Loading...
4 results
Search Results
Now showing 1 - 4 of 4
- Educação para a cidadania e bem-estar animal no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Ferro, Vânia; Linhares, ElisabeteCom o objetivo de conhecer as conceções de alunos sobre o bem-estar animal e compreender o impacto de iniciativas de ativismo foi realizado um estudo de caso com uma turma do 1.º Ciclo. Os dados apontam para a prevalência de ideias biocêntricas e o desenvolvimento de competências de atuação
- Educação para a cidadania e bem-estar animal no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Ferro, Vânia; Linhares, ElisabeteCom o objetivo de conhecer as conceções de alunos sobre o bem-estar animal e compreender o impacto de iniciativas de ativismo foi realizado um estudo de caso com uma turma do 1.º Ciclo. Os dados apontam para a prevalência de ideias biocêntricas e o desenvolvimento de competências de atuação.
- Cidadania e bem-estar animal no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino básico: estudos de caso com o modelo dos 7EPublication . Ferro, Vânia; Linhares, ElisabeteCom o objetivo de conhecer as conceções de alunos sobre o bem-estar animal e compreender o impacto de atividades com orientação CTSA e/ou orientadas para o ativismo na formação cívica e no desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos em relação ao bem-estar animal, foi realizado um estudo de caso em duas turmas, uma de 4.º ano e outra de 6.º ano. Os dados obtidos através de questionários, notas de campo e análise documental permitiram verificar o desenvolvimento de competências de atuação em relação à problemática, nomeadamente, analíticas, dialéticas e de cooperação. O presente documento encontra-se organizado em quatro secções: enquadramento teórico, metodologia, resultados e conclusões.
- BAD Plastics | Relato de uma atividade IBL sobre a problemática dos plásticosPublication . Nunes, Joana; D´Oliveira, Mafalda; Rucha, Raquel; Ferro, Vânia; Cavadas, Bento; Linhares, Elisabete; Branco, NeusaA manutenção do equilíbrio dos oceanos é um desafio comum a várias nações do mundo, encarando-se como uma prioridade de ação por estes constituírem uma chave para o futuro (Parlamento Europeu, 2018). As escolas podem contribuir para esse desafio devido ao seu papel no desenvolvimento de competências dos alunos, levando-os a serem capazes de tomar decisões conhecedoras e prudentes em relação aos oceanos e aos seus recursos (Sea Change, 2015). No âmbito das unidades curriculares de Didática das Ciências Físico-Naturais II e Didática da Matemática II do curso de Mestrado em Ensino do 1º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB, da Escola Superior de Educação de Santarém, foi implementada a proposta de trabalho CreativeLab_Sci&Math | BAD Plastics (Linhares & Cavadas, 2018), com o objetivo de contribuir para a formação das futuras professores sobre as causas, consequências e medidas de remediação da poluição por plástico e microplástico no meio ambiente.