Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
263.46 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente estudo foi elaborado no âmbito do mestrado em educação pré-escolar e ensino
do 1.º ciclo do ensino básico. O ambiente que envolve a criança é fundamental para um
desenvolvimento harmonioso, assim, quando se verificou a presença constante do fator
stress, tornou-se pertinente aprofundar a abordagem mindfulness e perceber qual a sua
importância nos contextos educativos. Este estudo exploratório, de natureza qualitativa,
desenvolveu-se em duas etapas: a primeira consistiu no desenvolvimento de atividades
concretas baseadas em mindfulness nos contextos de jardim de infância e de 1.º ciclo do
ensino básico; a segunda, na realização de entrevistas semidiretivas realizadas a oito
especialistas reconhecidos no âmbito do mindfulness. Este exercício investigativo sugere
que o mindfulness pode ser uma ferramenta importante para as crianças por promover o
autoconhecimento e a autorregulação emocional. Ao cultivar a gentileza, a empatia, a
gratidão e a generosidade contribui-se para a tomada de consciência de uma humanidade
comum. A abordagem mindfulness é importante em contexto educativo pois sensibiliza
para uma visão holística do desenvolvimento da criança.
Description
Keywords
mindfulness criança stress jardim de infância 1.º ciclo do ensino básico
Pedagogical Context
Citation
Cabral,S.; Piscalho, I. & Seixas, I. (2022). Mindfulness na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico: um estudo exploratório. In M.J. Cardona & E. Linhares (Eds.) A investigação na formação inicial de professores, 124-139. ISBN 978-989-54983-8-3
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém /ESE