após a sistematização das principais conclusões dos estudos selecionados, apresenta-se algumas lacunas existentes na investigação, bem como orientações para estudos futuros.
  • Projeto TIME2ACT@SD – time to act through sustainable experiences for higher education students
    Publication . Leal, Susana; Oliveira, Sandra; Nascimento, João; Barradas, Luis CS; Loureiro, Ana; Messias, Inês; Gonçalves, Catarina; Piki, Andriani; Flouraki, Katerina; Gelfgren, Veronica; Mongelli, Tito Livio; Güzel, Alper
    A Agenda 2030 das Nações Unidas definiu 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) que devem ser implementados a vários os níveis: internacional, nacional, regional e local CCS2023 – 5ª Conferência Campus Sustentável 190 (United Nations, 2015). A educação para o desenvolvimento sustentável (EDS) tem um papel importante na concretização dos 17 ODS (UNESCO, 2017). Pretende-se apresentar as metas e os objetivos do projeto Erasmus+ TIME2ACT@SD, enquanto contributo para a EDS no contexto do ensino superior europeu (Time2Act@SD, 2023). O TIME2ACT@SD tem como objetivo atuar nos ambientes de aprendizagem, apoiando professores e estudantes do ensino superior na melhoria ao nível dos conhecimentos, das competências e das atitudes no domínio da EDS e dos ODS, independentemente da área de formação e dos currículos dos estudantes. O projeto adota uma abordagem holística, incluindo a sustentabilidade ambiental, social e económica, envolvendo Instituições de Ensino Superior (IES) de Portugal, Bélgica, Chipre e Turquia. Os estudantes e professores das IES serão envolvidos no desenvolvimento de todo o projeto, desde a fase de diagnóstico de necessidades até ao teste dos outputs. Este é, aliás, um dos elementos inovadores do projeto, assim como a garantia de maior adesão e impacto do projeto. O TIME2ACT@SD procura produzir recursos educativos abertos e promover iniciativas para colmatar a falta de conhecimentos e competências, bem como mudar atitudes em relação ao Desenvolvimento Sustentável (DS), dos jovens que frequentam o ensino superior. Através de práticas inovadoras de formação e educação (recorrendo a MOOC e estratégias de gamificação) e de metodologias ativas (workshops e bootcamps, enquanto atividades de carácter experimental), o projeto pretende promover a literacia do grupo-alvo no domínio do DS/ODS, bem como alterações comportamentais no que respeita a preferências individuais, sensibilização para o DS, hábitos de consumo e estilos de vida. Os outputs do projeto serão desenvolvidos para promover os três níveis de aquisição de competências de sustentabilidade: conhecimento (aprendizagem conceptual), saber-fazer (competências práticas) e fazer (ligado à demonstração em ação e à sua transferibilidade para situações da vida real).
  • Fostering Sustainability Competencies in Higher Education: a Multimodal Approach Through Time2Act@SD MOOC
    Publication . Loureiro, Ana; Leal, Susana; Bernardes De Oliveira, Sandra Margarida; Messias, Inês; Barradas, Luís Cláudio; Tekerek, Adem; Güzel, Alper; Piki, Andriani; Gonçalves, Catarina; Simons, Joke; Mongelli, Tito; Gelfgren, Veronica; Michiels, Xander
    The Time2Act@SDG Erasmus+ project aims to give higher education institutions the know-how and expertise they need to tackle the Sustainable Development Goals (SDGs) head on. The project offers three MOOC on the environment, the economy, and social issues. They provide a comprehensive approach to sustainability education that aligns with the principles of Education for Sustainable Development (ESD). The MOOC use new and creative ways to teach, including interactive content, digital tools, and hands-on learning. This helps students to think critically, solve problems, communicate, and work together. This paper looks at how the MOOC are designed and taught to see how they help students at HEIs to develop the skills they need to achieve the SDGs.
  • Conhecimentos, atitudes e comportamentos dos estudantes do ensino superior quanto à sustentabilidade: a identificação de gaps
    Publication . Leal, Susana; Nascimento, João António Marujo do; Loureiro, Ana; Barradas, Luís Cláudio; Oliveira, Sandra; Messias, Inês
    Introdução. Estudar o comportamento das pessoas em relação à sustentabilidade é fundamental para alcançar os objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS). Para a implementação e realização dos ODS, o nível de conhecimento dos indivíduos é essencial. As atitudes das pessoas desempenham um papel importante na promoção e realização dos ODS (Guan et al., 2019). Vários estudos têm-se centrado especificamente nos estudantes do ensino superior, medindo os seus conhecimentos, atitudes e comportamentos em relação à sustentabilidade (e.g., Afroz & Ilham, 2020; Aleixo et al., 2021; Leiva-Brondo et al., 2022; Salas-Zapata & Cardona-Arias, 2021). Afroz e Ilham (2020) constataram que os inquiridos tinham um elevado conhecimento e atitudes positivas em relação aos ODS, mas correlações negativas entre o conhecimento e prática. Objetivos. Este trabalho está inserido no âmbito do projeto Erasmus+ Time2act@SD e visa identificar as lacunas existentes ao nível do conhecimento, atitudes e comportamentos dos estudantes do ensino superior (EES), no contexto europeu, no que diz respeito à sustentabilidade nas dimensões ambiental, social e económica. Metodologia. Seguiu-se um estudo de natureza descritivo e quantitativo. Aplicou-se o Sustainability Consciousness Questionnaire de Gericke et al. (2019) a uma amostra de 716 estudantes de instituições do ensino superior (IES) europeias. Dos participantes, 56,7% são do género feminino, 73,5% com idade igual ou inferior a 25 anos. A amostra inclui estudantes de todas as áreas disciplinares, mas as mais representadas são as ciências sociais. Há participantes de 15 países diferentes, mas a maioria das respostas provém de Portugal (35,2%), Turquia (19,6%), Chipre (15,1%) e Eslovénia (13,8%). Resultados. No domínio da sustentabilidade ambiental, as principais lacunas identificadas estão relacionadas com: (i) melhoria da qualidade da água através da redução da poluição; (ii) aumento da eficiência na utilização da água; (iii) promoção da saúde e do bem-estar através de uma maior utilização de transportes com energias limpas; (iv) utilização eficiente dos recursos naturais através da mudança de comportamentos individuais; (v) redução da produção de resíduos através da prevenção, redução, reciclagem e reutilização; (vi) melhoria da educação sobre as alterações climáticas. No domínio da sustentabilidade social, as principais lacunas identificadas dizem respeito a:(i) boa saúde e bem-estar; (ii) educação para a cidadania global; (iii) igualdade de género. No domínio da sustentabilidade económica, as principais lacunas identificadas dizem respeito a: (i) erradicação da pobreza; (ii) educação para a literacia financeira; (iii) trabalho digno para todos; (iv) redução das desigualdades; (v) garantia de um consumo sustentável. Conclusão. Este trabalho permitiu identificar as áreas onde emergem mais lacunas ao nível dos conhecimentos, atitudes e comportamentos dos EES na Europa. Os resultados podem ser utilizados para melhorar os processos de ensino aprendizagem das IES e delinear estratégias que melhorem a Educação para o Desenvolvimento Sustentável.
  • Time to act through sustainable experiences for higher education students:a project to promote sustainability
    Publication . Leal, Susana; Bernardes De Oliveira, Sandra Margarida; Vivas, C.; Nascimento, João António Marujo do; Barradas, Luís C.S.; Loureiro, Ana
    In this work, we propose to present the project "Time to Act through Sustain-able Experiences for Higher Education Students", also known as TIME2ACT@SD. TIME2ACT@SD aims to contribute to the development of knowledge, skills, and attitudes, as well as changing behaviours among European HE (Higher Education) students in the field of sustainable development (SD) and SD Goals (SDG), through the development of interactive content, digital tools, and innovative teaching methodologies, based on the use of the gamification, for HE teachers' use in formal and non-formal education. TIME2ACT@SD seeks to produce a set of open educational resources that can be used by higher education teachers in the teaching and learning processes. Through innovative practices of training (e.g., MOOC and gamification strategies) and through active methodologies (workshops and bootcamps, as activities of experimental nature), the project aims to promote literacy in the target group in the field of SD/SDG, as well as behavioural changes regarding individual preferences, awareness of SD, consumption habits and lifestyles. In this article, it is presented the methodology for the development of the project, which comprises four phases. The 1st one is the needs analysis - the needs that we want to address is the lack of knowledge, skills, and actions towards SD among young people attending HE, as well as innovative educational tools to bridge this gap in students' education. The 2nd one is the partnership arrangements - the project involves a total of seven partners from six countries (Politécnico de Santarém; UCLan Cyprus; Thomas More Mechelen -Antwerpen; Learnmera Oy; Galileo IT; Rosto Solidário; Gazi University). The 3rd one is the project design and implementation - the project comprises five work packages (WP): WP 1 Project Management, WP2 Transnational studies with HE students and teachers, WP3 Development of interactive con-tent and digital/innovative tools, WP4 SD/SDG training Workshops and Bootcamps, and WP5 Strengthening the cooperation one is about the project impact - to assess if the project goals have been achieved, different monitoring levels must be considered, either in the short or long term, and in every stage of the project. TIME2ACT@SD will be developed through (a) Transnational studies with HE students and teachers to identify skills gaps on the SD/SDG topic; (b) Development of interactive content and digital/innovative tools, namely using immersive and gamification approaches; (c) SD/SDG training workshop and bootcamps to promote HE students´ attitudes and behaviours changing through learning by doing; (d) Strengthening the cooperation partnership and exploitation of the project's results to other HEI stakeholders. The TIME2ACT@SD results will be transnational studies with HE students and teachers about SD topics (scientific papers), MOOC and webinars aiming to promote the HE students' literacy on environmental, social and economic sustainability, web/mobile-based and immersive games on SD, a virtual workshop on educational games, sustainability bootcamps, an online platform, focus groups with HEI stakeholders, an international conference. The work presented is a project proposal, financing is expected to be in place by the end of 2022, then the main limitation is that it has not yet been implemented. This project will contribute to education for sustainable development with innovative tools (e.g., using gamification and virtual/augmented reality) and educational technology that will be made available to higher education teachers for greater effectiveness in the educational process.