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  • O desenvolvimento de uma política de apoio a crianças com necessidades educativas especiais em São Tomé e Príncipe
    Publication . Piscalho, Isabel
    No âmbito do Projeto Reforço Institucional e Qualitativo do Ensino Básico, uma equipa de consultores da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian está a apoiar o trabalho desenvolvido pelas escolas do ensino básico em São Tomé e Príncipe. De entre as várias áreas de intervenção, este projeto pretende apoiar a definição de uma política para a inclusão das crianças com necessidades educativas especiais de carácter permanente nas escolas, uma das grandes lacunas do sistema educativo do país. Numa primeira etapa, com o apoio da UNICEF, uma equipa da ESE coordenou a identificação, a nível nacional, das crianças com necessidades educativas especiais existentes. Para além da colaboração das escolas do 1º ciclo do ensino básico e dos jardins de infância este levantamento foi feito com o apoio das ONG e dos serviços de saúde. Nesta comunicação será apresentada uma síntese deste trabalho, assim como do que está a ser realizado a nível da formação inicial e contínua de docentes visando a criação de um apoio às crianças com necessidades educativas especiais a nível nacional.
  • Organização e Supervisão da Prática Pedagógica – Guia de formação continua
    Publication . Neto, Adriana; Branco, Ana; Quintas, Anastácio; Cunha, Armanda; Santos, Álvaro; Sousa, Maria Inácia; Costa, Bleizy; Monte, Isidoro; Piscalho, Isabel; Santos, Leonor; Teixeira, Madalena; Colaço, Susana
    Este documento pretende ser um apoio à actividade dos responsáveis pela supervisão de professores em contexto de formação contínua. Construído numa lógica formativa, nele são fornecidas bases teóricas para a compreensão da actividade supervisiva nas suas várias dimensões e implicações, para depois se propor exercícios diversificados de caracterização e análise da realidade santomense, tanto a um nível macro, nomeadamente institucional e organizacional, como a um nível micro, de acompanhamento interpares, bem como exercícios de aplicação de diferentes técnicas e instrumentos de supervisão. Para melhor promover uma reflexão adequada ao contexto de São Tomé e Príncipe, recorre-se, em diversos momentos, ao conteúdo de entrevistas grupais que foram realizadas a professores santomenses em diferentes contextos de formação (inicial, em exercício e de profissionalização em serviço).
  • Organização e Supervisão da Prática Pedagógica – Guia de formação inicial
    Publication . Neto, Adriana; Branco, Ana; Quintas, Anastácio; Cunha, Armanda; Santos, Álvaro; Sousa, Maria Inácia; Costa, Bleizy; Monte, Isidoro; Piscalho, Isabel; Santos, Leonor; Teixeira, Madalena; Colaço, Susana
    Este documento pretende ser um apoio à actividade dos responsáveis pela supervisão de professores em contexto de formação inicial. Construído numa lógica formativa, nele são fornecidas bases teóricas para a compreensão da actividade supervisiva nas suas várias dimensões e implicações, para depois se propor exercícios diversificados de caracterização e análise da realidade santomense, tanto a um nível macro, nomeadamente institucional e organizacional, como a um nível micro, de acompanhamento interpares, bem como exercícios de aplicação de diferentes técnicas e instrumentos de supervisão. Para melhor promover uma reflexão adequada ao contexto de São Tomé e Príncipe, recorre-se, em diversos momentos, ao conteúdo de entrevistas grupais que foram realizadas a professores santomenses em diferentes contextos de formação (inicial, em exercício e de profissionalização em serviço).
  • A formação de professores e educação inclusiva: o desenvolvimento de uma política de apoio a crianças com necessidades educativas especiais em São Tomé e Príncipe
    Publication . Piscalho, Isabel
    Este artigo pretende apresentar o trabalho desenvolvido no âmbito do Projeto Reforço Institucional e Qualitativo do Ensino Básico. Este, visa desenvolver estratégias de formação e apoio ao trabalho desenvolvido pelas escolas do ensino básico em São Tomé e Príncipe, é apoiado pela Fundação C. Gulbenkian e desenvolvido em parceria com uma equipa de consultores da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. O projeto torna-se inovador por estar a apoiar a definição de uma política para a inclusão das crianças com necessidades educativas especiais de carácter permanente nas escolas, uma das grandes lacunas do sistema educativo do país. Deste modo, prevê-se a colaboração na identificação, a nível nacional, das crianças com necessidades educativas especiais existentes, em colaboração com os serviços de saúde, ONG, docentes e diretores das creches, jardins de infância e escolas do ensino básico. Paralelamente, visando a construção de um modelo de formação para o trabalho específico com estas crianças, estão a ser recolhidos nos diferentes distritos do país testemunhos de educadores e professores, que serão analisados e trabalhados nos documentos de apoio a organizar para as atividades formativas a desenvolver. Assim, apresentar-se-ão os objetivos e metodologias deste trabalho, assim como alguns dos dados recolhidos.