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  • INTERVENÇÕES DO ENFERMEIRO PROMOTORAS DO AUTOCUIDADO DA PESSOA IDOSA COM HIPERTENSÃO
    Publication . Figueiredo, Maria do Carmo; Spínola, Ana; Godinho, Celeste; Ferreira, Salete; Maduro, Ângela; Regente, Jacinta; Coelho, Sónia
    Introduction: The prevalence of hypertension is attributed to population growth and aging, as well as risk factors associated with behaviors, such as an unhealthy diet, salt abuse, lack of physical activity, overweight, alcohol abuse and smoking. Promoting a culture of citizenship that encourages citizens' literacy and empowerment so that they become more autonomous and responsible for their health and the health of those who depend on them is a challenge for nurses. The importance of carrying out actions to promote literacy centered on health promotion and disease prevention measures, is demonstrated by the scientific evidence embodied in the Portuguese National Health Plan 2020. Objective: To identify nursing interventions that promote self-care in elderly people with Arterial Hypertension. Material and Method: Scoping review based on the Joanna Briggs Institute methodology. Inclusion Criteria; Participants: Elderly People with Arterial Hypertension; Context: Population group of elderly people with hypertension; Concepts: Health promotion, interventions of the nurse specialist in community nursing, self-care, management of the therapeutic regimen, arterial hypertension; Types of studies: Qualitative and quantitative. For the expression of research, the Booleans of AND and OR were used, articulating with the MeSH descriptors. It was carried out on 13/11/2018 in the published and unplublished databases. Results: The methodological evaluation was performed through PRISMA flowchart 2009. Three studies were included, one with a quantitative drawing and two with a mixed design, with qualitative predominance. Sensitive areas were identified for nursing intervention, resistance to drug treatment, absence of health-disease control, positive desire for lifestyle changes, and trust in the health system proved to be important for the adherence to the therapeutic regimen . Conclusion: The evidence analyzed highlights the importance of information as a fundamental dimension for the elderly to acquire knowledge about their illness and the established therapeutic regimen, allowing the minimization and prevention of complications in their health.
  • Refletindo em Cuidados Continuados: o enfermeiro especialista em enfermagem comunitária
    Publication . Rosa, Marta; Godinho, Celeste; Matos, Arminda; Gil, Eduardo; Calado, Maria; Mendes, Mónica; Bispo, Sandra; Pedrosa, Salomé
    Numa sociedade em constante mutação, a educação emerge, num paradigma sistémico, como instrumento capaz de construir um sistema de valores, permitindo a aquisição de conhecimentos e capacidades necessárias ao exercício da cidadania. Neste sentido, no âmbito da formação pós-graduada em Enfermagem Comunitária, apresenta-se neste artigo a metodologia utilizada numa unidade curricular de opção na área dos Cuidados Continuados. Do ambiente da referida unidade curricular, resulta a reflexão produzida pelos mestrandos, ancorada em referenciais, contribuindo para a construção de competências que possibilitam um exercício profissional especializado assente num agir cada vez mais diferenciado. Esta metodologia foi valorizada pelos mestrandos, perspetivando uma reflexão sobre a intervenção especializada, mobilizando para a mesma a conceção teórica, por referência ao desenvolvimento do conhecimento em enfermagem, considerando-se a diversidade e a singularidade dos interesses individuais dos estudantes.
  • “Mexer para Saúde ter” uma academia virtual.
    Publication . Morgado, Carina; Martins, Neuza; Policarpo, Inara; Lourenço, João; Godinho, Celeste; André, Clara
    Introdução A preocupação com a manutenção de um estilo de vida saudável no idoso tem sido refletida em diversas pesquisas, que apontam para a valorização da prática de atividade física e respetivos efeitos na promoção da qualidade de vida e saúde. Este estudo, integrado no projeto Voluntariado virtual, releva a possibilidade de operacionalização de uma “academia virtual” na qual os idosos são estimulados a manter o corpo em movimento. Objetivos Promover o bem-estar físico e psicológico, valorizando a importância da prática de atividade física para a saúde. Estimular a participação dos idosos para um programa de atividade física a pôr em prática no dia-a-dia. Metodologia Estudo descritivo, relatando uma experiência de promoção de atividade física em sessões digitais com idosos institucionalizados. Na 1ª sessão foi recolhida informação sobre os hábitos, conhecimentos e perceções relativamente à prática da atividade física. A partilha deu lugar à desmitificação de alguns aspetos e clarificação de algumas dúvidas. A 2ª sessão teve como objetivo promover um momento de atividade física, com a colaboração de estudantes da Escola Superior de Desporto de Rio Maior. Na 3ª sessão, fez-se uma apreciação relativa à operacionalização das atividades propostas. Resultados Foi possível identificar a consciência dos idosos quanto à importância de manter o corpo em movimento e a sua relação com a saúde; contudo a inatividade física foi prevalente, diretamente associada a situações de dependência funcional. Salienta-se a participação do grupo no reconhecimento da importância da realização dos exercícios diários propostos, assumindo algumas dificuldades na sua concretização. Comentários/Conclusões A adesão dos idosos à prática de atividade física de forma regular e sistemática é possível de operacionalizar à distância, com integração de programas e incentivos específicos estimulantes daquele comportamento. A perceção dos benefícios físicos, sociais e emocionais relacionados com aquela participação constituiu-se um dos principais incrementos.
  • Construção de um instrumento de avaliação do impacto dos programas de educação para a saúde em meio escolar – Projeto Your PEL
    Publication . Godinho, Celeste; André, Clara; Dias, Hélia; Amendoeira, José; Spínola, Ana Cristina; Figueiredo, Maria do Carmo (preferencial); Madeira, Filipe; Ferreira, Manuela; Quaresma, José Carlos; Duarte, Josué
  • Avaliação do impacto de um programa de educação para a saúde suportado numa plataforma digital – Your PEL
    Publication . Spínola, Ana Cristina; Godinho, Celeste; André, Clara; Dias, Hélia; Amendoeira, José; Figueiredo, Maria; Madeira, Filipe; Ferreira, Manuela; Quaresma, José Carlos; Duarte, Josué
  • Como gerir emoções em tempo de pandemia: um desafio para os idosos institucionalizados.
    Publication . Morgado, Carina; Policarpo, Inara; Basílio, Beatriz; Bento, Carolina; Lourenço, João; Godinho, Celeste; André, Clara
    Introdução A pandemia COVID-19 revelou-se um fator que veio potenciar a solidão e o isolamento das pessoas idosas, em particular as que se encontram institucionalizadas. Neste sentido, procurou-se identificar estratégias que ajudem a gerir as emoções, neste contexto tão adverso, recorrendo às TIC como meio para promover o bem-estar e a qualidade de vida, no âmbito do projeto Voluntariado virtual. Objetivo Recolher dados sobre os sentimentos e emoções vividos durante a pandemia e as estratégias utilizadas pelos idosos. Partilhar estratégias facilitadoras da gestão de emoções. Metodologia Realizou-se um estudo descritivo, com recurso à entrevista semiestruturada a 14 idosos, procurando identificar os sentimentos e emoções vividos e as estratégias utilizadas na gestão dos mesmos. Em seguida procedeu-se à análise de conteúdo da informação obtida. A atividade culminou com uma sessão de apresentação dos resultados, com a participação de dois Professores da área da saúde mental que fizeram uma reflexão sobre os mesmos. Resultados De acordo com a análise de conteúdo realizada identificaram-se ao nível das emoções/sentimentos experienciados três categorias: expressões neutras, expressões negativas e expressões positivas. Relativamente às estratégias referidas pelos idosos para gerir as emoções foram identificadas seis categorias: “ver televisão”, “pintar e desenhar”, “praticar a religião”, “realizar videochamada com a família”, “participar no voluntariado da leitura e terço” e “recorrer aos profissionais da instituição”. A reflexão produzida pelos Professores da área da saúde mental veio reforçar e fundamentar a importância das estratégias mobilizadas pelos idosos na gestão das emoções. Comentários/Conclusões A atividade embora tenha decorrido com recurso aos meios telemáticos permitiu a proximidade com os idosos, sendo possível aceder às suas vivências e partilhar uma reflexão sobre estratégias para gerir emoções em tempo de pandemia contribuindo desta forma para o bem-estar e qualidade de vida dos idosos.
  • Projeto Your PEL - desafio e inovação em literacia para a saúde dos jovens.
    Publication . Figueiredo, Maria; André, Clara; Godinho, Celeste; Dias, Hélia; Spínola, Ana Cristina; Amendoeira, José; Madeira, Filipe; Ferreira, Manuela; Quaresma, José Carlos; Duarte, Josué
  • Your PEL - Portal Web para potenciar a literacia em saúde na população jovem
    Publication . Dias, Hélia; Amendoeira, José; Spínola, Ana; Madeira, Filipe; Ferreira, Manuela; Quaresma, José; Godinho, Celeste; Figueiredo, Maria; André, Clara; Ferreira, Mónica; Simões, Teresa; Duarte, Josué; Pintor, Marta; Ferreira, Madalena
    A promoção da saúde em meio escolar, a inovação e a necessidade de recentrar a ação nos resultados implica o desenvolvimento de intervenções mais adequadas à população jovem, privilegiando as tecnologias de informação. Integrando uma visão alargada, o projeto “Your PEL Promover e Empoderar para a Literacia em saúde na população jovem” tem como finalidade ajudar esta geração a atingir a plenitude do seu potencial de saúde e integra três áreas específicas: alimentação, consumos nocivos e sexualidade. No âmbito de uma das atividades do projeto, um grupo de alunos, seu professor e um investigador desenvolveram um sítio web destinado a disseminar informação credível e pronta a ser apreendida e reutilizada por adolescentes 3º ciclo do ensino básico português. O trabalho desenvolvido visa a integração de conteúdos de diversas redes sociais e pretende que os mesmos sejam adequados e atrativos para o publico alvo de adolescentes. Health promotion in schools, innovation, and the need to refocus action on results imply the development of more appropriate interventions for youths, namely using IT. The project "Your PEL to Promote and Empower for Health Literacy in the Young Population", using a broad concept, aims to help this generation reach the fullness of its health potential and integrates three specific areas: food, harmful consumption, and sexuality. As part of one of the activities of the project, a group of students, their teacher, and a researcher, developed a website to disseminate credible, attractive, and adequate information for adolescents of 3rd cycle of Portuguese basic education. The work integrates content from various social networks sites and intends to be adequate and attractive for the target audience (adolescents).
  • Plataforma de intervenção em promoção da literacia na população jovem – Your PEL
    Publication . Madeira, Filipe; Duarte, Josué; Dias, Hélia; Amendoeira, José; Spínola, Ana Cristina; Figueiredo, Maria; Godinho, Celeste; André, Clara