Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 10 of 11
  • Capacitação dos pais no pós-parto para a promoção da saúde do bebé: revisão sistemática da literatura
    Publication . Vieira, Maria Magdalena; Reis, Alcinda
    Com o intuito de caracterizar “qual a intervenção do enfermeiro na capacitação dos pais no pós-parto para a promoção da saúde do bebé?” foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) com pesquisa nas bases de dados na Ebsco (CINAHL Complete; MedLine Complete; MedicLatina e Nursing & Allied Health Collection: Comprehensive), pubmed e proquest. As palavras-chave utilizadas foram: Nurs*; Postnatal Care; Health Promotion e Parenting. Foram selecionados 2 artigos que cumpriam com os critérios de inclusão: pais no pós-parto com bebés dos 3 aos 6 meses; a Intervenção do enfermeiro na capacitação dos pais no pós-parto; a Promoção da saúde do bebé e estudos de paradigma interpretativo. Foram excluídos artigos de RSL. Os resultados apontam para uma intervenção de enfermagem que promova a transição para a parentalidade através do acompanhamento, apoio, capacitação e cuidado à mulher/casal/família/comunidade contribuindo para o bem-estar da mãe e para a promoção da saúde do bebé.
  • Do educar ao cuidar na diversidade cultural das famílias
    Publication . Spínola, Ana; Reis, Alcinda
    Cuidar de pessoas e famílias culturalmente diversas constitui-se num dos maiores desafios colocados aos profissionais de saúde e particularmente aos enfermeiros na atualidade, como apontam diferentes indicadores demográficos, sociais e culturais da União Europeia. Na prática clínica destes profissionais com famílias imigrantes identificam-se dificuldades na promoção da sua saúde; esta constatação desencadeia a necessidade de estratégias pedagógicas na formação em Enfermagem para a construção das competências culturais nos estudantes, desde o curso de licenciatura. A valorização do conhecimento teórico e da sua conceptualização na forma como os estudantes cuidam – processo de cuidados – permite a tomada de consciência progressiva, pela prática reflexiva na aquisição de competências, refletindo-se no desenvolvimento congruente das dimensões: instrumental, interpessoal e sistémica para cuidar na diversidade cultural. A estratégia pedagógica desenvolvida, integra evidências de investigação anterior, onde haviam sido identificados elementos facilitadores da comunicação e da avaliação inicial das famílias, potencialmente promotores da adesão e continuidade aos cuidados propostos pelos profissionais de saúde. Pretende-se analisar a construção de competências culturais nos estudantes do curso de licenciatura em Enfermagem, partindo de situações estímulo em sala de aula. Mobilizamos na 1ª fase – estudo qualitativo e de orientação etnográfica. Na 2ª fase – integração de evidências estruturantes de estudos de caso-análise em contexto teórico. Utilização de instrumento de colheita de dados com dimensões – Listen, Explain, Aknowledge, Recommend, Negociate na avaliação de pessoa/família imigrante, sugerido por Campinha-Bacote (2011). Da valorização do conhecimento teórico e da sua concetualização no modo como os estudantes refletem os cuidados em contextos multiculturais, emergem aprendizagens na intervenção com famílias – valores, costumes, crenças e práticas de saúde, para a tomada de decisão e resolução de problemas. A estratégia revela-se impulsionadora da procura ativa de conhecimento e do desenvolvimento das habilidades para aquisição de competências culturais nos estudantes, promovendo o desenvolvimento da sua autorreflexão e pensamento crítico em enfermagem. Palavras-chaves: competência cultural, estratégias pedagógicas, promoção da saúde, estudantes de enfermagem
  • Estratégias para a promoção de competências culturais nos estudantes de enfermagem com famílias imigrantes
    Publication . Reis, Alcinda; Spinola, Ana
    Os cuidados prestados a pessoas/famílias imigrantes representam muitas vezes dificuldades sentidas pelos profissionais na promoção da sua saúde, quer na comunidade quer nas organizações prestadoras de cuidados. O relato desta preocupação pelos enfermeiros, está na base de estratégias pedagógicas adotadas ao nível da formação em Enfermagem. Reflete-se o desenvolvimento de competências culturais nos estudantes da licenciatura, a partir da análise de narrativas de situações reais da prática clínica de enfermeiros, mobilizadas como estímulo. Emergem aprendizagens para os estudantes, associadas à clarificação de valores, costumes, crenças e práticas de saúde de pessoas/família imigrantes mas também dos seus próprios, que identificam como transponíveis para o contexto clínico.
  • PROJETO MEIOS: DA ESTRATÉGIA AOS RESULTADOS PRELIMINARES IDENTIFICADOS EM CONTEXTOS DE CUIDADOS DE SAÚDE
    Publication . Reis, Alcinda; Spínola, Ana; Backström, Bárbara; Chaves, Cláudia; Santiago, Maria Conceição; Santinho, Cristina; Coutinho, Emília; Quintela, Maria; Karimo, Neila; Dénis, Teresa
    Nos cuidados de saúde às pessoas migrantes, há necessidade de considerarem-se caraterísticas étnicas e culturais e a barreira da língua. A omissão destes aspetos compromete a coerência na prática clínica nas organizações prestadoras de cuidados de saúde. O Alto Comissariado para as Migrações [ACM] desenvolveu em Portugal (2009-2012) o Projeto de Mediação Intercultural em Serviços Públicos [MISP], colocando mediadores interculturais nos contextos de cuidados de saúde: elementos neutros particularmente ativos na resolução de tensões. Findo o Projeto inicial cria-se em 2015 a Rede de Ensino Superior em Mediação Intercultural e o grupo temático da Saúde. Iniciase um estudo no paradigma qualitativo, com orientação etnometodológica, para identificação dos resultados do MISP na saúde, designado MEIOS. Pretende-se evidenciar resultados preliminares obtidos, de acordo com a etapa do estudo desenvolvida. Conclui-se sobre a importância da inclusão de mediadores nos contextos, do reconhecimento do seu estatuto de neutralidade e da promoção da sensibilidade cultural.
  • Comunicação intercultural em saúde: contributos para a formação e cuidados de enfermagem
    Publication . Spínola, Ana; Reis, Alcinda
    Neste capítulo apresenta-se uma investigação desenvolvida no âmbito das competências culturais nos enfermeiros e do processo de comunicação intercultural em saúde, cujos resultados foram posteriormente mobilizados no contexto do processo de ensino – aprendizagem dos estudantes da licenciatura em enfermagem. Neste contexto de formação definiram-se diferentes etapas – de acordo com as evidências anteriormente produzidas – visando despoletar-se o processo de construção das competências culturais nos estudantes; traçou-se como objetivo o de analisar a construção das competências culturais nos estudantes da licenciatura em enfermagem, partindo de situações estímulo em sala de aula – narrativas de enfermeiros.
  • Medidas de Proteção e Prevenção da COVID-19 no Tribunal
    Publication . Reis, Alcinda
    Ação de formação solicitada pelo Tribunal da Comarca de Santarém dirigida a magistrados e a funcionários judiciais, sobre:-Cadeia de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 e da doença COVID 19 no tribunal -Higiene das mãos - Etiqueta respiratória -Distanciamento social e circulação nos espaços do edifício do tribunal -Auto monitorização de sintomas -Protocolos de higienização e desinfeção de espaços e superfícies neste contexto profissional -Síntese final
  • Anamnese cultural de enfermagem nas famílias migrantes: uma scoping review
    Publication . Reis, Alcinda; Spinola, Ana; Pinto, M. Rosario; Amendoeira, José
    A prática clínica com famílias migrantes coloca desafios aos profissionais de saúde e particularmente aos enfermeiros na atualidade, como apontam diferentes autores nacionais e internacionais. Na anamnese cultural os profissionais procuram identificar elementos facilitadores da comunicação e da avaliação inicial das famílias, visando a promoção da adesão e da continuidade aos cuidados propostos.
  • Processo de cuidados com famílias migrantes – do contexto de formação ao profissional
    Publication . Reis, Alcinda; Spínola, Ana
    Introdução: O processo de cuidados desenvolvido pelos enfermeiros carateriza-se pela mobilização de conhecimentos específicos que lhes permitam fazer o diagnóstico e o planeamento do cuidado por eles próprios executado e controlado. Quando os focos de cuidados são famílias migrantes surgem contornos particulares, posto que o processo de cuidados acompanha as mudanças na vida, na saúde, nas relações e no ambiente em que estas pessoas se movem no país que os acolhe. A vivência da saúde e da doença nas pessoas/famílias migrantes, ocorre frequentemente com dificuldades quer na comunicação, pela barreira da língua nas situações de cuidados, quer pela menor sensibilidade cultural dos profissionais nos serviços de saúde. A evidência científica nacional e internacional mostra que estas dificuldades concorrem frequentemente para que surjam vulnerabilidades físicas, psicológicas e/ou socioculturais nas famílias migrantes. Decorre desta realidade que em contexto de formação em enfermagem, se procure investir no desenvolvimento das competências culturais dos estudantes, entendendo-as como as que resultam de um conjunto de habilidades que os enfermeiros precisam desenvolver, para conseguirem cuidar a pessoa/família de forma central e individualizada, desde o momento da avaliação inicial. Objetivo: Analisar estratégia facilitadora do desenvolvimento de competências nos estudantes do 1º ciclo da formação em enfermagem, com famílias migrantes. Metodologia: desenvolveu-se um estudo inicial qualitativo e etnográfico; técnicas de recolha de dados: narrativas, observação participante, grupos de discussão e entrevistas. Face aos resultados do estudo, mobilizou-se como estratégia o estudo de caso-análise em sala de aula com os estudantes, que analisaram e discutiram narrativas de enfermeiros sobre cuidados a famílias migrantes. Resultados: os estudantes revelaram aprendizagens para o desenvolvimento do processo de cuidados com famílias migrantes, nas suas diferentes etapas – pela identificação de diversos valores, costumes, crenças e práticas de saúde e aquisição de maior segurança para a tomada de decisão e resolução de problemas em contexto profissional. Conclusões: Assumiu-se a estratégia como facilitadora das competências culturais nos estudantes – essencialmente ao nível do seu desenvolvimento cognitivo e da autoconfiança – com reflexos efetivos a serem traduzidos na qualidade do processo de cuidados com famílias migrantes.
  • Anamnese Cultural de enfermagem nas famílias migrantes: Uma scoping review
    Publication . Spínola, Ana; Reis, Alcinda; Dias, Hélia; Pinto, Rosário; Amendoeira, José
    Anamnese cultural de enfermagem nas famílias migrantes: uma scoping review Resumo Desenvolve-se uma scoping review que procura identificar as dimensões que os enfermeiros mobilizam na anamnese cultural das famílias migrantes. Define-se a seguinte questão: quais as dimensões que os enfermeiros mobilizam na anamnese cultural das famílias migrantes? Construindo-se o presente background: A prática clínica com famílias migrantes coloca desafios aos profissionais de saúde e particularmente aos enfermeiros na atualidade, como apontam diferentes autores nacionais e internacionais. Na anamnese cultural os profissionais procuram identificar elementos facilitadores da comunicação e da avaliação inicial das famílias, visando a promoção da adesão e da continuidade aos cuidados propostos. Material e métodos: As famílias migrantes constituem-se a População da Scoping Review; Conceitos: Anamnese cultural; famílias; migrantes; competência cultural; enfermagem; Contexto: a anamnese cultural por enfermeiros. Os estudos a incluir são de tipo quantitativo, qualitativo e misto. A pesquisa foi realizada com os descritores Mesh interligados pelo booleano AND e conjuga os seguintes descritores: Emigration and immigration AND Family nursing AND Cultural competency. Procede-se à pesquisa de artigos primários e secundários, publicados nas bases de dados ProQuest e PubMed e na plataforma EBSCOhost: CINAHL Complete, MEDLINE Complete e Mediclatina, com os limitadores: texto integral, publicado entre 13/6/2013 a 13/6/2018, humanos e qualquer autor é enfermeira. Tratamento e análise dos resultados: O processo de seleção dos estudos está em curso e desenvolve-se de acordo com o PRISMA; procede-se deste modo à extração dos dados a partir do instrumento proposto pelo Joanna Briggs Institute, garantido a qualidade metodológica dos mesmos. Nos resultados destaca-se a importância da relação de confiança estabelecida com as famílias migrantes. Conclusão: Nas evidências obtidas identifica-se a valorização pelos enfermeiros das experiências de saúde e de doença das famílias migrantes no país de acolhimento, quando é desenvolvida uma adequada anamnese cultural. Palavras-chave: Anamnese cultural; famílias migrantes; enfermagem
  • Cuidados de saúde à família migrante doente. Da formação à prática clínica
    Publication . Spínola, Ana; Reis, Alcinda
    A comunicação que se apresenta teve como ponto de partida a prática clínica dos enfermeiros com famílias migrantes apresenta dificuldades na promoção da sua saúde e na gestão de situações de doença; e a necessidade de desenvolver estratégias pedagógicas na formação em Enfermagem para aprender a cuidar famílias migrantes em situação de doença. Organiza-se em três eixos temáticos que identificamos: 1) a pessoa/família migrante em situação de doença aguda; 2) os estudantes de enfermagem em processo de formação; 3) da formação à prática clínica com famílias migrantes. Como objetivo define-se: analisar os cuidados de saúde à família migrante doente desde o processo de formação dos estudantes de enfermagem. Mobilizam-se diferentes instrumentos de colheita de dados em processos de saúde-doença. Em Síntese torna-se fundamental o desenvolvimento da investigação do processo de formação conducente à prática clínica em enfermagem no sentido da sustentação dos cuidados – através da compreensão cultural das pessoas envolvidas – profissionais e migrantes.