Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Pereira, Agostinho

Search Results

Now showing 1 - 9 of 9
  • Análise dos ativos intangíveis e do Valor Acrescentado Bruto na indústria portuguesa do vestuário
    Publication . Pereira, Agostinho; São João, Ricardo; Araújo, Luís Fernando Ferreira de; Ferreira, Luís
    A presente investigação tem como objetivo analisar a relação entre o Valor Acrescentado Bruto (VAB) e os Ativos Intangíveis no setor têxtil português (subsetor indústria do vestuário), no período de 2010 a 2017, tendo em consideração a dimensão da empresa. A metodologia adotada na investigação empírica é de natureza quantitativa, tendo por base a estatística descritiva e inferencial, com particular ênfase na análise bivariada através de coeficientes de correlação linear. No tocante à metodologia utilizada na revisão da literatura assenta numa pesquisa bibliográfica. Os resultados empíricos na estatística descritiva indicam que podemos tomar como representativas as médias amostrais do VAB e dos ativos intangíveis. Ao estratificarmos a análise por dimensão de empresa, no VAB as médias amostrais são representativas não se verificando o mesmo para os ativos intangíveis. Na análise inferencial concluímos que as correlações são estatisticamente significativas, ou seja, que existem relações positivas entre o VAB e os ativos intangíveis e entre o VAB e os ativos intangíveis nas médias empresas, no subsetor indústria do vestuário. Esta investigação original pretende ser um contributo para as comunidades académica e empresarial possibilitando um conhecimento adicional das relações entre os ativos intangíveis e o VAB, no período pós definhamento da fileira têxtil (entre 2002 e 2009) e entrada em vigor do SNC (2010) para o subsetor da indústria do vestuário.
  • Ativos intangíveis e valor acrescentado bruto – análise do subsetor fabricação de têxteis
    Publication . Pereira, Agostinho; Ferreira, Luís da Silva; São João, Ricardo
    A presente investigação tem como objetivo analisar a relação entre o Valor Acrescentado Bruto (VAB) e os Ativos Intangíveis no setor têxtil português (fabricação de têxteis), no período de 2010 a 2017, bem como a relação entre o VAB e a Investigação e Desenvolvimento (I&D). A metodologia tem por base a análise inferencial, com particular incidência na análise bivariada (coeficiente de correlação linear de Pearson (paramétrico) e coeficiente de correlação de Spearman (não paramétrico)). Os resultados empíricos apontam para uma forte correlação entre o VAB e os ativos intangíveis no setor têxtil (fabricação de têxteis) em toda a sua dimensão bem como entre o VAB e I&D em toda a fileira, na fabricação de têxteis. Conclui-se através da análise inferencial que as correlações são estatisticamente significativas, ou seja, que existe uma relação entre o VAB e os ativos intangíveis e entre o VAB e a I&D.
  • O impacto da rotação do Revisor Oficial de Contas na qualidade da auditoria
    Publication . Pereira, Agostinho; Pedro, Carlos Manuel Cordeiro; São João, Ricardo
    A presente investigação tem como objetivo estudar os efeitos da rotação do ROC e/ou da SROC sobre a qualidade da auditoria, nas empresas portuguesas não financeiras, cotadas em bolsa, no período de 2007 a 2017. Analisamos se a rotação do ROC tem impacto na qualidade da auditoria ou se é uma medida que deve ser complementada com a rotação da SROC. A metodologia tem por base a análise documental, bem como a análise descritiva e inferencial. Na análise estatística inferencial optou-se pela utilização de modelo de Regressão Logística. Os resultados empíricos indiciam que a rotação do ROC e das SROC’s não têm impacto na qualidade da auditoria. Esta investigação permitiu, à comunidade académica, uma melhor compreensão do impacto da rotação do ROC/SROC sobre a qualidade da auditoria ao preencher o gap na literatura nacional sobre este tema.
  • Impacto da alteração da estrutura do órgão de administração e fiscalização na qualidade do órgão de fiscalização
    Publication . Pereira, Agostinho; São João, Ricardo
    A presente investigação tem como objetivo avaliar a alteração da estrutura do órgão de fiscalização na qualidade do órgão de fiscalização em sociedades não financeiras portuguesas cotadas na Euronext Lisbon nos períodos 2005 a 2006 e 2007 a 2011. A metodologia tem por base a análise documental, bem como a análise descritiva e inferencial. Na análise estatística inferencial optou-se pela realização dos testes: Qui-Quadrado de Pearson, Extensão ao teste Exacto de Fisher, Cochran-Mantel-Haenszel e Woolf. Os resultados empíricos indiciam a existência de diferenças no que diz respeito à independência e competência técnica dos membros externos e a tipologia do órgão de fiscalização, após a aplicação do Decreto-Lei n.º 76-A/2006; diferenças essas estatisticamente significativas corroboradas pela análise inferencial. Conclui-se que a alteração na estrutura da fiscalização tem impacto na independência e experiência profissional dos membros externos (qualidade do órgão de fiscalização) na tipologia do órgão de fiscalização.
  • Análise dos ativos intangíveis com origem em Investigação & Desenvolvimento e do Valor Acrescentado Bruto na indústria portuguesa do vestuário
    Publication . Pereira, Agostinho; São João, Ricardo; Ferreira, Luís
    Problema de Investigação O investimento/desinvestimento da indústria do vestuário em I&D está relacionado o crescimento/decrescimento do VAB nesse subsetor do setor têxtil português?
  • Impacto da alteração da estrutura do órgão de administração e fiscalização na qualidade do conselho de administração
    Publication . Pereira, Agostinho; São João, Ricardo
    A presente investigação tem como objetivo avaliar a alteração da estrutura do órgão de administração na qualidade dos conselhos de administração em sociedades não financeiras portuguesas cotadas na Euronext Lisbon nos períodos 2005 a 2006 e 2007 a 2011. A metodologia tem por base a análise documental, bem como a análise descritiva e inferencial. Na análise estatística inferencial optou-se pela realização dos testes Qui-Quadrado de Pearson, Cochran-MantelHaenszel e Woolf. Os resultados empíricos indiciam a existência de diferenças no que diz respeito à independência e competência técnica dos diretores externos e os conselhos de administração, após a aplicação do DecretoLei n.º 76-A/2006; diferenças essas estatisticamente significativas corroboradas pela análise inferencial. Conclui-se que a alteração na estrutura da administração tem impacto na independência, formação académica e experiência profissional dos diretores externos (qualidade do órgão de administração) no conselho de administração.
  • Fundraising nas Instituições Particulares De Solidariedade Social: os casos da ABEP, ADESBA e APPDA-Leiria
    Publication . Pereira, Agostinho; Pereira, Hugo Daniel Gomes; São João, Ricardo
    Qual a importância do Fundraising para a Sustentabilidade Financeira das IPSS?
  • Análise dos ativos intangíveis com origem em Investigação & Desenvolvimento e do Valor Acrescentado Bruto na indústria portuguesa do vestuário
    Publication . Pereira, Agostinho; São João, Ricardo; Ferreira, Luís
    A presente investigação tem como objetivo analisar a relação entre a Investigação e Desenvolvimento (I&D, que originam ativos intangíveis gerados internamente) e o Valor Acrescentado Bruto (VAB) no setor têxtil português (subsetor indústria do vestuário), no período de 2010 a 2017, tendo em consideração as categorias de atividade de I&D: investigação fundamental, investigação aplicada e desenvolvimento experimental). A metodologia adotada na investigação empírica é de natureza quantitativa, tendo por base a estatística descritiva e inferencial, com particular ênfase na análise bivariada através de coeficientes de correlação linear. No tocante à metodologia utilizada na revisão da literatura assenta numa pesquisa bibliográfica. Os resultados empíricos na estatística descritiva indicam que podemos tomar como representativas as médias amostrais do VAB e da I&D. Ao estratificarmos a análise por categoria de I&D as médias amostrais não são representativas. Na análise inferencial concluímos que as correlações são positivas e estatisticamente significativas entre I&D e o VAB. Esta investigação original pretende ser um contributo para as comunidades académica e empresarial possibilitando um conhecimento adicional das relações entre I&D que originam ativos intangíveis gerados internamente e o VAB, no período pós definhamento da fileira têxtil (entre 2002 e 2009) e entrada em vigor do Sistema de Normalização Contabilística (SNC, 2010) para o subsetor da indústria do vestuário.
  • Fundraising nas Instituições Particulares De Solidariedade Social: os casos da ABEP, ADESBA e APPDA-Leiria
    Publication . Pereira, Hugo Daniel Gomes; São João, Ricardo; Pereira, Agostinho
    A presente investigação tem como objetivo ilustrar o Fundraising como estratégia de financiamento em Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS). A pertinência desta temática, justifica-se uma vez que os apoios estatais concedidos e as verbas provenientes dos seus utentes, per si, não garantem a sustentabilidade financeira destas instituições. A investigação foi realizada, com recurso a inquéritos por questionário efetuados aos representantes de IPSS situadas na região Centro de Portugal e à análise dos seus Relatórios de Atividades e Contas, referentes ao período 2014 a 2022. Os resultados amostrais revelam que nas IPSS´s existe Fundraising, o que se traduz num impacto positivo nos seus resultados, pese embora não possuíam um fundraiser a tempo inteiro. Face ao exposto, é possível afirmar que o Fundraising é uma estratégia viável a considerar para fazer face às dificuldades financeiras vividas nas IPSS.