Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 8 of 8
  • Investigação criminal nas aulas de química. Uma proposta didática para promover o interesse dos estudantes pelas ciências
    Publication . Correia, Marisa
    Com o objetivo de promover o interesse de futuros educadores e professores do 1.º e 2.º ciclo do Ensino Básico pelas ciências, foi implementada nas aulas de química uma atividade sobre o tema da ciência forense, recorrendo a uma abordagem investigativa e argumentativa. Esta proposta didática compreendia três etapas. A primeira envolvia a pesquisa de informação na Internet, a produção e edição de documentos, a utilização de diferentes ferramentas de comunicação, a recolha de imagens e a criação de vídeos e de sítios na Internet. A segunda consistia na realização de trabalho laboratorial. A atividade culminava num debate, intitulado de “julgamento”, que compreendia a representação de diferentes papéis por parte de cada grupo de trabalho. As estudantes demonstraram algumas dificuldades na realização da atividade, nomeadamente no trabalho de grupo, na compreensão das tarefas, na pesquisa e seleção de informação e no domínio dos conteúdos. Também foram identificados alguns problemas na implementação da atividade e que terão contribuído para agravar as dificuldades sentidas pelas estudantes. Todavia, a maioria das estudantes faz um balanço positivo da atividade, destacando o seu contributo para o desenvolvimento de conhecimentos e processos científicos e, sobretudo, para promover um maior interesse pelas ciências.
  • Inovação no ensino da matemática e das ciências: livro de resumos
    Publication . Cavadas, Bento; Linhares, Elisabete; Martins, Maria Clara; Correia, Marisa; Mestrinho, Nelson; Branco, Neusa Cristina Vicente; Santos, Raquel; Colaço, Susana
    O encontro “Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2022” pretendeu constituir-se como um espaço para a partilha de práticas, projetos e investigações em inovação pedagógica no ensino da Matemática e das Ciências, e tem como objetivos: - Divulgar práticas e projetos de inovação no ensino da Matemática e das Ciências; - Promover a reflexão crítica sobre estratégias de ensino-aprendizagem orientadas para a interdisciplinaridade na formação inicial e contínua de educadores e professores; - Contribuir para a reflexão sobre a flexibilidade curricular, autonomia e inovação pedagógica em Matemática e das Ciências; - Compreender as potencialidades das ferramentas digitais em contexto educativo e, em particular, no ensino da Matemática e das Ciências.
  • A importância da aprendizagem cooperativa no ensino das ciências: um estudo com alunos do 5.º ano de escolaridade
    Publication . Constantino, Marina; Correia, Marisa
    O estudo efetuado teve como objetivo investigar se as atividades promotoras de aprendizagem cooperativa desenvolvidas numa turma do 5.º ano de escolaridade, no contexto da prática de ensino supervisionada em Ciências Naturais, influenciaram as suas aprendizagens. Os resultados obtidos revelaram que os alunos conseguiram adquirir conhecimentos e desenvolver competências sociais e cognitivas através do método de aprendizagem cooperativa. Todavia, é necessário preparar cuidadosamente os alunos e desenvolver o trabalho de grupo, não só como mero trabalho em conjunto, mas também como uma fonte de aprendizagens e partilha de conhecimentos entre os pares. No decorrer das atividades detetaram-se dificuldades por parte dos alunos ao nível da organização e funcionamento do grupo. Pensa-se que isto se deveu ao facto de não estarem habituados a trabalhar em grupo, conforme indica a análise das entrevistas. As dificuldades foram amenizando com a interiorização dos papéis atribuídos e os alunos foram modificando o seu comportamento.
  • Sequência de aprendizagem interdisciplinar sobre o sistema cardiovascular humano com a simulação interativa Gizmos
    Publication . Loureiro, Cristina; Magalhães, Sandra; Correia, Marisa
    A sociedade enfrenta atualmente novos desafios, decorrentes de uma globalização e desenvolvimento tecnológico em aceleração, tendo a escola de preparar os alunos, que serão jovens e adultos em 2030, para empregos ainda não criados, para tecnologias ainda não inventadas, para a resolução de problemas que ainda se desconhecem (Decreto Lei n.º 55/2018 de 6 de julho de 2018). É neste contexto que a escola, enquanto ambiente propício à aprendizagem e ao desenvolvimento de competências, onde os alunos adquirem as múltiplas literacias que precisam de mobilizar, tem que se ir reconfigurando para responder às exigências destes tempos de imprevisibilidade e de mudanças aceleradas (Direção Geral da Educação/ ME, 2017).
  • As ciências em tempo de natal: uma proposta didática interdisciplinar para o 1º ciclo
    Publication . Dias, Diana; Correia, Marisa; Martins, Clara
    Esta proposta didática centra-se na abordagem dos circuitos elétricos e é dirigida a alunos do 4.º ano de escolaridade. O guião didático inclui um guião com indicações para professores e materiais para utilização em sala de aula.
  • De onde vem a água da chuva? uma abordagem interdisciplinar sobre o ciclo da água
    Publication . Dias, Diana; Correia, Marisa; Martins, Clara
    Esta sequência didática centra-se na abordagem do ciclo da água e é dirigida a alunos do 4.º ano de escolaridade. O guião didático inclui um guião com indicações para professores e materiais para utilização em sala de aula.
  • Inovação no ensino da matemática e das ciências
    Publication . Cavadas, Bento; Linhares, Elisabete; Clara Martins, Maria; Correia, Marisa; Mestrinho, Nelson; Branco, Neusa Cristina Vicente; Santos, Raquel; Colaço, Susana
    O Encontro Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências | 2019, realizado nos dias 15 e 16 de março de 2019, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, surgiu do trabalho que tem vindo a ser realizado pelos professores do Departamento de Ciências Matemáticas e Naturais da instituição. Esse trabalho originou um projeto, designado CreativeLab_Sci&Math, centrado na inovação pedagógica em Matemática e Ciências na formação de educadores e professores em Matemática e Ciências. O projeto assenta num forte trabalho colaborativo e interdisciplinar entre os professores da Escola Superior de Educação, mas também com docentes de outras instituições de ensino superior e de jardins de infância e escolas. O encontro apresentou-se como um espaço para a partilha de práticas, projetos e investigações em inovação pedagógica no ensino da Matemática e das Ciências.
  • Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2019
    Publication . Cavadas, Bento; Linhares, Elisabete; Martins, Maria Clara; Correia, Marisa; Mestrinho, Nelson; Branco, Neusa Cristina Vicente; Santos, Raquel; Colaço, Susana
    O encontro “Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2019” pretendeu constituir-se como um espaço para a partilha de práticas, projetos e investigações em inovação pedagógica no ensino da Matemática e das Ciências, e tem como objetivos: - Divulgar práticas e projetos de inovação no ensino da Matemática e das Ciências; - Promover a reflexão crítica sobre estratégias de ensino-aprendizagem orientadas para a interdisciplinaridade na formação inicial e contínua de educadores e professores; - Contribuir para a reflexão sobre a flexibilidade curricular, autonomia e inovação pedagógica em Matemática e das Ciências; - Compreender as potencialidades das ferramentas digitais em contexto educativo e, em particular, no ensino da Matemática e das Ciências.