Loading...
9 results
Search Results
Now showing 1 - 9 of 9
- A planta do tomateiroPublication . Saraiva, Raquel; Grego, José; Ferreira, Luís
- Estudo da avifauna de um agro-ecossistema : composição e estrutura das ornitocenoses ao longo de um ciclo anual, com referência a alguns factores agro-ecológicos que intervêm na sua dinâmica populacionalPublication . Ferreira, Luís Filipe Fonseca; Soares, António A.; Moreira, IlídioNeste trabalho analisa-se a composição e estrutura das ornitocenoses de vários biótopos agrícolas (girassol, milho, pastagem, tomate, trigo e vinha) de um agro-ecossistema situado na planície aluvial do Vale do Tejo ( 8° 43' W e 39° 8' N ). As características agro-ecológicas desta superfície (~ 400 hectares) proporcionam a existência ao longo do ano de abundantes recursos alimentares que servem de suporte energético a uma avifauna (sedentária e migradora) abundante e diversificada (90 espécies foram registadas em 1989 pelo método "Strip-Transect"). Ao nível da composição e estrutura dos povoamentos orníticos verificaram-se diferenças significativas entre os vários biótopos como resultado das particularidades agro-ecológicas de cada um deles (tipo de cultura, época de sementeira, número de mobilizações, etc...). As diversas actividades que decorrem neste ecossistema durante o ano agrícola (desde a preparação do solo, durante o crescimento vegetativo das plantas, até à colheita) foram responsáveis por alterações na composição, estrutura e dinâmica de algumas populações de aves. Estas alimentam-se de vários frutos e sementes da vegetação adventícia (Amaranthus, Chenopodium, Solanum nigrum, várias gramíneas, etc...) que se desenvolve na orla dos caminhos vicinais e nos terrenos de cultivo após a colheita. A análise efectuada de 731 conteúdos fecais de Passer domesticus revelou que alguns destes taxa vegetais assumem uma função importante na dieta alimentar desta ave, que por sua vez contribui para a dispersão das sementes. O facto das “aves granívoras” se alimentarem das “sementes” destas plantas permite reduzir o seu impacte sobre as searas de girassol e de trigo durante o período de maturação dos frutos. Embora não fosse efectuada uma análise quantitativa de benefícios/prejuízos das culturas apresentam-se, com base numa perspectiva agro-ecológica, algumas estratégias para regulação das populações de aves, no caso de algumas culturas agrícolas atingirem um nível económico de ataque.
- Determinação da pegada hídrica na fileira vitivinícola: resultados preliminares de um estudo de caso portuguêsPublication . Saraiva, Artur; Egipto, R.; Presumido, P.; Jorge, C.; Amaral, A.; Ribeiro, A.C.; Dias, Igor; Feliciano, M.; Ferreira, Albertina; Ferreira, Luís; Gonçalves, A.; Grifo, Anabela; Mamede, H.; Mira, Helena; Mota de Oliveira, Maria Adelaide; Silva, P.O.; Paulo, Ana; Ribeiro, A.; Rodrigues, G.; Silvestre, J.; Ramôa, S.; Oliveira, MargaridaAs alterações climáticas e a escassez de água daí decorrente têm levantado preocupações junto do setor agrícola, e em particular na fileira vitivinícola, devido ao impacto que esta tem na produção e qualidade do vinho. O uso eficiente dos recursos naturais e a subsequente redução dos custos de produção através da adoção de práticas mais sustentáveis é hoje um objetivo dos vitivinicultores. O projeto WineWATERFootprint pretendeu avaliar a pegada hídrica na fileira vitivinícola através do desenvolvimento de uma metodologia aplicada a estudos de caso. Os resultados do primeiro ano de projeto revelam que a pegada hídrica verde representou cerca de 70% da pegada hídrica total, tendo sido a pegada hídrica da vinha aquela com maior relevância, representando cerca de 98% do total. De um modo global, os resultados demonstram que a pegada hídrica anual calculada foi de 368 L de água, por garrafa de vinho de 0,75 L, o que se revelou inferior a outros estudos desenvolvidos na região do Mediterrâneo. Ainda assim, a determinação da pegada hídrica na vinha e na adega, bem como a avaliação da sua sustentabilidade, através da análise de ciclo de vida, permitiu identificar pontos críticos e ineficiências na vinha e no processo de produção. Esta metodologia aplicada à fileira constitui um modelo de avaliação da sustentabilidade do produto, com indicadores concretos que permitem mitigar os potenciais impactes decorrentes da sua produção.
- WATERFootprint of wine chain: comparison between two case studies portuguesePublication . Saraiva, Artur; Egipto, R.; Presumido, P.; Jorge, C.; Amaral, A.; Castro Ribeiro, A.; Ferreira, Albertina; Goncalves, A.; Grifo, Anabela; Oliveira, M.A.; Paulo, Ana; Ribeiro, A.; Rodrigues, G.; Mamede, H.; Mira, Helena; Silvestre, J.; FERREIRA, LUÍS; Dias, Igor; Feliciano, M.; Oliveira e Silva, P.; Ramoa, S.; Oliveira, MargaridaWater scarcity caused by climate change and its implications on grape production and quality have raised concerns among wine producers. The adoption of sustainable practices is now a goal of winemakers since the efficient use of resources allows them to reduce production costs. The WineWaterFootprint project evaluated the water footprint in the wine industry through the development of a methodology applied to two case studies, along two years of monitoring. The results show that the water footprint of the vine is the production phase with the greatest impact, representing more than 98% of the total value. In the case study I the green water footprint is the most relevant component while in the case study II is the blue water footprint, accounting for about 70% and 55% of the total value, respectively. Overall, the water footprint ranged from 370 to 610 L of water per bottle of wine produced (0.75 L) and is therefore similar to other studies reported in the Mediterranean region. The evaluation of the sustainability of the water footprint, through the analysis of life cycle, allowed also the identification of critical points. Water reuse is a way of reducing the impact of wine production on natural resources.
- Propagação de plantas e viveiroPublication . Grego, José; Lopes, Fátima; Ferreira, Luís; Marques, António Mendes; Pinto, AnaA batata-doce propaga-se por via vegetativa, sendo que a qualidade do material de propagação é essencial para o sucesso da cultura. A presença de material de viveiro infetado com vírus e outras doenças provoca decréscimos muito significativos na produção. A utilização de estacas provenientes de cultura meristemática é uma boa prática para a garantia da qualidade do material, mas é um processo que requer um trabalho laboratorial cuidado, seguido de multiplicação de plantas em cultura protegida, de molde a produzir material pré-base capaz de permitir a instalação de viveiros para a obtenção de propágulos de elevada qualidade sanitária. Os viveiros podem ser ao ar livre ou em cultura protegida, mas as boas práticas agrícolas devem ser seguidas qualquer que seja o tipo de viveiro e de material vegetal utilizado.
- Caracterização técnico cultural do tomate do OestePublication . Saraiva, Raquel; Grego, José; Ferreira, Luís; Dias, Igor; Francisco, J.F.; Maria, P.; Rodrigues, S.; Oliveira, Margarida
- O bambu como alternativa aos sistemas de tratamento de águas residuais convencionaisPublication . Macário, Miguel; Saraiva, Artur; Ferreira, E.; Ferreira, Luís; Oliveira, MargaridaO bambu é uma planta de crescimento rápido, com várias utilizações no quotidiano de países no hemisfério sul, desde construções urbanas, a utensílios do dia-a-dia, permitindo a sua valorização. Não obstante, a sua aplicação em sistemas de tratamentos de águas residuais por zonas húmidas construídas é ainda pouco estudada. O principal objetivo do estudo foi conceber um sistema de tratamento de águas residuais de baixo custo, à escala piloto. Para tal, foram construídos 5 leitos com 1m2, colocados numa estufa em condições de temperatura e humidade controlada, utilizando duas espécies de plantas: Bambusa tuldoides e Phragmites australis. A alimentação dos leitos foi realizada com água residual sintética, 0,32m3/dia, utilizando um sistema de descarga para controlo da lâmina líquida no leito. A eficiência de tratamento foi avaliada com base nos parâmetros referentes na legislação atual, revelando o desempenho positivo de Bambusa tuldoides no tratamento do azoto e fósforo.
- Rega em sistema fechado - caso de estudo na região do OestePublication . Saraiva, Raquel; Marques, António; Grego, José; Dias, Igor; Lopes, Maria; Ferreira, Luís; Martins, Guilherme; Ferreira, Sérgio; Rodrigues, Sofia; Firmino, José; Maria, Paulo; Oliveira, MargaridaO tomate é um dos principais frutos hortícolas cultivados em todo o mundo, contando com uma vasta procura ao longo de todo o ano, o que leva a que parte da sua produção seja realizada em estufa por forma a satisfazer as exigências de mercado. As crescentes preocupações ambientais e alimentares dos consumidores, bem como o necessário aumento de eficiência no uso de água, energia e fertilizantes, entre outros, por parte dos produtores, tornam imprescindível a adoção de práticas cada vez mais sustentáveis. Atualmente, em culturas sem solo, a solução nutritiva pode ser utilizada uma única vez e descartada ou reutilizada em sistemas fechados. Por forma a posicionar o tomate do Oeste como um produto de excelência no contexto europeu, de qualidade comprovada e consistente, mas também com elevados padrões de sustentabilidade, é necessário medir e avaliar a eficiência dos sistemas de rega existentes, incluindo os de recirculação. Neste trabalho são apresentados resultados preliminares, ao nível de estudo de caso, da monitorização de uma estufa na região do Oeste onde a recirculação de solução nutritiva é uma prática implementada. Este estudo pretende contribuir para a caracterização e melhoria dos sistemas existentes dando resposta aos desafios de utilização deste recurso e fornecendo conhecimento a outros produtores. O acompanhamento do estudo de caso decorrerá em dois ciclos culturais: ciclo de inverno/primavera, de dezembro a maio, e ciclo de verão/outono, de junho a novembro. Os parâmetros de base seguidos foram os da análise sumária de água de rega, porém ao longo dos ciclos serão acompanhados os parâmetros exigidos pela legislação vigente. Os pontos de amostragem são a) a drenagem, b) o reservatório onde ocorre a mistura com a precipitação, c) o reservatório após o tratamento e d) a solução nutritiva. Os resultados são analisados tendo em conta a sustentabilidade do sistema e a recuperação de água e nutrientes.
- HOMEGREENS: Small-scaled aquaponics systemsPublication . Bernardino, R.J.; Franco, I.M.A.; Carreira, R.; Pessanha, L.; Grego, José; Ferreira, LuísAquaponic systems are based on a technique that involves fish farming and hydroponics farming techniques, producing both fish and plants (herbs, fruits or leafy greens) in the same circuit of water. The metabolism products from fish, passing through an healthy biofilter will generate natural fertilizer which is assimilated by the plantsresulting in vegetable growth and simultaneously cleaning the water that returns to the fish tank, generating a symbiotic procedure involving fish, bacteria and plants. The public awareness of aquaponics is still very low and thus the importance of developing household systems that would serve as an introduction to future sustainable production aquaponic farms. In this project several domestic unit setups were tested and evaluated according to the plant growth and fish biomass increment, granting a domestic means to see biology working applied to sustainable and economically viable production. The referred household prototypes were designed and, some, were built permitting an evaluation on how each plant stage correlates with nutrient uptake, and to assess the need for further additives to promote plant growth. Ultimately the project will offer tools to enhance and enrich the current understanding and knowledge regarding the potential of aquaponics systems in producing food in a sustainable and economic way.