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- Cuidadores Informais em Portugal: Formação ao longo da vidaPublication . Reis, Alcinda Maria Sarmento do Sacramento Costa; Afonso, Catarina; Viana, Susana; Nogueira, Helena; Godinho, Celeste; Oliveira, Rafael; Marta, Rosa; Melo, Sónia; Olas, Anabela; Moutinho, Victor; carvalho, Carla; Marques, Rosa; Carvalho, Telma; Pereira, Inês; Matias, SilviaA obra que se apresenta, surgiu após desenvolvimento de dois cursos de formação conducentes a microcredenciali, no âmbito da capacitação de equipas de profissionais de referência que trabalham quotidianamente com cuidadores informais e também da capacitação destes mesmos cuidadores. O desenvolvimento destes cursos decorreu após identificação de necessidades de formação especificas, pela Escola Superior de Saúde (ESSS) do Politécnico de Santarém em estreita articulação com entidades parceiras do IPSantarém e da comunidade em geral, visando respostas e estratégias de operacionalização do Decreto-Lei nº. 1/2022, de 10 de janeiro, referente à implementação do Estatuto do Cuidador Informal em Portugal. Por outro lado a ESSS assume-se como responsável direta pelo desenvolvimento da atividade académica de ensino, investigação e formação na área da saúde, ao serviço da sociedade, empenhada na qualificação de alto nível dos cidadãos; visa a produção e difusão do conhecimento, criação, transmissão e difusão do saber de natureza profissional, da cultura, da ciência, da tecnologia, da investigação orientada e do desenvolvimento experimental, centralizada nos estudantes/formandos e na comunidade envolvente, num quadro de referência internacional. Um diagnóstico das necessidades de oferta formativa desenvolvido recentemente na ESSS com diferentes stakeholders (Reis et al., 2021)ii, identificou a necessidade de preparação da comunidade para os cuidados aos mais velhos, considerando que a realidade do apoio à pessoa idosa, denota preocupação na oferta de cuidados especializados no âmbito da saúde e do social. A preocupação manifestada assenta na realidade loco-regional e nacional quando se analisam nos últimos anos essencialmente os elevados índices nacionais de envelhecimento, de dependência total e de dependência dos idosos. Foi neste alinhamento que foram planeados de entre outros, os processos formativos dos cursos conducentes a microcredenciais a serem desenvolvidos por docentes do Politécnico de Santarém e por técnicas superiores do Instituto da Segurança Social que gentilmente acederam a uma colaboração que resultou perfeita. Visou-se promover o desenvolvimento de competências para o acompanhamento de cuidadores informais, valorizando-se as especificidades da trajetória do cuidar de cada cuidador informal. Pretendeu-se assim a capacitação dos profissionais de referência, para o acompanhamento de cuidadores informais. Entenderam-se aqui estes profissionais, como aqueles que são referenciados pelos serviços competentes de saúde e da segurança social da área de residência da pessoa cuidada, competindo-lhes o acompanhamento de proximidade e a mobilização dos recursos disponíveis para assegurarem, de forma adaptada e organizada, os apoios e serviços, por forma a responderem às necessidades ao nível dos cuidados de saúde e de apoio social. Nesta obra, são mobilizados os diferentes constructos onde se alicerça o processo de atribuição/aquisição do Estatuto de Cuidador Informal, através da partilha de projetos piloto, pretendendo-se fornecer ao leitor, contributos para a sensibilização individual e experiencial na avaliação do processo de acompanhamento dos cuidadores informais, através da reflexão critico-reflexiva como ferramenta de desenvolvimento de competências dos profissionais das equipas de referência mas também dos que são efetivamente cuidadores informais, numa perspetiva sinergética de trabalho em equipa.
- Capacitação dos pais no pós-parto para a promoção da saúde do bebé: revisão sistemática da literaturaPublication . Vieira, Maria Magdalena; Reis, AlcindaCom o intuito de caracterizar “qual a intervenção do enfermeiro na capacitação dos pais no pós-parto para a promoção da saúde do bebé?” foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) com pesquisa nas bases de dados na Ebsco (CINAHL Complete; MedLine Complete; MedicLatina e Nursing & Allied Health Collection: Comprehensive), pubmed e proquest. As palavras-chave utilizadas foram: Nurs*; Postnatal Care; Health Promotion e Parenting. Foram selecionados 2 artigos que cumpriam com os critérios de inclusão: pais no pós-parto com bebés dos 3 aos 6 meses; a Intervenção do enfermeiro na capacitação dos pais no pós-parto; a Promoção da saúde do bebé e estudos de paradigma interpretativo. Foram excluídos artigos de RSL. Os resultados apontam para uma intervenção de enfermagem que promova a transição para a parentalidade através do acompanhamento, apoio, capacitação e cuidado à mulher/casal/família/comunidade contribuindo para o bem-estar da mãe e para a promoção da saúde do bebé.
- Do educar ao cuidar na diversidade cultural das famíliasPublication . Spínola, Ana; Reis, AlcindaCuidar de pessoas e famílias culturalmente diversas constitui-se num dos maiores desafios colocados aos profissionais de saúde e particularmente aos enfermeiros na atualidade, como apontam diferentes indicadores demográficos, sociais e culturais da União Europeia. Na prática clínica destes profissionais com famílias imigrantes identificam-se dificuldades na promoção da sua saúde; esta constatação desencadeia a necessidade de estratégias pedagógicas na formação em Enfermagem para a construção das competências culturais nos estudantes, desde o curso de licenciatura. A valorização do conhecimento teórico e da sua conceptualização na forma como os estudantes cuidam – processo de cuidados – permite a tomada de consciência progressiva, pela prática reflexiva na aquisição de competências, refletindo-se no desenvolvimento congruente das dimensões: instrumental, interpessoal e sistémica para cuidar na diversidade cultural. A estratégia pedagógica desenvolvida, integra evidências de investigação anterior, onde haviam sido identificados elementos facilitadores da comunicação e da avaliação inicial das famílias, potencialmente promotores da adesão e continuidade aos cuidados propostos pelos profissionais de saúde. Pretende-se analisar a construção de competências culturais nos estudantes do curso de licenciatura em Enfermagem, partindo de situações estímulo em sala de aula. Mobilizamos na 1ª fase – estudo qualitativo e de orientação etnográfica. Na 2ª fase – integração de evidências estruturantes de estudos de caso-análise em contexto teórico. Utilização de instrumento de colheita de dados com dimensões – Listen, Explain, Aknowledge, Recommend, Negociate na avaliação de pessoa/família imigrante, sugerido por Campinha-Bacote (2011). Da valorização do conhecimento teórico e da sua concetualização no modo como os estudantes refletem os cuidados em contextos multiculturais, emergem aprendizagens na intervenção com famílias – valores, costumes, crenças e práticas de saúde, para a tomada de decisão e resolução de problemas. A estratégia revela-se impulsionadora da procura ativa de conhecimento e do desenvolvimento das habilidades para aquisição de competências culturais nos estudantes, promovendo o desenvolvimento da sua autorreflexão e pensamento crítico em enfermagem. Palavras-chaves: competência cultural, estratégias pedagógicas, promoção da saúde, estudantes de enfermagem
- Estratégias para a promoção de competências culturais nos estudantes de enfermagem com famílias imigrantesPublication . Reis, Alcinda; Spinola, AnaOs cuidados prestados a pessoas/famílias imigrantes representam muitas vezes dificuldades sentidas pelos profissionais na promoção da sua saúde, quer na comunidade quer nas organizações prestadoras de cuidados. O relato desta preocupação pelos enfermeiros, está na base de estratégias pedagógicas adotadas ao nível da formação em Enfermagem. Reflete-se o desenvolvimento de competências culturais nos estudantes da licenciatura, a partir da análise de narrativas de situações reais da prática clínica de enfermeiros, mobilizadas como estímulo. Emergem aprendizagens para os estudantes, associadas à clarificação de valores, costumes, crenças e práticas de saúde de pessoas/família imigrantes mas também dos seus próprios, que identificam como transponíveis para o contexto clínico.
- Cuidar de crianças hospitalizadas culturalmente diversasPublication . Vala, Mafalda; Neto, Paulo; Sivério, Luís; Costa Dos Reis, Alcinda; Amendoeira, JoséOs contextos de cuidados de Enfermagem em Pediatria caraterizam-se por frequentemente serem desenvolvidos com crianças hospitalizadas culturalmente diversas e em parceria com as suas famílias, em diferentes fases de transição. O principal objetivo do artigo foi caracterizar a evidência científica obtida sobre a integração dos familiares no processo de cuidados culturalmente congruente a crianças hospitalizadas, culturalmente diversas. Foi utilizada a Revisão Sistemática de Literatura como metodologia para uma primeira compreensão deste fenómeno, tendo sido formulada a seguinte questão em formato PICO: A integração da família no processo de cuidados contribui para os cuidados culturalmente congruentes a crianças hospitalizadas, culturalmente diversas? Procedeu-se à pesquisa na plataforma EBSCO (CINAHL Plus; Medline; Cochrane Database of systematic reviews; Nursing and Allied Health Collection: Basic & Comprehensive; Medical Latina), prosseguindo o protocolo estabelecido. As evidências encontradas permitiram confirmar que os enfermeiros devem ter em conta os seus próprios contextos culturais, podendo ser significativamente diferentes dos das pessoas que cuidam. É determinante a integração dos familiares no processo de cuidados promovendo assim ações e decisões feitas à medida, adequadas aos valores, às crenças e aos modos de vida da criança e da família.
- Desenvolvimento das Competências Culturais nos Enfermeiros com Famílias Migrantes a partir da Utilização do MDAIFPublication . Reis, Alcinda Maria Sarmento do Sacramento Costa; Spínola, Ana Cristina; Dias, Hélia; Sousa, Edmundo; Santiago, Maria ConceiçãoNas unidades de cuidados de saúde primários nacionais, tem-se registado nos últimos anos uma afluência considerável de famílias de diferentes origens culturais. Esta situação coloca aos enfermeiros dificuldades específicas, relacionadas com o desconhecimento de caraterísticas étnicas e culturais bem como com a mobilização do Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar (MDAIF) em contexto da prática clínica, nomeadamente na etapa de avaliação inicial das famílias. Pretende-se estudar a prática de mobilização do MDAIF pelos enfermeiros na especificidade das famílias migrantes, identificando soluções a implementar (estruturação de guidelines) para as boas práticas de enfermagem com estas famílias.
- PROJETO MEIOS: DA ESTRATÉGIA AOS RESULTADOS PRELIMINARES IDENTIFICADOS EM CONTEXTOS DE CUIDADOS DE SAÚDEPublication . Reis, Alcinda; Spínola, Ana; Backström, Bárbara; Chaves, Cláudia; Santiago, Maria Conceição; Santinho, Cristina; Coutinho, Emília; Quintela, Maria; Karimo, Neila; Dénis, TeresaNos cuidados de saúde às pessoas migrantes, há necessidade de considerarem-se caraterísticas étnicas e culturais e a barreira da língua. A omissão destes aspetos compromete a coerência na prática clínica nas organizações prestadoras de cuidados de saúde. O Alto Comissariado para as Migrações [ACM] desenvolveu em Portugal (2009-2012) o Projeto de Mediação Intercultural em Serviços Públicos [MISP], colocando mediadores interculturais nos contextos de cuidados de saúde: elementos neutros particularmente ativos na resolução de tensões. Findo o Projeto inicial cria-se em 2015 a Rede de Ensino Superior em Mediação Intercultural e o grupo temático da Saúde. Iniciase um estudo no paradigma qualitativo, com orientação etnometodológica, para identificação dos resultados do MISP na saúde, designado MEIOS. Pretende-se evidenciar resultados preliminares obtidos, de acordo com a etapa do estudo desenvolvida. Conclui-se sobre a importância da inclusão de mediadores nos contextos, do reconhecimento do seu estatuto de neutralidade e da promoção da sensibilidade cultural.
- Comunicação intercultural em saúde: contributos para a formação e cuidados de enfermagemPublication . Spínola, Ana; Reis, AlcindaNeste capítulo apresenta-se uma investigação desenvolvida no âmbito das competências culturais nos enfermeiros e do processo de comunicação intercultural em saúde, cujos resultados foram posteriormente mobilizados no contexto do processo de ensino – aprendizagem dos estudantes da licenciatura em enfermagem. Neste contexto de formação definiram-se diferentes etapas – de acordo com as evidências anteriormente produzidas – visando despoletar-se o processo de construção das competências culturais nos estudantes; traçou-se como objetivo o de analisar a construção das competências culturais nos estudantes da licenciatura em enfermagem, partindo de situações estímulo em sala de aula – narrativas de enfermeiros.
- Medidas de Proteção e Prevenção da COVID-19 no TribunalPublication . Reis, AlcindaAção de formação solicitada pelo Tribunal da Comarca de Santarém dirigida a magistrados e a funcionários judiciais, sobre:-Cadeia de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 e da doença COVID 19 no tribunal -Higiene das mãos - Etiqueta respiratória -Distanciamento social e circulação nos espaços do edifício do tribunal -Auto monitorização de sintomas -Protocolos de higienização e desinfeção de espaços e superfícies neste contexto profissional -Síntese final
- Anamnese cultural de enfermagem nas famílias migrantes: uma scoping reviewPublication . Reis, Alcinda; Spinola, Ana; Pinto, M. Rosario; Amendoeira, JoséA prática clínica com famílias migrantes coloca desafios aos profissionais de saúde e particularmente aos enfermeiros na atualidade, como apontam diferentes autores nacionais e internacionais. Na anamnese cultural os profissionais procuram identificar elementos facilitadores da comunicação e da avaliação inicial das famílias, visando a promoção da adesão e da continuidade aos cuidados propostos.