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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
No âmbito do Projeto Reforço Institucional e Qualitativo do Ensino Básico, uma
equipa de consultores da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de
Santarém com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian está a apoiar o trabalho
desenvolvido pelas escolas do ensino básico em São Tomé e Príncipe. De entre as
várias áreas de intervenção, este projeto pretende apoiar a definição de uma política
para a inclusão das crianças com necessidades educativas especiais de carácter
permanente nas escolas, uma das grandes lacunas do sistema educativo do país. Numa
primeira etapa, com o apoio da UNICEF, uma equipa da ESE coordenou a
identificação, a nível nacional, das crianças com necessidades educativas especiais
existentes. Para além da colaboração das escolas do 1º ciclo do ensino básico e dos
jardins de infância este levantamento foi feito com o apoio das ONG e dos serviços de
saúde. Nesta comunicação será apresentada uma síntese deste trabalho, assim como
do que está a ser realizado a nível da formação inicial e contínua de docentes visando
a criação de um apoio às crianças com necessidades educativas especiais a nível
nacional.
Description
Keywords
São Tomé e Príncipe formação necessidades educativas especiais
Citation
Piscalho, I. (2014-set.- 11 a 13). O desenvolvimento de uma política de apoio a crianças com necessidades educativas especiais em São Tomé e Príncipe[Paper presentation]. XII CONGRESSO DA SPCE, Vila Real. http://xiicongressospce2014.utad.pt/