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- eprac@SL :espaço de partilha de recursos académicos e científicos em second lifePublication . Loureiro, Ana; Sequeira, PedroIncentivar a comunidade académica e científica da ESES e da ESDRM a pesquisar sobre SL;Promover a partilha da informação, de conteúdos e de recursos sobre a SL;Desenvolver conteúdos e recursos sobre a SL;Disponibilizar documentos, artigos, notícias e links que considere pertinentes e úteis no auxilio à investigação científica e ao trabalho académico com/na SL;proporcionar à comunidade académica e científica em geral um espaço de partilha de recursos sobre SL.
- Analyzing the influence of playing time and partial score on the tactical behavior in the duel 2 vs 2 in the offensive process in handball, using the polar coordinates techniquePublication . Prudente, João Filipe; Sousa, Duarte; Sequeira, Pedro; López-López, José Antonio; Hernández-Mendo, AntonioDiferentes estudios hacen referencia a como el tiempo de juego, la puntuación parcial y la interacción de ambos influyen en los comportamientos de jugadores y equipos. Con este estudio se intentó demostrar la compleja realidad del comportamiento táctico en el ataque en la Copa de Europa Masculina, mediante la detección de patrones de comportamiento y vincularlos al tiempo de juego y a la puntuación parcial. Se utilizó metodología observacional, y para el análisis de los datos se utilizó la técnica de coordenadas polares. El instrumento de observación fue construido ad hoc y validado. La optimización de la herramienta incluye el control de calidad del dato, mediante el análisis de la fiabilidad del observador intra e inter a través del índice Kappa de Cohen (rango entre .85 y 1), y la aplicación del análisis de generalizabilidad (los índices G son adecuados para todos los modelos estimados) que confirman la fiabilidad del instrumento. La muestra contenía todas las situaciones de 2vs2 que se produjeron durante el proceso de ataque organizadas en igualdad numérica 6vs6, en dieciséis partidos (n = 390). Como principales resultados se pueden referir que el tiempo de juego influyó en la toma de decisiones en relación con los medios tácticos empleados, a excepción de los últimos diez minutos, donde no se encontraron patrones. Los resultados también muestran que hay un menor número de patrones de comportamiento cuando el marcador es un empate.
- Envelhecimento ativo: o paradigma socio-económico da sociedade moderna no distrito de SantarémPublication . Morgado, Sónia; Sequeira, Pedro; Ferreira, Leonor; Lima, Georgette; Silva, RicardinaO envelhecimento ativo constitui-se como um processo integrador e prevalente na sociedade contemporânea. A evidência empírica sugere que a manutenção de actividade física, social, cultural, educacional, é potenciadora de uma satisfação perante a vida positiva e o sentido de utilidade para com a sociedade em idades mais avançadas. O presente estudo resulta do processo de investigação-acção em que se tentou identificar a percepção dos inquiridos face a certos aspectos do envelhecimento e as respostas sociais inerentes. Os resultados são consistentes com os estudos, uma vez que os inquiridos procuram manter-se ocupados, das mais variadas formas, para manter os seus níveis de satisfação para com a vida positivos. - Active aging is as an integrating and prevalent process in contemporary society. Empirical evidence suggests that the maintenance of physical activity, social, cultural, educational, is a positive factor for increasing the satisfaction with life and the sense of usefulness for the society at older ages. This study follows the process of action- research that attempted to identify the perception of respondents from certain aspects of aging and the social responses inherent. The results are consistent with studies, since the respondents seek to keep themselves busy, in different ways, to keep their levels of positive satisfaction with life.
- O comportamento e as decisões pré- e pós-interativas do treinador de andebol de topo durante a competiçãoPublication . Sequeira, Pedro; Hanke, Udo; Rodrigues, JoséEste estudo tem como objetivo caraterizar as decisões pré- e pós-interativas e o comportamento do treinador de andebol de topo em competição e sua consequente relação. Observámos 6 treinadores de equipas Seniores Masculinas da Divisão Principal de Andebol em Portugal. Filmámos por treinador e durante três semanas, três jogos. Antes e após cada jogo foi efetuada uma entrevista. A amostra ficou reduzida a 18 jogos e 36 entrevistas. Neste estudo utilizámos o Sistema de Observação do Comportamento do Treinador (S.O.T.A.), desenvolvido por Rodrigues, Rosado, Sarmento, Ferreira & Leça-Veiga, (1993), como forma de avaliar as variáveis comportamentais, e entrevistas, para analisar as decisões pré- e pós-interativas, avaliando assim as variáveis cognitivas. Podemos concluir que o comportamento do treinador na competição é planificado e objecto de reflexão, mas que apresenta algumas incoerências na relação entre decisões pré-interativas, comportamento e decisões pós-interativas.- The aim of this study is to characterize the behavior and the pre- and post-interactive decisions of top handball coach's during handball competitions and its consequent relationship. We observed six top handball coaches of the Portuguese Senior Men's Main Division Main. We filmed every coach during three weeks a total of three games. Before and after each game was preceded by an interview. The sample was reduced to 18 games and 36 interviews. This study used the Behavioral Observation System of Coach (SOTA), developed by Rodrigues, Rosado, Sarmento, Leça-Ferreira & Veiga (1993), in order to assess the behavioral variables, and interviews to analyze the pre- and post-interactive decisions, thus assessing the cognitive variables. We can conclude that the behavior of the coach in the competition is planned and subject of reflection, but presents some inconsistencies in the relationship between pre-interactive decisions, behavior and post-interactive decisions.
- Behavioral analysis of premier league top coaches in concern with their pre and post game decisionsPublication . Sequeira, Pedro; Dimkova, Rositsa; Hanke, Udo; Rodrigues, JoséSubmitted article is thorough study of top coaches behavioral responses during the competition. A detailed analysis of the literature /from the last 15 years / is made, focusing on various determinants of sporting success which determine the role of the coach to shine and not be underestimated. It stressed the need to examine current trends, that elucidate the process complexity / behavioral and cognitive / in coaching job.
- Construção e validação de um sistema de observação em competição no futebol de bolas paradasPublication . Teixeira, Eduardo; Loureiro, Nuno; Sequeira, PedroTendo em conta a importância assumida das bolas paradas (BP), como elementos decisivos no desenvolvimento e decisão nos jogos de futebol, o objetivo do estudo foi construir e validar um Sistema de Observação em Competição no Futebol de Bolas Paradas (SOCFutBP), de acordo com a metodologia observacional e suportado por um software de análise de jogo (VideObserver). O estudo foi constituído por uma amostra de 80 ações de bolas paradas observadas numa das partes de um jogo de futebol do Campeonato Nacional de Juvenis de Sub-17. A metodologia de desenvolvimento do sistema de observação adotou os seguintes passos: definição de critérios (e respetivas categorias); seleção e adequação do instrumento; aperfeiçoamento e validação facial do sistema; validação propriamente dita do sistema (intra e inter-observadores) e aplicação do estudo piloto. O Sistema de Observação em Competição de Futebol de Bola Paradas (SOCFutBP) foi construído e validado apresentando dez critérios adequados e ajustados para a recolha e análise de dados no âmbito da investigação focada nas bolas paradas no Futebol, uma vez que todos os critérios apresentaram valores de K superiores a 0,75 na fiabilidade intra-observador e inter-observadores.
- Validação e desenvolvimento de um sistema de observação da comunicação cinésica do instrutor de fitnessPublication . Alves, Susana; Rodrigues, José; Balcells, Marta; Foguet, Oleguer; Sequeira, Pedro; Simões, Vera; Franco, SusanaEste estudo foi realizado com o propósito de desenvolver e validar o sistema de observação da comunicação cinésica do instrutor de fitness, assim como realizar uma aplicação piloto do mesmo. No processo de desenvolvimento e validação do novo sistema de observação foram consideradas cinco fases sequenciais. No final deste processo foi estabelecida a validade e fiabilidade de 5 dimensões e 21 categorias de comportamento cinésico dos instrutores, criando-se a versão final deste sistema de observação. Esta versão do sistema de observação foi aplicada num estudo piloto a uma amostra de 12 instrutores de quatro atividades de grupo distintas. Os resultados indicam que o comportamento proxémico dos instrutores pode ser codificado com recurso ao sistema de observação da comunicação cinésica do instrutor de fitness, tendo sido realizada uma análise comparativa acerca da sua intervenção nas diversas atividades, ainda que com uma amostra reduzida.
- Análise do pensamento, da acção e da reacção no feedback dos treinadores de andebol dos escalões de formaçãoPublication . Sequeira, Pedro“Coaching is communication. Every act of coaching requires you to communicate. Successful coaches are masterful communicators.” Martens (1997) As características do Treinador, a sua formação e experiência, assim como as qualidades físicas, técnicas, psicológicas, entre outras, dos Atletas, são determinantes no sucesso desportivo e na relação pedagógica em Desporto. A relação pedagógica, entre Treinador e Atleta, irá influenciar tudo aquilo que se passa antes, durante e após o treino. São muitos os factores inerentes à relação pedagógica, no entanto, existe um que é preponderante em qualquer tipo de relação, seja ela pedagógica ou não, que é a comunicação. A arte de saber comunicar poderá influenciar, positiva ou negativamente, a prestação de um Atleta. Para Martens (1997), não chega aos Treinadores apenas dominar o envio, o conteúdo e a parte verbal, mas também a recepção, a parte não verbal e a parte psicológica de uma comunicação. O Feedback é um dos instrumentos que o Treinador utiliza para comunicar com o Atleta no processo da relação pedagógica. É através do Feedback que o Atleta tem possibilidades de evoluir em termos psicomotores, pois só assim é que ele obtém informações acerca das suas prestações.Será que o Treinador está apto a emitir Feedbacks apropriados? Sabe quando os utilizar e quais as suas consequências? Será que o Treinador tem uma formação desportiva e pedagógica que influencie positiva ou negativamente a prescrição de Feedbacks? A investigação científica tem se debruçado sobre o Feedback mais ao nível da Educação Física e dos seus profissionais. Mas assim como é importante o Feedback no desempenho dos alunos nas aulas de Educação Física, também o parece ser durante os treinos desportivos. Afinal, em ambos os casos, o Feedback tem o mesmo objectivo: auxiliar os Atletas/Alunos a desenvolverem as suas habilidades psicomotoras. Os estudos sobre o Feedback costumam apenas abordar a sua utilização durante o treino ou a aula de Educação Física. Actualmente, a investigação tem abordado, não só aquilo que se passa durante a fase interactiva, o treino ou a aula, mas também aquilo que ocorre antes e depois da fase interactiva. Este estudo pretende, não só abordar a análise multidimensional do Feedback em situações de treino de Andebol, nos escalões de formação, mas também analisar o que os Treinadores pensam antes do treino. Iremos, também, aproveitar para confrontar Treinadores com duas formações distintas, ao nível universitário e ao nível federativo, como forma de verificar qual a influência da formação dos Treinadores num instrumento tão importante como parece ser o Feedback. O estudo deste tema parece-nos de grande importância, na medida que permitirá abordar e aprofundar o estudo sobre o Feedback em situação de treino desportivo, ao mesmo tempo que permitirá introduzir uma nova perspectiva na abordagem ao Feedback – são as decisões tomadas antes da emissão dos Feedbacks.Pretendemos, com este estudo, contribuir para a pesquisa sobre a utilização do Feedback, no treino nos escalões de formação, e sobre o pensamento do Treinador antes do treino. Para além disto, pretendemos também contribuir para a análise da influência da formação profissional no processo ensino-aprendizagem.
- Ser treinador, uma profissão com presente e futuroPublication . Sequeira, PedroNos últimos anos tem sido publicada legislação que enquadrou a função de treinador enquanto profissão, etapa muito importante para ajudar no reconhecimento da profissão de treinador pela sociedade. No entanto, continua a estar no treinador, o maior desafio: percorrer o seu caminho, ir à procura de conhecimentos e competências para ser cada vez melhor na sua atividade, ser reconhecido por aquilo que faz pelas crianças, jovens e adultos durante o treino e competições e não apenas porque existe uma lei que diz que as suas funções passaram a ser uma profissão legislada! Face a conjuntura nacional (e internacional) acreditamos que os treinadores vão sendo cada vez mais necessárias no enquadramento desportivo das crianças e jovens. Em muitas regiões já é notória a importância que o desporto associativo e federado tem na oferta de uma possibilidade de atividade física desportiva regular para as faixas etárias mais jovens. Ser treinador é uma profissão com (e de) futuro.
- Sistema de observação da comunicação proxémica do instrutor de fitness (SOPROX-Fitness): desenvolvimento, validação e estudo pilotoPublication . Alves, Susana; Rodrigues, José; Castañer Balcells, Marta; Camerino Foguet, Oleguer; Sequeira, Pedro; Carvalhinho, Luis; Simões, Vera; Franco, SusanaEste estudo foi realizado com o propósito de desenvolver e validar o Sistema de Observação da Comunicação Proxémica do Instrutor de Fitness, assim como realizar uma aplicação piloto do mesmo. No processo de desenvolvimento e validação do novo sistema de observação foram consideradas cinco fases sequenciais. No final deste processo foi estabelecida a validade e fiabilidade de 5 dimensões e 23 categorias de comportamento proxémico dos instrutores, criandose a versão final deste sistema de observação. Esta versão do sistema foi aplicada num estudo piloto a uma amostra de 12 instrutores de fitness de quatro atividades de grupo distintas. Os resultados indicam que o comportamento proxémico dos instrutores pode ser codificado com recurso ao Sistema de Observação da Comunicação Proxémica do Instrutor de Fitness, tendo sido realizada uma análise comparativa acerca da sua intervenção nas diversas atividades, ainda que com uma amostra reduzida.