Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

TEÓFILO NUNES FORTUNATO, LUÍS

Search Results

Now showing 1 - 9 of 9
  • Caracterização e avaliação de germoplasma de Medicago polymorpha L. em condições da zona de bairro ribatejano
    Publication . Madeira, Pedro; Fortunato, Luís
    Este trabalho teve como objectivo a caracterização e a avaliação de 45 populações de Medicago polymorpha, tendo-se utilizado 5 cultivares como testemunhas. A caracterização foi efectuada num ensaio em plantas espaçadas e a avaliação num ensaio em povoamento denso. As características que apresentaram maior grau de variabilidade foram: a importância dos espinhos na vagem, a pilosidade do pedúnculo e da folha à floração média, o peso de uma vagem e o vigor invernal (ensaio de caracterização). No ensaio de avaliação as características que apresentaram maior grau de variabilidade foram a produção forrageira e o vigor invernal. De uma maneira geral houve a tendência para ciclos relativamente tardios (163 a 188 dias da sementeira à floração). A maioria das populações apresentaram um vigor invernal médio e um óptimo vigor juvenil. Da análise de variância pode-se concluir que as populações diferiram significativamente para o número de plantas por m2, o vigor invernal e a produção forrageira, a um nível de P≤5%. Estas características demonstraram estar correlacionadas. --- The aim of the present work the characterisation and the evaluation of 45 previously collected populations of Medicago polymorpha. Five commercial varieties of Medicago spp. Were used as controls. The characterisation of the 45 populations of Medicago polymorpha was done in a field trial of spaced plants, while their evaluation took place in a second field trial of plots sown at current crop density. The characters that showed a greater variation in the characterisation trial were: pod spininess, penduncle hairiness, leaf surface hairiness, pod weight and winter vigour. In the evaluation trial herbage yeld and winter vigour were the characters with larger variation. The Medicago polymorpha populations tended to present relatively long cycles (163 to 188 days from sown to flowering). Most populations showed a medium winter vigour and a high early vigour. For the evaluation trial data ANOVA for number of plants per plot , winter vigour and herbage yeld and the correlation analysis for the same traits were perfomed. Significant differences (P≤5%) were found for number of plants per plot, winter vigour and herbage yeld. The three characters were correlated.
  • Comparação de diferentes processos de sementeira e de colheita na produção de semente de trevo da Persia (Trifolium resupinatum L.)
    Publication . Fortunato, Luís Teófilo Nunes
    Neste trabalho abordou-se principalmente o efeito de diferentes processos de sementeira e de colheita na produção de semente de Trevo da Pérsia (Trifolium resupinatum L.), variedade Maral. Realizaram-se dois ensaios: num estudou-se o efeito das sementeiras em linhas, a lanço com semeador “Brillion” e a lanço com distribuição manual, nos componentes da produção e, em consequência, na produção potencial de semente; e, no outro, o efeito da aplicação de um dessecante (diquato) antes da colheita com ceifeira-debulhadora versus a não aplicação de qualquer produto químico. No primeiro ensaio verificou-se uma grande uniformidade, nos três processos de sementeira experimentados, quanto aos componentes da produção e, naturalmente, à produção potencial de semente, que foi de 1 955,6 Kg/ha, 1 798,5 Kg/ha e 1 691,2 Kg/ha, respectivamente para a sementeira em linhas, a sementeira com “Brillion” e a sementeira a lanço, manual. No segundo ensaio não houve diferenças significativas entre a modalidade que levou dessecante e a que não levou. As produções de semente obtidas foram de 986,5 Kg/ha, sem dessecante, e de 940,9 Kg/ha, com a aplicação de diquato. As perdas totais foram de 39,4%. As perdas de semente verificadas na parte posterior da ceifeira-debulhadora representam, em média, valores abaixo dos 2% em relação às perdas totais e estimou-se que as perdas por desgrana, natural e por choque com o moinho da ceifeira-debulhadora, ocupam lugar de relevo. A semente obtida nas duas modalidades foi de óptima qualidade. Quanto à economia da cultura, reportada à modalidade que não levou dessecante, considerando as operações realizadas e as produções obtidas, determinou-se uma margem bruta de 259 732$00.
  • Caracterização de germoplasma de luzernas anuais (Medicago polymorpha L.) em condições da zona do bairro ribatejano
    Publication . Fortunato, Luís Teófilo Nunes
    O presente trabalho tem como objectivo a caracterização de germoplasma de luzernas anuais (Medicago polymorpha L.) em condições de Bairro ribatejano, constituindo a primeira fase de um projecto que visa a selecção de variedades para os solos do Maciço Calcário do Centro de Portugal. Apresentam-se os resultados obtidos a partir da caracterização morfológica de 45 populações. Durante o ciclo vegetativo e após a colheita observaram-se 36 características, seleccionadas com base nos descritores do “International Board for Plant Genetic Resources” (IBPGR) para as luzernas anuais. Os dados foram analisados recorrendo às técnicas de taxonomia numérica, utilizando o programa NTSYS-pc (Numerical Taxonomy and Multivariate System). As características que apresentaram maiores limites de variação foram a pilosidade do pedúnculo e da folha à floração média, a área foliar um mês após a transplantação, a produção de semente por planta, o peso de uma vagem e o comprimento dos entrenós basais. Em todas as populações verificou-se uma tendência para ciclos relativamente tardios (140 a 181 dias da sementeira à floração). As produções, forrageira e de semente, foram elevadas na maioria das populações. A dureza das sementes nos meses de Agosto, Setembro e Outubro, seguintes à maturação, foi sempre muito acentuada observando-se, no entanto, uma quebra ao longo do tempo.
  • Characterisation of germoplasm of annual medics (Medicago polymorpha L.) in the "Bairro Ribatejo" region
    Publication . Fortunato, Luís Teófilo Nunes; de Fátima Quedas, Maria
    This work corresponds to the first stage of a project whose aim is the further selection of cultivars of annual medics for the limestone massif of Central Portugal, and it reports on the characterisation and preliminary evaluation of 45 populations of annual medics (Medicago polymorph L.) collected in the “Região Agrária do Ribatejo e Oeste”. Thirty six traits, decided after the descriptors for annual medics of the International Board for Plant Genetic Resources (IBPGR), were observed throughout the vegetative and reproductive stages. Data were analysed by means of the NTSYS-pe (Numerical Taxonomy and Multivariate System) Program. Traits that showed greater variation were peduncle hairiness, left surface hairiness at mean flowering leaf area one month after transplantation, seed yield per plant, single pod weight and basal internode length. Relatively long life cycles (140 to 181 days from sowing to flowering) were observed in all populations. Forage and see yield were high in most populations. Hard-seededness, evaluated in the months of August, September and October following seed ripening, was always very high, though it decreased with time.
  • Segurança, higiene e saúde no trabalho em adegas: avaliação de riscos na Adega Casal Branco – Sociedade de Vinhos SA
    Publication . Fortunato, Luís Teófilo Nunes
    A sinistralidade laboral, em Portugal, associada às indústrias alimentares é elevada. No sector vitivinícola, particularmente nas adegas, observam-se algumas lacunas, ao nível da segurança, higiene e saúde no trabalho, que contribuem para esse problema. A prevenção de riscos é uma condição fundamental para que os trabalhadores tenham uma vida digna e perfeitamente integrada numa sociedade em mutação e as empresas alcancem sucesso entre os seus concorrentes. Este trabalho desenvolve-se, numa primeira parte, com uma pesquisa bibliográfica para situar o problema, em função do estado da arte. A segunda parte consiste na caracterização da empresa, da adega e do processo produtivo, como suporte para a identificação dos respectivos perigos/riscos associados. Efectua-se a avaliação dos riscos existentes na adega, segundo o método simplificado de avaliação de riscos, procedendo à sua valoração através do cálculo do nível de risco. Com base nestes valores, é possível fazer uma hierarquização dos riscos e estabelecer prioridades de acção. Os resultados obtidos indicam que as exposições ao dióxido de carbono são os riscos mais importantes, classificados como “críticos” (nível I). Dentro deste grupo de riscos, destacam-se também o contacto com o sem-fim da tremonha da bomba de massas, do desengaçador/esmagador, a queda com desnível, associada à descida ao interior da cuba de fermentação, através de uma escada metálica, o contacto com o sem-fim de descarga do bagaço, durante a lavagem da prensa, a queda com desnível, associada à utilização de uma escada metálica para acesso às aberturas superiores das cubas de inox e o contacto com componentes móveis da linha de engarrafamento. Os riscos mais importantes, considerados “a corrigir” (nível II), relacionam-se principalmente com a exposição a incêndio/explosão, atropelamento, devido a movimentos e manobras de veículos, a exposição à corrente eléctrica dos equipamentos, a exposição ao dióxido de enxofre, durante a sua aplicação, a queda de componentes em manipulação, principalmente durante a conexão/desconexão de tubagens inox com mangueiras e a iluminação insuficiente no interior das cubas, que envolve a utilização de gambiarras de 24 V. Finalmente, apresentam-se propostas de acções de controlo, ao nível da prevenção, com o objectivo de melhorar as condições de trabalho e dar cumprimento às exigências legais em vigor. _ _ _ Portugal has a high number of workplace accidents and occupational diseases in food industries. In the wine sector, more specifically inside wineries, issues related with safety, hygiene and health at work deeply contribute to this problem. Risk prevention is a crucial requisite to dignify and integrate workers in a continuously changing society and to enhance companies' competitive advantage. The first part of this project consisted in a literature review aiming at rendering the state of the art. In the second part, the company, the winery, and the production process were characterized, and their corresponding hazards and risks were identified. Risk assessment for the winery was carried out in accordance with the simplified method for accident risks assessment, and its valuation was computed through their risk level. Based on these figures, it was possible to sort risks hierarchically and to establish priorities for risk control measures. The obtained results lead to the conclusion that exposure to carbon dioxide is the most severe risk, classified as "critical" (level I). Other risks stand out within this same group: the contact with the rotating auger hopper pump wine masses of destemmer/crusher; falls related with the descent into the interior of the concrete tank, using a metal ladder; contact with the rotating auger of discharge of grape pomace, during the press wash; falls related with the use of a metal ladder to access to the upper openings of the stainless steel vats; and the contact with moving parts of the bottling line. The following most significant hierarchy of risks, considered "to correct" (level II), are mainly related with: exposure to fire / explosion; trampling due to vehicle movements and maneuvers; exposure to equipment electrical power; exposure to sulfur dioxide during its usage; the drop of components being handled, especially during the connection / disconnection of stainless steel tubing with hoses; and insufficient lighting inside the vats, implying the usage of 24 V inspection lamps. At the end, control measures at the prevention level were proposed – with the goal to improve the working conditions and the compliance with legal requirements in place.
  • Análise da evolução da rede de estágios do curso de Mecanização e Tecnologia Agrária
    Publication . Ferreira, Albertina; Fortunato, Luís; Grifo, Anabela
    Nos cursos técnicos superiores profissionais, 46 dos estudantes que participaram na formação conferida pelo curso técnico superior profissional em Mecanização e Tecnologia Agrária, entre 2016 e 2021, concluíram com sucesso o estágio curricular. O estágio (2º ano do curso) deverá ser realizado em empresas agronómicas, com as quais a Escola Superior Agrária de Santarém (ESAS) estabeleceu previamente um protocolo para a formação em contexto de trabalho. Estas empresas devem estar inseridas geograficamente num raio de cerca de 50 km da ESAS, considerando indicações da Direção Geral do Ensino Superior. Mas serão estas as empresas eleitas pelos estudantes? Qual o fator mais importante, a distância da empresa à ESAS ou à sua residência? As métricas analisadas foram obtidas no software Gephi. O trabalho realizado permitiu concluir que a distância do local de residência ao local de estágio não é um fator decisivo chegando mesmo a ser aleatório. Apenas 20% dos estudantes realizaram estágio até uma distância de 10 km da sua residência e 30% entre 10 e 50 km. A preferência do local de estágio pareceu estar relacionada com a rede de conhecimentos dos estudantes e a oportunidade de estagiar em locais apelativos, tendo sido necessário estabelecer novos protocolos por solicitação dos estudantes. Os resultados do estudo demonstraram não ser importante a distância, mas sim a oportunidade de adquirirem competências em áreas atuais da mecanização agrícola.