Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Fernandes Borges Pena Seixas, Sónia Isabel

Search Results

Now showing 1 - 3 of 3
  • Cuidar desde o Início: um programa de qualificação para o Sistema Nacional de 329 Intervenção Precoce na Infância
    Publication . Piscalho, Isabel; Luís, Helena; Seixas, Sónia; Hamido, Gracinda
    O programa de formação que se apresenta, no âmbito do Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI), instituído através do Decreto-Lei n.º 281/2009, de 6 de outubro, visou potenciar os recursos humanos integrados ou a integrar as Equipas Locais de Intervenção (ELI) garantindo uma maior cobertura e melhor qualidade das respostas às necessidades multidimensionais e específicas das crianças elegíveis e das suas famílias, com vista à sua inclusão social. Sendo a missão do SNIPI garantir a Intervenção Precoce na Infância (IPI), entendendo- -se como um conjunto de medidas de apoio integrado centrado na criança e na família, incluindo ações de natureza preventiva e reabilitativa, no âmbito da educação, da saúde e da ação social, propôs-se a construção de um conjunto de ações de formação para técnicos dos sistemas de saúde, social e de educação, que trabalhassem neste Sistema e que tivessem necessidades de formação diferenciadas. Apesar do grande desenvolvimento do referencial teórico que sustenta este Sistema de Intervenção, apenas um número reduzido de profissionais teve acesso a formação específica para desempenhar funções, em particular na área do Alentejo, como explicitamos de seguida. Dando resposta a uma necessidade de descentralização desta oferta formativa e estando a nossa Instituição de Ensino Superior no centro da Lezíria do Tejo/Alentejo, inicialmente, analisámos de forma mais detalhada as necessidades desta região. Porém, posteriormente, verificou-se a necessidade de desenvolver este programa formativo a nível nacional no formato b-learning, entre novembro de 2021 e 2 de junho de 2022, e por consequência visou-se além do contributo para a consolidação do próprio Sistema, assegurar a extensão da cobertura já alcançada dos serviços prestados, assim como, naturalmente, a contínua melhoria da sua qualidade.
  • Mindfulness na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico: um estudo exploratório
    Publication . Cabral, Sara; Piscalho, Isabel; Seixas, Sónia
    O presente estudo foi elaborado no âmbito do mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico. O ambiente que envolve a criança é fundamental para um desenvolvimento harmonioso, assim, quando se verificou a presença constante do fator stress, tornou-se pertinente aprofundar a abordagem mindfulness e perceber qual a sua importância nos contextos educativos. Este estudo exploratório, de natureza qualitativa, desenvolveu-se em duas etapas: a primeira consistiu no desenvolvimento de atividades concretas baseadas em mindfulness nos contextos de jardim de infância e de 1.º ciclo do ensino básico; a segunda, na realização de entrevistas semidiretivas realizadas a oito especialistas reconhecidos no âmbito do mindfulness. Este exercício investigativo sugere que o mindfulness pode ser uma ferramenta importante para as crianças por promover o autoconhecimento e a autorregulação emocional. Ao cultivar a gentileza, a empatia, a gratidão e a generosidade contribui-se para a tomada de consciência de uma humanidade comum. A abordagem mindfulness é importante em contexto educativo pois sensibiliza para uma visão holística do desenvolvimento da criança.
  • Conjunto de materiais: educação inclusiva. Módulo 3: gestão da educação inclusiva
    Publication . Piscalho, Isabel; Colaço, Susana; Seixas, Sónia; Silva, Francisco
    O Projeto Educação Inclusiva1 , coordenado pelo Ministério de Educação, através da Direção-Geral da Educação, da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, da Inspeção-Geral da Educação e Ciência e da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional I.P., alicerça-se na qualidade e eficiên cia do sistema de educação e formação para a promoção do sucesso escolar, designadamente no que concerne aos instrumentos para a concretização de uma escola plenamente organizada, em todas as suas dimensões, numa perspetiva inclusiva, e desenvolve-se em três eixos fundamentais: i. Produção de recursos de apoio à Educação Inclusiva – concebidos na ótica da capacitação de docentes para a reflexão, a tomada de decisão e a adoção de práticas educativas com suporte efetivo no conhecimento disponível; ii. Reforço do investimento na capacitação de docentes, incluindo, naturalmente, os que pre sentemente desempenham funções de administração e coordenação, e outros agentes edu cativos e sociais, em matéria de equidade, segundo critérios de inclusão e justiça escolar, por forma a contribuir para o reconhecimento das dimensões política, ética e deontológica do exercício profissional de funções públicas, para o apoio à ação das escolas, nomeadamente, para a promoção de ambientes educativos e de práticas mais inclusivas; iii. Acompanhamento e apoio de (e à) proximidade entre escolas e comunidades, através de pro jetos de investigação-ação a desenvolver nas escolas, sendo, numa primeira fase, dedicados à elaboração e aplicação de guias de reflexão sobre Educação Inclusiva e, numa segunda fase, ao planeamento, intervenção e monitorização em áreas identificadas pelas comunidades educa tivas e locais como deficitárias no âmbito da equidade e inclusão em educação. O Conjunto de Materiais apresentados neste terceiro e-book enquadra-se, pois, no ponto i) Produção de re cursos de apoio à Educação Inclusiva e procura gerar reflexão e iniciativas concretas de ação e envolvimento de diferentes interlocutores das comunidades educativas, através de lentes multidimensionais correspon dentes aos pontos de vista e experiências de que são portadores (Brussino, 2021; Cerna et al., 2021).