Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 9 of 9
  • Stability of behaviour patterns in the 200m breaststroke
    Publication . Louro, Hugo; Silva, António; Campaniço, Jorge; Matos, Telmo; Conceição, Ana
    The aim of this study was to analyse the stability of the breaststroke technique in five elite swimmers in a 200m event using a qualitative analysis. The codification of the behaviour of each swimmer during the execution of 20 cycles was achieved using an ad hoc observational instrument comprised of a system of categories and field formats to detect the behavioural patterns (T-patterns); software was used for identifying the technical behaviour of stable structures. The results showed that the stability behaviour varied depending on the swimmer, as the variations of codes in each round produced distinct configurations to determine the differences between cycles for the same swimmer. It was concluded that the instrument used in this study plays an important role through the existence of stable behaviour in the breaststroke technique. It was also concluded that there are distinct patterns and behaviours between swimmers during each lap of the race.
  • Análise da percepção visual nas rendições em natação pura desportiva
    Publication . Fonseca, Andreia; Louro, Hugo; Conceição, Ana
    No âmbito das estafetas em NPD existe uma escassez de investigação sobre as rendições. Um dos desafios é minimizar o tempo de saída do atleta do bloco com o outro que toca na parede, focamo-nos assim no estudo das habilidades visuais nas rendições, verificando a ação motora através da aplicação de um programa de treino de perceção visual nas rendições. O objetivo é verificarmos em que medida é que através da utilização de um programa de treino, a técnica da rendição nas estafetas traz melhorias no tempo de reação. A amostra foi composta por 28 Rev UIIPS. 2019; 7(2): 181-193 182 nadadores com idade 16.36±4.49 anos. Nos resultados sobre a diferença de tempos, as nadadoras em comparação com os nadadores apresentaram melhorias para cada distância de oclusão e sobre a diferença do tempo de reação, as nadadoras apresentaram um efeito positivo no TR após, no entanto os nadadores apresentaram melhorias maiores no TR após a competição.
  • Neuromuscular and motor patterns in breaststroke technique
    Publication . Conceição, Ana; Silva, António; Barbosa, Tiago; Campaniço, Jorge; Louro, Hugo
    Abstract – Te aim of this study was to analyze the inter-temporal neuromuscular and motor patterns in breaststroke technique. Five national level male swimmers performed 200 m breaststroke at maximal effort. Electromyography data onbiceps brachii, deltoid anterior, pectoralis major and triceps brachiiwere analysed. Te relative duration of active and non-active phase and the average rectifed value for the neuromuscular patterns were recorded. Te swim bouts were videotaped in sagittal plane with a pair of cameras and the Teme software 5.0 was used toanalyse the detected patterns in each swimmer. Te neuromuscular pattern revealed that by the average rectifed value the biceps brachiiand triceps brachiiwere increased at the end of the test for swimmers 1 and 5, while biceps brachii, deltoid anteriorand pectoralis majorwere increased for swimmers 2 and 4. Different motor patterns between cycles, and between swimmers were observed.We found similarities between the swimmers, adjusting their style to the technical model. Te absence of a neuromuscular pattern for all swimmers could be related to different technical models used by each swimmer, as presented in the motor patterns. Tese fndings suggested that each swimmers adapted their own motor and neuromuscular pattern in a unique and distinct way
  • Caracterização dos domínios de intensidade de exercício na natação pura desportiva
    Publication . Espada, Mário; Costa, Aldo; Conceição, Ana; Louro, Hugo; Filho, Dalton; Alves, Francisco
    A natação pura desportiva (NPD) apresenta um longo historial e é atualmente uma modalidade desportiva olímpica com dezasseis provas competitivas em cada género. Está a receber muita atenção e interesse por parte da comunidade científica na tentativa de estabelecer melhores processos metodológicos para a melhoria do desempenho dos atletas. Trata-se de uma modalidade desportiva predominantemente composta por provas com grande participação aeróbia, o que conduz à necessidade de grande precisão ao nível da avaliação e controlo do treino. Neste particular, os domínios de intensidade de exercício afirmam-se como fundamentais na articulação com as zonas de intensidade em que se pretende que os atletas treinem diariamente, assim como, na periódica avaliação com vista à adequação do processo de treino à evolução dos nadadores. Objetivo deste capítulo é efetuar uma revisão da literatura do tipo qualitativa acerca da caracterização dos domínios de intensidade de exercício com aplicação à NPD.
  • Eletromiografia na natação: metodologia e aplicações práticas
    Publication . Conceição, Ana; Louro, Hugo
    A Natação Pura Desportiva (NPD) é considerada um dos desportos que se torna desafiante ao nível da realização de investigação científica, uma vez que para realizar estudos no ambiente aquático acaba por ser uma tarefa bastante dificil, não só por não ser o ambiente natural em que a as atividades se desenrolam, mas também porque muitas vezes os humanos/atletas não se encontram familiarizados com o meio, e pelo facto de outros ser fundamental ter em conta vários principios fisicos (Barbosa et al., 2010). (...)
  • Análise das características ondulatórias da técnica de bruços com snorkel
    Publication . Conceição, Ana; Silva, António; Boaventura, José; Freitas, João; Matos, Telmo; Batalha, Nuno; Milheiro, Vitor; Louro, Hugo
    Resumo: O objectivo do estudo consistiu em analisar em que medida é que a utilização do snorkel influencia a eficiência da onda céfalo-caudal, assim como as componentes do movimento ondulatório na técnica de bruços, pela análise de fourier e do número de strouhal. A amostra foi constituída por 8 nadadores portugueses do género masculino (21.25±6.73 anos de idade, 1.77±0.03 m de estatura; 71.14±12.39 kg; 14.89±6.41 %MG; 1.84±0.03 m de envergadura), especialistas na técnica de bruços, com elevado nível competitivo. O protocolo consistiu em realizar dois percursos máximos de 25m em nado global com snorkel ou válvula especifica para natação AQUATRAINER® . Foi efectuada a análise cinemática (Ariel Performance Analysis System, Ariel Dynamics Inc., Califórnia, EUA) de um ciclo gestual completo, com uma frequência de 50 Hz. Recorreu-se ao método de digitalização em planos separados (aéreo e subaquático) e subsequente reconstrução pela aplicação do algoritmo 2D DLT. A velocidade do deslocamento do centro de massa (CM) apresenta um valor médio de 0.91 m.s.-1 (DP= 0.30), no que diz respeito à distância que o nadador percorre, durante um ciclo completo de membros superiores, é em média de 1.22 m.c-1 (DP=0.44), a frequência gestual foi de 45.34 ciclos por unidade de tempo (DP= 9.21). Em média o número de Strouhal foi igual a 0.53 com uma amplitude média de 0.12 m variando entre 0.08 m e 0.18 m . Na análise de Fourier (H1), o valor da frequência apresenta valores próximos de 0.78 Hz e em H2, a frequência apresenta valores médios de 1.56 Hz.
  • As técnicas alternadas em natação pura desportiva: modelo biomecânico, modelo técnico e modelo de ensino
    Publication . Conceição, Ana; Garrido, Nuno; Marinho, Daniel; Costa, Aldo; Barbosa, Tiago; Reis, Vitor; Ferraz, Cristina; Silva, António; Louro, Hugo
    ensino das técnicas de nado constitui uma etapa fundamental na formação das competências do nadador. Assim, ensinar e aperfeiçoar as técnicas de nado são actos pedagógicos que devem sempre orientar-se para a preparação do quadro de competências específicas do nadador. Importa referir, que a aprendizagem técnica, forma particular da aprendizagem motora, constitui uma complexa actividade neuromotora. Esta envolve a totalidade do sujeito num conjunto de relações circulares de assimilação-acomodação mediante as tensões do envolvimento e ulteriores adaptações consubstanciadas em níveis organizacionais de complexidade crescente e, por isso, também de competência motora crescente. Neste contexto, desempenha um papel fundamental a hierarquização destas tensões, ou estímulos, a que são submetidos os sujeitos da aprendizagem. Para que se verifique uma aprendizagem eficaz, é fundamental que no ensino de qualquer técnica de nado se estabeleça um programa de trabalho sequencialmente correcto, partindo dos elementos constituintes da técnica, e ir realizando pequenos acréscimos até se chegar à técnica global. Qualquer programa de ensino pretende estimular o desenvolvimento e aprendizagem das capacidades motoras do aluno. Para que se possa repercutir em efeitos positivos, o ensino da natação deve basear-se na sequencialização e hierarquização dos conteúdos a serem transmitidos; na quantidade de informação a transmitir; na qualidade da execução que se pretende atingir; e no envolvimento do professor/treinador no seio de todo o processo (Sarmento, 1994).
  • Natação - Estudos de Metodologia Observacional
    Publication . Louro, Hugo; Campaniço, Jorge; Conceição, Ana; Matos, Telmo
    Ao criar instrumentos de observação das técnicas procuramos identificar os comportamentos técnicos e relacionar com às características dos nadadores, Martin et al., (2001) referem que em natação quando se fala de técnica adequada e boa, esta tem de atingir um ótimo nível de eficácia e de estabilidade. Bompa (2005) definiu de forma clara e simples a técnica como a maneira pela qual uma habilidade é desempenhada. Ao registar os comportamentos criamos eventos individuais que quando relacionados criam padrões comportamentais dos nadadores, definindo assim o estilo do nadador.
  • Electromiografia na natação: metodologia e aplicações práticas
    Publication . Conceição, Ana; Louro, Hugo
    A Natação Pura Desportiva (NPD) é considerada um dos desportos que se torna desafiante ao nível da realização de investigação científica, uma vez que para realizar estudos no ambiente aquático acaba por ser uma tarefa bastante dificil, não só por não ser o ambiente natural em que a as atividades se desenrolam, mas também porque muitas vezes os humanos/atletas não se encontram familiarizados com o meio, e pelo facto de outros ser fundamental ter em conta vários principios fisicos (Barbosa et al., 2010). Uma prova de natação pura desportiva pode ser decomposta em quatro fases: i) fase da partida; ii) fase de nado; iii) fase de viragem e iv) fase da chegada. Neste sentido, grande parte das análises biomecânicas em NPD tem sido realizadas nas quatro técnicas de nado: i) Crol; ii) Costas; iii) Bruços e iv) Mariposa (Barbosa et al., 2010). Cada vez mais os testes de avaliação e controlo do treino têm sido utilizados como suporte ao processo de treino. A principal finalidade para a utilização de vários equipamentos passa pelo facto de cada equipamento estar associado a um protocolo que posteriormente causará respostas distintas nos atletas (Türker & Sözen, 2013) nos vários domínios das ciências do desporto, permitindo auxiliar os treinadores e atletas na otimização dos processos de treino e na própria competição. Desta forma, o recurso a análises electromiográficas tem vindo cada vez mais a ganhar popularidade no contexto desportivo, nomeadamente em NPD. Os determinantes biofísicos do desempenho da natação são um dos temas mais interessantes em NPD (Barbosa et al., 2009), estando na natação competitiva, o desempenho relacionado com a área da energética e da biomecânica. A electromiografia (EMG) consiste na medição da atividade eléctrica gerada no músculo e é uma ferramenta útil para obter uma visão sobre a estrutura/intensidade e tempo dos impulsos neuromusculares recebidos no músculo com origem no sistema nervoso central (Basmajian e De Luca, 1985). Na NPD, a EMG permite-nos obter uma expressão do envolvimento dinâmico dos músculos específicos envolvidos na propulsão do corpo em relação à água (Clarys, 1988a). A EMG tem sido aplicada a vários campos de intervenção que vão desde a reabilitação (Swinnen et al., 2011), fisioterapia (O›Dwyer et al., 2011), terapia ocupacional (Kulin e Reaston, 2011), odontologia (Ardizone et al., 2010), psicologia (Bornemann et al., 2012), bem como no desporto e na Educação Física (Fujita et al., 2011; Wilderman et al., 2009). Em termos históricos, o movimento humano é complexo e tem sido estudado com base em diferentes métodos nos quais a EMG é uma das técnicas que tem vindo a ser utilizada nos últimos anos. Desde Jan Swammerdam (1637-1680), que realizou as primeiras experiências de estimulação elétrica (Medved, 2001; Clarys and Alewaeters, 2003) até Carlo J. De Luca, que alertou contra a incapacidade de compreender as limitações do EMG (De Luca, 1997), esta área tem vindo a ser desenvolvida ao longo dos anos em vários domínios (Basmajian, 1978). Os desenvolvimentos tecnológicos na aquisição de dados através da EMG tem sido bastante acentuados, desde que Herbert Jasper (1906-1999) construiu o primeiro eletromiógrafo em 1942-1944 (Medved, 2001), passando pela criação de um eletrodo de agulha unipolar (Basmajian, 1978) e, a partir do final de 1960 (Lewille, 1968), com o aparecimento de uma tendência para o desenvolvimento de dispositivos monitorizados, nomeadamente, os sistemas cinesiológicos- -biológicos que começaram a ter uma registo por telemetria de dois canais (Clarys, 1985; Clarys et al., 1973-1983; Lewille, 1968), passando para oito canais (Ellis et al., 1984), podendo nos dias de hoje atingir os 12 canais de aquisição ou até mais. Os estudos de EMG em NPD têm sido orientados principalmente no sentido de compreender a relação entre a atividade neuromuscular e os parâmetros cinemáticos (por exemplo, frequência gestual, distância de ciclo e velocidade de nado) e alguns parâmetros fisiológicos (por exemplo, lactato sanguíneo, consumo de oxigénio), tendo também como objetivo perceber os fenômenos associadados à fadiga.