Loading...
5 results
Search Results
Now showing 1 - 5 of 5
- Um olhar sobre o passado da animação sociocultural para um futuro menos tecnológico e mais humanoPublication . DA SILVA, AnaCom este texto, pretende-se refletir sobre os paradigmas da animação sociocultural (ASC) e sobre a importância de perspetivar um paradigma humanístico que situe o humano no centro da ação dos/as animadores/as, apostando numa nova linguagem da ASC e na descoberta de formas de ensinar a animação para além do processo que consiste em observar, definir métodos e técnicas de diagnóstico, diagnosticar, estabelecer listas de necessidades, definir prioridades de intervenção, planear a intervenção, executar a planificação, monitorizar e avaliar a intervenção. Convida-se a olhar a animação como uma ação de compreensão e humanização das relações humanas, no contexto paradoxal em que vivemos de comunicação à escala global, consciência da nossa solidão e das barreiras da incompreensão.
- Artesãos e Artesãs. Artes, Ofícios e Identidades CulturaisPublication . DA SILVA, Ana; Faria, Catarina; Soares, ZmFilme documentário sobre artes e ofícios do Ribatejo, Santarém, artefactos, ferramentas de tornearia.
- O teatro debate como factor protector: estratégia não formal para a prevenção da violência nas escolasPublication . DA SILVA, AnaEste artigo perspectiva o teatro debate como estratégia não formal para a prevenção da violência e promoção da convivência pacífica nas escolas, através da análise do processo de criação e encenação de “Macacos e Pombos”, uma peça sobre bullying em contexto escolar da USINA – Associação de Intervenção Social, que conhecemos, no ano de 2007, por observação participante e realização de entrevistas aos principais intervenientes no processo. - This article presents the debate theatre as a non formal strategy to prevent violence and to promote pacific living in schools, through the analysis of the creation and putting on process of “Monkeys and Pigeons”, a play about bullying in school context by USINA, an Association of Social Intervention, that we came to know in 2007 by making participant observation and interviews to the main participants in the process.
- Entre lugares reais e lugares virtuais: o Projeto Europeu #TV T21 COMmunity #e-Skills, social inclusion and employabilityPublication . DA SILVA, Ana; Barbas, Maria Potes; Matos, Pedro; Loureiro, Ana; Novo, Cristina; Soares, JoséEsta comunicação pretende apresentar o Projeto Europeu #TV T21 COMmunity# e-Skills, Social Inclusion and Employability (intercultural dialogue in tourism), como um exemplo concreto propício à ciberanimação, através de espaços reais (dimensão local) e espaços virtuais (dimensão global), partindo-se do local para o global, a partir de situações vitais problematizadoras, como a inclusão social e a empregabilidade de jovens com Síndrome de Down, com idades compreendidas entre os 18 e os 29 anos de idade.