Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 10 of 10
  • Gestão da dor – que respostas de enfermagem. Um roteiro para o diagnóstico de situação
    Publication . Santos, Irene; Amendoeira, José; Barroso, Isabel; Rosa, Marta; Marques, Gina Maria Da Silva
    A gestão de sintomas em situação de doença crónica é, atualmente, uma das principais razões para a procura dos cuidados de saúde, constituindo, como resposta, um interesse crescente dos profissionais e instituições de saúde. Salienta-se, neste contexto, a dor, enquanto fenómeno clínico e epidemiológico, dadas as repercussões a nível da perceção individual do estado de saúde-doença bem como as consequências familiares, sociais e económicas. Na sequência duma revisão sistemática da literatura, realizada em 2013, no âmbito do projeto Gestão de sintomas: Dor e autocuidado no âmbito do processo de doença crónica, integrado na Unidade de Monitorização de Indicadores de Saúde (UMIS), foi realizado um diagnóstico de situação no sentido de caracterizar os contextos de prestação de cuidados de saúde à pessoa com dor, no concelho de Santarém. Desse diagnóstico damos conta neste artigo, cujos objetivos são apresentar o roteiro metodológico seguido e perspetivar a continuidade do processo de planeamento, na procura de respostas conjuntas para um problema de saúde relevante, quer para o indivíduo quer para a comunidade.
  • Cuidar de crianças hospitalizadas culturalmente diversas
    Publication . Vala, Mafalda; Neto, Paulo; Sivério, Luís; Costa Dos Reis, Alcinda; Amendoeira, José
    Os contextos de cuidados de Enfermagem em Pediatria caraterizam-se por frequentemente serem desenvolvidos com crianças hospitalizadas culturalmente diversas e em parceria com as suas famílias, em diferentes fases de transição. O principal objetivo do artigo foi caracterizar a evidência científica obtida sobre a integração dos familiares no processo de cuidados culturalmente congruente a crianças hospitalizadas, culturalmente diversas. Foi utilizada a Revisão Sistemática de Literatura como metodologia para uma primeira compreensão deste fenómeno, tendo sido formulada a seguinte questão em formato PICO: A integração da família no processo de cuidados contribui para os cuidados culturalmente congruentes a crianças hospitalizadas, culturalmente diversas? Procedeu-se à pesquisa na plataforma EBSCO (CINAHL Plus; Medline; Cochrane Database of systematic reviews; Nursing and Allied Health Collection: Basic & Comprehensive; Medical Latina), prosseguindo o protocolo estabelecido. As evidências encontradas permitiram confirmar que os enfermeiros devem ter em conta os seus próprios contextos culturais, podendo ser significativamente diferentes dos das pessoas que cuidam. É determinante a integração dos familiares no processo de cuidados promovendo assim ações e decisões feitas à medida, adequadas aos valores, às crenças e aos modos de vida da criança e da família.
  • Arquétipos e a representação do conhecimento
    Publication . André, Carlos; Diogo, Fatima; Amendoeira, José; Sousa, Marta; Malaca, Sónia
    A gestão, organização e tratamento dos dados dos sistemas de informação em saúde revelam-se, atualmente, de grande importância. Os modelos que organizam a informação que emerge do exercício profissional dos enfermeiros constitui-se num desafio e numa oportunidade para o conhecimento em enfermagem. No âmbito do processo de cuidados, o desafio é ter a informação acessível a todos, profissionais de saúde, gestores e decisores políticos, bem como ao cidadão. A representação do conhecimento em enfermagem está relacionada com a estruturação da informação, assumindo particular importância os modelos clínicos de dados e os arquétipos para a tomada de decisão em enfermagem. Consideram-se arquétipos, modelos que ajudam a organizar a informação em saúde, garantindo a interoperabilidade entre diferentes sistemas de informação. Neste sentido, o arquétipo define para cada conceito clínico, a forma como a informação deve ser expressa, para que a sua utilização em diferentes contextos garanta que o significado dos dados corresponde ao conceito clínico representado pelo arquétipo, de modo a responder às reais necessidades de cada pessoa. Neste sentido, definiu-se como objetivo deste poster apresentar a importância do desenvolvimento de arquétipos para a representação do conhecimento em enfermagem
  • Anamnese cultural de enfermagem nas famílias migrantes: uma scoping review
    Publication . Reis, Alcinda; Spinola, Ana; Pinto, M. Rosario; Amendoeira, José
    A prática clínica com famílias migrantes coloca desafios aos profissionais de saúde e particularmente aos enfermeiros na atualidade, como apontam diferentes autores nacionais e internacionais. Na anamnese cultural os profissionais procuram identificar elementos facilitadores da comunicação e da avaliação inicial das famílias, visando a promoção da adesão e da continuidade aos cuidados propostos.
  • PROMOÇÃO DA SAÚDE EM ENFERMAGEM - UM ENSAIO
    Publication . Figueiredo, Maria do Carmo; Amendoeira, José
    A enfermagem enquanto disciplina e profissão mobiliza conhecimentos científicos da Promoção da Saúde na sua área de intervenção. Esta foi relevada na Carta de Ottawa na prática comunitária, participação da comunidade sobre as políticas sociais e de saúde. A evidência científica salienta a abordagem de mudança de comportamento pelos enfermeiros e não a abordagem salutogénica. Este artigo surge no seguimento da tese de doutoramento em enfermagem, na qual emergiu a proposta de utilização do modelo de sistemas, integrando o modelo salutogénico.Objetivo: Propor uma reflexão crítica em torno destes modelos com contributo para a abordagem da Promoção da Saúde em enfermagem. Metodologia:Ensaio com exposição teórica, reflexiva e argumentativa. Resultados: Com os contributos do modelo salutogénico para o modelo de sistemas, a enfermagem tem um suporte orientador para a formação e prática da Promoção da Saúde, acompanhando a pessoa, num paradigma de transformação.
  • PROMOVER A LITERACIA EM SAÚDE MENTAL COM CRIANÇAS EM CONTEXTO ESCOLAR: UMA SCOPING REVIEW
    Publication . Figueiredo, Maria do Carmo (preferencial); Rosa, Marta; Silva, Mário Ribeiro da; Amendoeira, José
  • Dor e autocuidado: que intervenções de enfermagem? Revisão sistemática de literatura
    Publication . Amendoeira, José; Santos, Irene; Godinho, Celeste; Rosa, Marta; Marques, Gina
    PROBLEMÁTICA: Situações de dependência surgem, exigindo da Enfermagem intervenções para promover a autonomia e apoiar aqueles que terão que assumir o papel de cuidador principal em contexto domiciliário. Esta participação é complexa, sendo o empowerment importante na profissão de enfermagem, para de promover o autocuidado. A relação interpessoal enfermeiro-família é fundamental para a qualidade dos cuidados prestados, pelo que o enfermeiro desenvolve as suas intervenções de modo autónomo, na base da educação, condução e orientação do processo de cuidar. OBJETIVO: Conhecer a evidência científica no que se refere à relação interpessoal como promotora do empowerment nos cuidadores principais de pessoas com défice de autocuidado. MÉTODOS: Revisão Sistemática da Literatura pelo método PI[C]OD. Foram incluídos dois estudos a partir da pesquisa em bases de dados electrónicas (EBSCO). RESULTADOS: Os estudos mostram que os utentes e seus cuidadores necessitam de instrução adicional, apoio e cuidados de acompanhamento. Os Cuidadores são um grande apoio no autocuidado do utente. Ambos estão vulneráveis e a sua participação nos cuidados deve ser tida em conta pelos profissionais de saúde, capacitando-os para o fazer. A relação de ajuda, comunicação e relação interpessoal são de extrema importância na tomada de decisão.
  • Tecnologias de informação e comunicação na promoção do envelhecimento ativo: desafio deste século
    Publication . Amendoeira, José; Bettencourt, P.; Rosa, Marta
    A problemática do envelhecimento ativo torna-se preponderante, numa sociedade envelhecida, com elevados níveis de dependência e necessidade de cuidados de enfermagem diferenciados. Um desafio para as políticas do país será o desenvolvimento de um equilíbrio entre a promoção da saúde e o sistema de apoio social. Estratégias já foram desenvolvidas, tais como a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, porém a sustentabilidade perante o crescente envelhecimento abraços com a escassez de recursos que se lhe associa poderá estar comprometida. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) surgem como alternativa aleada às estratégias já desenvolvidas numa perspetiva sustentada onde envelhecimento ativo surge como processo desenvolvido ao longo do ciclo vital. A promoção da convivência intergeracional é catalisadora do desenvolvimento destas competências nas pessoas idosas perspetivando-se melhoria da qualidade dos cuidados prestados. Inventariamos o estado da arte relativamente à importância das TIC nos cuidados à pessoa em processo de envelhecimento ativo na perspetiva de solidariedade entre gerações, com recurso à revisão sistemática de literatura. Os artigos encontrados apontam-nos um modelo de intervenção ao longo do ciclo vital, adjuvado pelas TIC, com necessidade de colaboração intergeracional para o seu sucesso.
  • Anamnese Cultural de enfermagem nas famílias migrantes: Uma scoping review
    Publication . Spínola, Ana; Reis, Alcinda; Dias, Hélia; Pinto, Rosário; Amendoeira, José
    Anamnese cultural de enfermagem nas famílias migrantes: uma scoping review Resumo Desenvolve-se uma scoping review que procura identificar as dimensões que os enfermeiros mobilizam na anamnese cultural das famílias migrantes. Define-se a seguinte questão: quais as dimensões que os enfermeiros mobilizam na anamnese cultural das famílias migrantes? Construindo-se o presente background: A prática clínica com famílias migrantes coloca desafios aos profissionais de saúde e particularmente aos enfermeiros na atualidade, como apontam diferentes autores nacionais e internacionais. Na anamnese cultural os profissionais procuram identificar elementos facilitadores da comunicação e da avaliação inicial das famílias, visando a promoção da adesão e da continuidade aos cuidados propostos. Material e métodos: As famílias migrantes constituem-se a População da Scoping Review; Conceitos: Anamnese cultural; famílias; migrantes; competência cultural; enfermagem; Contexto: a anamnese cultural por enfermeiros. Os estudos a incluir são de tipo quantitativo, qualitativo e misto. A pesquisa foi realizada com os descritores Mesh interligados pelo booleano AND e conjuga os seguintes descritores: Emigration and immigration AND Family nursing AND Cultural competency. Procede-se à pesquisa de artigos primários e secundários, publicados nas bases de dados ProQuest e PubMed e na plataforma EBSCOhost: CINAHL Complete, MEDLINE Complete e Mediclatina, com os limitadores: texto integral, publicado entre 13/6/2013 a 13/6/2018, humanos e qualquer autor é enfermeira. Tratamento e análise dos resultados: O processo de seleção dos estudos está em curso e desenvolve-se de acordo com o PRISMA; procede-se deste modo à extração dos dados a partir do instrumento proposto pelo Joanna Briggs Institute, garantido a qualidade metodológica dos mesmos. Nos resultados destaca-se a importância da relação de confiança estabelecida com as famílias migrantes. Conclusão: Nas evidências obtidas identifica-se a valorização pelos enfermeiros das experiências de saúde e de doença das famílias migrantes no país de acolhimento, quando é desenvolvida uma adequada anamnese cultural. Palavras-chave: Anamnese cultural; famílias migrantes; enfermagem