Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Carvalho, Gonçalo Filipe Silva

Search Results

Now showing 1 - 4 of 4
  • Processo de Pensamento dos Treinadores de Elite no Futebol: Fatores de Treino e Forma Desportiva.
    Publication . Carvalho, Gonçalo; Rodrigues, José
    O presente artigo é resultado de um estudo qualitativo, realizado com foco na problemática “Fatores de Treino no Futebol – Psicológicos, Físicos, Táticos e Técnicos e respetiva Forma Desportiva”. Na sua realização foram entrevistados dez treinadores, com experiência recente na Primeira e Segunda Ligas Portuguesas de Futebol Profissional. Os dados recolhidos foram tratados com recurso ao software MAXQDA 2018®. Da análise efetuada destaca-se que todos os participantes indicam trabalhar os fatores de treino de forma integrada, assumem a importância dos fatores psicológicos e objetivam uma forma desportiva constante. Somos levados a concluir que a abordagem aos fatores de treino relaciona-se com o processo de pensamento do treinador, traduzindo-se na planificação definida, nos pensamentos e decisões interativas, assim como nas suas crenças e reflexões.
  • Planeamento e Periodização, em equipas profissionais, na perspetiva do Treinador de elite
    Publication . Carvalho, Gonçalo; Rodrigues, José
    The main goal of any coach is the achievement of success, materialized through the achievement of the goals that he proposes and in the collective dynamic he creates in his team. To make this possible, it is necessary that he designs, plans and performs quality work in order to allow an adequate intervention with the players. In this framework, concepts such as Planning, Periodization, Game Model, Principles and Dimensions of Training and Sports Performance are of vital importance in the coach's action. The present study aimed to understand the principles of training in the perspective of some elite national coaches in the context of professional football, identify the coaches’ options/decisions when planning and through the sports season. It is also our intention to collect data and information regarding this problematic that can contribute to the creation of a tool which represents the training conception mentioned above. To carry out the study, ten interviews were conducted with soccer coaches, with professional experience in men's senior teams, competing in the main Portuguese championships (Liga NOS - 1st league, Ledman Liga Pro - 2nd league). The answers were treated qualitatively, and the information was coded and analyzed in the software MAXQDA 2018®. The information analysis allowed us to realize that: the Training Process is seen by coaches as comprehensive and fundamental; there is a concern to schedule adequately and on a weekly basis; the Game Model discloses an idea, is dynamic and worked from the first day, taking into account the constituent players of the squad; the Training Model and the Game Model are interconnected and seek a constant good performance; the microcycles are a type structure, with complex training units, intense exercises and with well-defined objectives; coaches are given the importance of evaluating and controlling the training. We believe that coaches, in their daily and professional function, rely on theories and beliefs, thoughts and interactive decisions when making routine, immediate and reflexive decisions
  • Deslocação no solo na 1ª infância: estudo exploratório
    Publication . Catela, David; Seabra, Ana Paula; Alves, Andreia; Penteado, Catarina; Carvalho, Gonçalo; Pires, Luís; Serrão-Arrais, Ana
    Com o presente estudo pretendeu-se analisar a diversidade de modos de deslocação no solo na 1ª infância e interação com constrangimentos de contexto. Mães e pais (N= 52) responderam a um questionário fechado pictórico. Foram identificados 20 modos de deslocação no solo distintos, com uma média de 3,04(±3,33) por criança. As que foram incentivadas a andar sem recurso a aranha também foram as que revelaram mais modos de deslocar-se no solo. Mais avançada a posição na fratria, sem uso de aranha, mais cedo a idade de início de deslocação no solo. Assim, há uma grande diversidade de modos de deslocação no solo, e cada criança pode recorrer a mais que um. Logo, a diversidade motora auto-organizada é já evidente na 1ª infância, sendo potenciada por uma posição na fratria mais avançada e inibida pelo uso de aranha.
  • O treinador de elite no futebol e o seu processo de pensamento
    Publication . Carvalho, Gonçalo; Rodrigues, José
    Atualmente é reconhecido que o treinador assume um papel cada vez mais importante na formação dos seus atletas, sendo responsável por um vasto leque de funções, com vista à constante e progressiva evolução do rendimento dos mesmos (Santos, 2015). Este, no exercício da sua função, aplica os conhecimentos que possui da forma que considera mais adequada procurando, como em qualquer área de atividade humana, um diálogo sistemático, consistente e complementar entre a prática e a teoria (Castelo, 2009). No entanto “os caminhos” são bastantes, as “verdades” não são únicas, a metodologia pode ser extremamente diversificada, pelo que são sobejamente conhecidas diferentes formas de atuação para a consecução de um mesmo objetivo: obter sucesso. Nesta perspetiva, planeamento e periodização emergem no mundo do futebol como conceitos-chave na ação e intervenção do treinador, razão pela qual compreender a conceção relativamente a estas temáticas é de elevada pertinência.