Volume 2 - 2006 - nº03
Permanent URI for this collection
Browse
Recent Submissions
- A oficina do artista, ou as relações a ciência e a arte a propósito de uma imagemPublication . Cruz, AntónioA actual imagem do artista, de origem romântica, está associada a inspiração e irracionalidade e, portanto, a sua arte em nada parece estar relacionada com a ciência. Um desenho de Stradanus (1523-1605) que representa a descoberta da pintura a óleo por Jan van Eyck (c.1395-1441) dá conta de uma outra realidade: um pintor, com o estatuto de artífice, a desenvolver a sua actividade numa oficina, de acordo com o estabelecido num minucioso contrato, seguindo os mesmos modelos dos outros pintores, auxiliado por ajudantes que laboriosamente lhe preparam os materiais e o equipamento ou aprendem a desenhar. O prolongado contacto com os materiais de pintura que ocorre neste contexto proporciona um conhecimento empírico dos materiais e das suas propriedades, nomeadamente dos pigmentos e das tintas, que permite o uso racional nas obras que só actualmente pode ser convenientemente explicado. Neste espaço da oficina de pintura, arte e ciência estão intimamente relacionadas. A propósito deste desenho é ainda mencionada a dependência da arte em relação aos desenvolvimentos da ciência e da tecnologia que ao longo da história lhe têm proporcionado os materiais e, por outro lado, a contribuição dada à matemática pela descoberta da perspectiva linear pelos pintores do século XV. - The current image of the artist, with origin in the Romanticism, is associated with inspiration and irrationality and, therefore, usually it is not visible any relationship between art and science. A drawing of Stradanus (1523-1605) representing the discovery of oil painting by Jan van Eyck (c.1395-1441) shows another reality: a painter, as a craftsman, developing its activity in the workshop, in accordance with a contract, following the same models adopted by other painters, aided by assistants that laboriously prepare him the materials and the equipment or learn how to draw. The prolonged contact with the painting materials that takes place in this context provides empirical knowledge about the materials and their properties, which allows the use of pigments and paints in a rational way that only now can be conveniently explained. In the space of the painting workshop, art and science are deeply related. With regard to that drawing it is still mentioned the art dependence on the scientific and technological developments that, through the history, provided it with its materials and, on the other hand, the contribution given to mathematics with the discovery of the linear perspective by the painters of the 15th century.
- Ambiente: a política, da ciência aos cidadãosPublication . Alho, JoséA ciência tem demonstrado, por antecipação, a crise ambiental profunda para a qual o Planeta tem sido arrastado nos últimos anos. A defesa do ambiente envolveu os cidadãos em todo o Planeta e Portugal não foi excepção a partir da criação da Liga para a Protecção da Natureza e outras organizações. Contrariamente ao que é comum, esse papel da ciência despoletou dinâmicas em torno de políticas e de movimentações sociais numa abertura à sociedade sem precedentes num quadro de envolvimento e responsabilização. - Science has demonstrated, by anticipation, the environmental crisis for which the planet has been dragged in the last years. Environmental defence has involved citizens throughout the Planet and Portugal was not exception through the birth of LPN-League for the Protection of Nature and other non-governmental organizations. In spite of what is usual that role that science has played was a breakthrough to dynamics relating politics and social movements, in an unprecedented overture to society in a framework on involvement and responsibility taking.
- Ciência e educação: que relação?Publication . Reis, PedroNeste artigo discutem-se diversos argumentos invocados na justificação de uma educação científica alargada a toda a população e um dos slogans que tem sido mais utilizado com o objectivo de mobilizar a sociedade em torno de determinadas ideias e propostas de mudança relativamente à educação em ciência: literacia científica. Apresentam-se diferentes definições do conceito de literacia científica, os diversos elementos que as caracterizam e as propostas dos seus autores no sentido de as operacionalizarem através da educação formal e não-formal. - This paper discusses (1) some arguments invoked to justify a scientific education for all, and (2) the definition of “scientific literacy”: one of the slogans more widely used to mobilize the society around the objective of promoting a science education for all citizens.
- Toward a more relativistic view of science: newspapers as a pedagogical toolPublication . Jr., IvanScience teachers have an obligation to help students develop intellectually which at times can be antithetical to scientific thinking. Using William Perry’s theory of intellectual development, this article explores the use of controversy in the science classroom to help ‘nudge’ student development from dualistic to relativistic thinking. Three specific issues are discussed: stem cells, intelligent design, and global warming. Students can sometimes leave a science class with the mistaken view that science has the ability to answer all questions which can cause cognitive dissonance between scientific knowledge and other forms of knowledge. This article suggests that simply posing the question about the limits of science’s reach can provide a pedagogically rich curriculum. Using newspapers can help science teachers deal with student intellectual development in ways that the traditional curriculum cannot. - Os professores de ciências têm a obrigação de ajudar os alunos a desenvolverem-se intelectualmente o que, por vezes, pode ser antitético ao pensamento científico. Recorrendo à teoria de desenvolvimento intelectual de William Perry, este artigo explora a utilização de controvérsias na aula de ciências como forma de ajudar os alunos a passarem de um pensamento dualista para um pensamento relativista. São discutidos três assuntos específicos: células estaminais, teoria do design inteligente e aquecimento global. Por vezes, os alunos podem sair das aulas de ciências com a ideia errónea de que a ciência tem a capacidade de resolver qualquer questão, podendo originar dissonância cognitiva entre o conhecimento científico e outras formas de conhecimento. Este artigo sugere que a simples abordagem da questão dos limites do empreendimento científico pode proporcionar um currículo pedagogicamente rico. A utilização de jornais permite aos professores de ciências estimular o desenvolvimento intelectual dos alunos de formas não abrangidas pelo currículo tradicional.
- Estabelecendo pontes entre o ocidente e o oriente: um contributo da perspectiva budista na educação para a sustentabilidadePublication . Figueiredo, OrlandoO diálogo entre saberes constitui uma característica fundamental da construção do conhecimento no século XXI. Neste documento, numa tradição iniciada há cerca de trinta anos, procuramos pôr em conversa as perspectivas da ciência ocidental e do budismo mahayana tendo por objectivo perceber qual o contributo que esta tradição filosófica pode dar para o desenvolvimento de sociedades sustentadas, e na mediação da relação da humanidade com o ecossistema global e consigo própria. Procedemos à discussão recorrendo a alguns conceitos fundamentais da mundividência budista e relacionando-os com Princípios do Movimento Ecologia Profunda, de Arne Naess, e com a Teoria de Gaia, de James Lovelock. Por fim analisamos alguns frutos deste diálogo ao nível da educação para a sustentabilidade. - Dialogue among cultures is a main characteristic on the knowledge construction in the 21st century societies. In this document, following a tradition started around thirty years ago, we try a conversation between western science and eastern Mahayana Buddhist school. The goal of this conversation is to find what contribute this philosophical tradition may give to the development of sustained societies and to the mediation of the disturbed relation between the human kind and the global ecosystem and the human kind with itself. We proceed with the discussion by analysing some Buddhist concepts and relating them with the principles of the Deep Ecology Movement and with Gaia’s Theory from James Lovelock. We finish analysing some fruits born from this dialogue and their implications on education for sustainability.
- O diálogo entre ciência, razão e fé no pensamento de João Paulo IIPublication . Ferreira, JoséJoão Paulo II foi uma figura de importância única, não só na Igreja Católica mas também no mundo inteiro, ao longo do seu pontificado de quase 27 anos, entre 16 de Outubro de 1978 e 2 de Abril de 2005. De formação filosófica e durante alguns anos docente universitário de ética, cultivou sempre o diálogo com os cientistas, primeiro como Arcebispo de Cracóvia e depois como Papa. Um dos seus objectivos principais foi superar o mal-entendido entre a ciência e a fé cristã, nascido em grande medida na sequência do “caso Galileu”. Sempre acreditou na harmonia entre a ciência e a fé. Mas as suas últimas intervenções revelam novas preocupações: a ciência parece querer assumir o papel de única explicação da realidade, excluindo assim outras fontes de sabedoria, como a própria filosofia e a experiência religiosa. - John Paul II assumed a highly important role, not only in the Catholic Church, but also in the all world, during his almost 27 years pontificate, since the 16th October 1978 till the 2nd April 2005. He had a philosophical background and was for some years professor of Ethics. As Krakow Archbishop and mainly as Pope, he always promoted the dialogue with scientists. One of his main aims was to surmount the misunderstanding between science and Christian faith, which arose in a great measure as a sequence of the so-called “Galileo’s affair”. He always believed in the harmony between science and faith. His last speeches on these matters, however, reveal some reasons of concern: it seems that science wants to assume the role of a global explanation for everything, excluding other sources of wisdom, like philosophy and religious experience.
- Ideias feitas - entre a ciência e o jornalismoPublication . Moutinho, AnaA cultura científica é uma dimensão indiscutível dos sistemas de I&D. O Homo scientificus constrói-se de modo formal e informal num quotidiano em que os media têm um papel preponderante. A ciência e o jornalismo são mundos cada vez mais interligados por práticas e profissionais. O desafio actual é consolidar uma estratégia regular de partilha de conhecimento. - Scientific culture is an integral part of R&D systems. The Homo scientificus is built upon a formal and informal daily routine in which the media play a significant role. Science and journalism are becoming bridged worlds by means of their practices and professionals. The current challenge is to consolidate a running strategy of knowledge sharing.
- Hipérbole ou parábola: a matemática e a ciência na obra de Júlio VernePublication . Mestrinho, NelsonPretende-se com este texto fazer uma breve reflexão sobre o papel da ciência, com especial ênfase nas ciências matemáticas e físicas, na obra literária de Júlio Verne, mas também sobre a importância do seu trabalho na divulgação do conhecimento científico. Júlio Verne viveu numa época em que ocorreram grandes desenvolvimentos científicos que afectaram a vida quotidiana das pessoas comuns. Encarado no século XX como um profeta da modernidade, Verne foi também um divulgador das descobertas e dos problemas científicos do seu tempo. - This article intends to be a reflection about the importance of science, specially mathematics and physics, in the writing of Jules Verne, but also about the role played by his work in the propagation of scientific knowledge. Jules Verne lived in an epoch of great scientific development with high influence in the day-to-day life of common people. Seen in the 20th century as a prophet of modernity, Verne was also a divulger of the scientific problems and discoveries of his time.
- Aspectos éticos e funcionais da publicação científica: passado, presente e futuroPublication . Silva, JorgeA Ciência contemporânea é um empreendimento social, cujo sucesso depende largamente dos mecanismos de comunicação entre os seus actores. Assim, as publicações científicas estabeleceram-se como um dos pilares do edifício de produção do conhecimento, onde desempenham hoje um papel incontornável. Um dos aspectos centrais do processo de publicação científica é o de credibilização do material publicado, o que historicamente tem sido assegurado pelo processo designado por arbitragem científica ou por revisão pelos pares. A crescente pressão profissional para a publicação, aliada à extraordinária aceleração da produção científica, sobretudo na área das ciências biológicas, tem gerado um número crescente de submissões de manuscritos e, consequentemente, um acentuado decréscimo das taxas de aceitação nas revistas mais conceituadas. Esta situação tem gerado um desconforto latente em largos sectores da comunidade científica, que começam a por em causa os mecanismos establecidos de publicação científica e, sobretudo, o seu pilar central, o processo de revisão pelos pares. Neste artigo, apresentam-se os aspectos principais da discussão em curso, e sugerem-se pistas para a reforma dos processos de publicação. - Modern Science is a social enterprise whose success heavily depends on the communication channels among the scientific community members. Scientific journals are the main vehicle for that communication and the peer-review process has been adopted by all the relevant publications. However, the exponential growth of modern biological sciences, together with an increasing career pressure for publication, have burst-out the number of manuscript submissions, and therefore significantly decreased the percentage of acceptance in the main journals. This had risen an increasing feeling of dissatisfaction in the scientific community, and some scientific leaders had openly challenged the system of scientific publication based on the peer-review process. In this paper we present the main aspects of this controversy and point out some trends for the reform of scientific edition.
- Ciência na literatura e literatura na ciênciaPublication . Galvão, CecíliaCiência e literatura, apesar de terem linguagens específicas e métodos próprios, podem ficar valorizadas quando postas em interacção, proporcionando diferentes leituras e novas perspectivas de análise. Neste artigo pretendo evidenciar algum do diálogo possível entre saberes diversos, olhando para alguns exemplos quer da nossa literatura quer de textos científicos, fazendo emergir sentidos que proporcionam uma compreensão global. Recorro à teoria da complexidade para, de uma forma breve, justificar essa necessidade de apreensão holística do mundo. Apresento ainda algumas implicações deste diálogo de saberes para a escola, particularmente para a educação em ciência. - Science and Literature, despite their specific languages and methods, can profit from an analysis where different meanings and perspectives are enhanced. In this paper I present a possible dialogue between these fields of knowledge, using some excerpts of literature and others excerpts of scientific texts, to discover a global understanding. I use the theory of complexity as the fundament, in a glance, of the necessity nowadays of looking at the world through a holistic lens. I present also some implications of this different knowledge dialogue for the school, mainly as regards science education.