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  • A discussão de controvérsias sócio-científica a partir de documentários em vídeo
    Publication . Linhares, Elisabete; Reis, Pedro
    Apresentam-se os resultados de uma investigação qualitativa, realizada com alunos do Ensino Superior, que pretendeu estudar as potencialidades educativas da discussão de controvérsias sócio-científicas baseada em documentários em vídeo. Os vídeos revelaram-se eficazes na motivação dos participantes e no aces-so à informação, favorecendo a compreensão do tema em causa.
  • Um projeto ambiental no ensino superior: fase de diagnóstico ambiental
    Publication . Correia, Marisa; Linhares, Elisabete
    As transformações que o planeta tem sofrido nos últimos anos impõem novas responsabilidades às instituições de ensino superior, no sentido de contribuírem para a promoção de valores e para a construção de uma sociedade ambientalmente responsável. Estes desafios têm conduzido ao surgimento de um número cada vez maior de projetos de educação ambiental em instituições de ensino superior portuguesas. Neste contexto, este estudo tem como objetivos identificar os problemas ambientais do Instituto Politécnico de Santarém, proceder a um levantamento dos comportamentos ambientais dos utilizadores dos espaços e discutir possíveis ações de educação ambiental de forma a solucionar os problemas ambientais mencionados. Da análise das respostas a um questionário aplicado à comunidade educativa no âmbito de um projeto de educação ambiental emergiram algumas conclusões importantes. Primeiro, a problemática dos resíduos é a mais referida pelos inquiridos. Segundo, a maioria dos inquiridos revelou comportamento pró-ambientais. Por último, os inquiridos apresentam medidas educativas e tecnológicas para solucionar os problemas ambientais identificados. Os resultados do estudo apelam, ainda, para a necessidade de uma reflexão acerca da educação ambiental que se promove no ensino pré-universitário e universitário. - The changes that the planet has suffered in recent years impose new responsibilities to institutions of higher education in order to contribute to the promotion of values and the construction of an environmentally responsible society. These challenges have led to the emergence of a growing number of environmental education projects in Portuguese higher education institutions. In this context, this study aims to identify environmental problems of Santarem Polytechnic Institute, conduct a survey of the environmental behavior of people who study and work in the institution and discuss possible areas of environmental education in order to solve environmental problems mentioned. Analysis of responses to a questionnaire given to the educational community as part of environmental education project emerged some important conclusions. First, the problem of waste is the most frequently mentioned by respondents. Second, the majority of respondents revealed pro-environmental behavior. Finally, respondents have educational measures and technology to solve environmental problems identified. The results of the study call also for the need for reflection about how environmental education has been implemented in school and in higher education.
  • A discussão como abordagem educativa: Perspectivas dos professores de uma instituição do ensino superior
    Publication . Linhares, Elisabete; Reis, Pedro
    Embora a discussão encerre potencialidades na promoção de competências de literacia científica indispensáveis a uma cidadania responsável, verifica-se que esta metodologia é pouco utilizada em contexto educativo. Assim, importa compreender os factores que condicionam a realização deste tipo de actividade pelos professores. O presente estudo procura identificar as concepções dos professores de uma escola superior de educação portuguesa relativamente às vantagens e limitações da utilização da discussão como abordagem educativa. Para tal, foi construído um questionário online destinado a todos os seus professores. Os resultados obtidos mostram que os professores valorizam consideravelmente as actividades de discussão como metodologia educativa nas diversas áreas disciplinares. Contudo, os resultados revelam ainda alguns aspectos negativos associados às actividades de discussão, nomeadamente, as dificuldades na sua avaliação e a elevada quantidade de tempo que requerem. Esta investigação sugere elementos importantes para a construção de actividades educativas que auxiliem a uma integração efectiva de actividades desta natureza nas práticas lectivas dos professores.