Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
263.46 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente estudo foi elaborado no âmbito do mestrado em educação pré-escolar e ensino
do 1.º ciclo do ensino básico. O ambiente que envolve a criança é fundamental para um
desenvolvimento harmonioso, assim, quando se verificou a presença constante do fator
stress, tornou-se pertinente aprofundar a abordagem mindfulness e perceber qual a sua
importância nos contextos educativos. Este estudo exploratório, de natureza qualitativa,
desenvolveu-se em duas etapas: a primeira consistiu no desenvolvimento de atividades
concretas baseadas em mindfulness nos contextos de jardim de infância e de 1.º ciclo do
ensino básico; a segunda, na realização de entrevistas semidiretivas realizadas a oito
especialistas reconhecidos no âmbito do mindfulness. Este exercício investigativo sugere
que o mindfulness pode ser uma ferramenta importante para as crianças por promover o
autoconhecimento e a autorregulação emocional. Ao cultivar a gentileza, a empatia, a
gratidão e a generosidade contribui-se para a tomada de consciência de uma humanidade
comum. A abordagem mindfulness é importante em contexto educativo pois sensibiliza
para uma visão holística do desenvolvimento da criança.
Description
Keywords
mindfulness criança stress jardim de infância 1.º ciclo do ensino básico
Citation
Cabral,S.; Piscalho, I. & Seixas, I. (2022). Mindfulness na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico: um estudo exploratório. In M.J. Cardona & E. Linhares (Eds.) A investigação na formação inicial de professores, 124-139. ISBN 978-989-54983-8-3
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém /ESE