Browsing by Issue Date, starting with "1994"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Evolução das populações da mosca-branca-dos-citrinos (Aleurothrixus floccosus) e do parasitóide Cales noacki, em pomares de citrinos da região de SantarémPublication . Godinho, Joana; Sobreiro, José; Dias, João; Poupino, FilipeA mosca branca dos citrinos (Aleurothrixus floccosus) foi assinalada pela primeira vez em Portugal em 1977, no Algarve (Moncarapacho), devido à importação clandestina de citrinos (Guerreiro, 1978, Silva, 1980, Vieira, 1980), estando actualmente disseminada por todas as regiões citrícolas do País (Silva, 1980, Vieira, 1980), nomeadamente na região de Santarém, embora com diferentes graus de infestação. O conhecimento do comportamento da praga e da acção do seu antagonista mais eficaz (Cales noacki), assim como da prospecção de outros auxiliares a ela associados na região de Santarém, com base nas capturas de armadilhas cromotrópicas amarelas foi o objectivo deste trabalho realizado no pomar de citrinos da Escola Superior Agrária de Santarém no âmbito da cooperação com o Centro Nacional da Protecção da Produção Agrícola, e que constituiu tema para dois trabalhos de fim de curso (Dias, 1990, Poupino, 1992) com observações respectivamente em 1989 e 1990. Associa-se um estudo de evolução das diferentes fases do ciclo biológico da praga, através de observações directas nos ramos jovens e um estudo sobre o efeito da lavagem com água e detergente na actividade da mosca, do Cales noacki e de outros auxiliares. O traçado da curva de voo da mosca branca obtido através das capturas semanais em placas cromotrópicas amarelas, ao longo do ano de 1989 (Dias, 1990 e 1990 (Poupino, 1992), num pomar de limoeiros evidenciou cinco períodos de voo distintos. A evolução percentual da ocupação de folhas com adultos, posturas e colónias jovens aponta também para a existência de cinco gerações com correspondência directa com o traçado da curva de voo obtida através das capturas com as placas cromotrópicas. Das curvas de capturas do parasitóide Cales noacki saliente-se o acentuado decréscimo de actividades nos meses de Agosto e Setembro pelo efeito das elevadas temperaturas. O estudo do impacto da Cales noacki e outros grupos de insectos auxiliares evidenciou um efeito depressivo sobre a praga, sobretudo num curto período após a operação da lavagem e um acentuado e duradouro efeito nefasto para o Cales noacki e outros himenópteros e para o coccinelídeo predador Clitostethus arcuatus. A recuperação da praga foi muito mais rápida que a dos auxiliares que mantiveram sempre níveis mais elevados nas parcelas não tratadas.
- Comparação de diferentes processos de sementeira e de colheita na produção de semente de trevo da Persia (Trifolium resupinatum L.)Publication . Fortunato, Luís Teófilo NunesNeste trabalho abordou-se principalmente o efeito de diferentes processos de sementeira e de colheita na produção de semente de Trevo da Pérsia (Trifolium resupinatum L.), variedade Maral. Realizaram-se dois ensaios: num estudou-se o efeito das sementeiras em linhas, a lanço com semeador “Brillion” e a lanço com distribuição manual, nos componentes da produção e, em consequência, na produção potencial de semente; e, no outro, o efeito da aplicação de um dessecante (diquato) antes da colheita com ceifeira-debulhadora versus a não aplicação de qualquer produto químico. No primeiro ensaio verificou-se uma grande uniformidade, nos três processos de sementeira experimentados, quanto aos componentes da produção e, naturalmente, à produção potencial de semente, que foi de 1 955,6 Kg/ha, 1 798,5 Kg/ha e 1 691,2 Kg/ha, respectivamente para a sementeira em linhas, a sementeira com “Brillion” e a sementeira a lanço, manual. No segundo ensaio não houve diferenças significativas entre a modalidade que levou dessecante e a que não levou. As produções de semente obtidas foram de 986,5 Kg/ha, sem dessecante, e de 940,9 Kg/ha, com a aplicação de diquato. As perdas totais foram de 39,4%. As perdas de semente verificadas na parte posterior da ceifeira-debulhadora representam, em média, valores abaixo dos 2% em relação às perdas totais e estimou-se que as perdas por desgrana, natural e por choque com o moinho da ceifeira-debulhadora, ocupam lugar de relevo. A semente obtida nas duas modalidades foi de óptima qualidade. Quanto à economia da cultura, reportada à modalidade que não levou dessecante, considerando as operações realizadas e as produções obtidas, determinou-se uma margem bruta de 259 732$00.
- Nacionalismo e liberdade:as ideias económicas do liberal Luís Augusto Rebelo da SilvaPublication . Freitas, PedroPara esclarecer os ideais "desenvolvimentistas" de Rebelo da Silva é necessário responder as três grandes questões. Qual é o significado de democracia? O que significa para si o nacionalismo? Quais os meios para atingir o desenvolvimento económico de Portugal?
- Weeds ecology and interference with lupinus crops in Centre and South of PortugalPublication . Gaspar, Natália; Moreira, I.In the weed survey carried out in Lupinus albus crop werw found 269 taxa concerning 253 species which 77% were distributed in ten families. The most active enironmental factors in the distribution of the species were indicated. Weed interference effects on Lupinus luteus crop (cvs Refusa and Mil Fontes) were studied in two small field trials. In spite of the low efficiency oh thr pre-emergency herbicides applied, the results show a production reduction caused by weeds higher than 50%. In large plot trials with Lupinus albus, weed interference caused significant decrease in total dry matter accumulation. The reduction at final harvest (203 day after sowing) in total dry matter in the stand with weed compared with the stand with herbicide application was higher than 40%.
- Mercado de trabalho, emprego e formaçãoPublication . Adaixo, Manuel
- Criação de vitelosPublication . Gomes, António