Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O diálogo entre saberes constitui uma característica fundamental da construção
do conhecimento no século XXI. Neste documento, numa tradição iniciada há cerca de
trinta anos, procuramos pôr em conversa as perspectivas da ciência ocidental e do
budismo mahayana tendo por objectivo perceber qual o contributo que esta tradição
filosófica pode dar para o desenvolvimento de sociedades sustentadas, e na mediação
da relação da humanidade com o ecossistema global e consigo própria. Procedemos à
discussão recorrendo a alguns conceitos fundamentais da mundividência budista e
relacionando-os com Princípios do Movimento Ecologia Profunda, de Arne Naess, e
com a Teoria de Gaia, de James Lovelock. Por fim analisamos alguns frutos deste
diálogo ao nível da educação para a sustentabilidade. - Dialogue among cultures is a main characteristic on the knowledge construction in
the 21st century societies. In this document, following a tradition started around thirty
years ago, we try a conversation between western science and eastern Mahayana
Buddhist school. The goal of this conversation is to find what contribute this
philosophical tradition may give to the development of sustained societies and to the
mediation of the disturbed relation between the human kind and the global ecosystem
and the human kind with itself. We proceed with the discussion by analysing some
Buddhist concepts and relating them with the principles of the Deep Ecology Movement
and with Gaia’s Theory from James Lovelock. We finish analysing some fruits born
from this dialogue and their implications on education for sustainability.
Description
Keywords
Educação em ciência Ecologia Sustentabilidade Budismo Teoria de Gaia
Citation
FIGUEIREDO, Orlando - Estabelecendo pontes entre o ocidente e o oriente: um contributo da perspectiva budista na educação para a sustentabilidade. Revista Interacções. Nº3 (2006), p.122-150
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação