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A actual imagem do artista, de origem romântica, está associada a inspiração e
irracionalidade e, portanto, a sua arte em nada parece estar relacionada com a
ciência. Um desenho de Stradanus (1523-1605) que representa a descoberta da
pintura a óleo por Jan van Eyck (c.1395-1441) dá conta de uma outra realidade: um
pintor, com o estatuto de artífice, a desenvolver a sua actividade numa oficina, de
acordo com o estabelecido num minucioso contrato, seguindo os mesmos modelos
dos outros pintores, auxiliado por ajudantes que laboriosamente lhe preparam os
materiais e o equipamento ou aprendem a desenhar. O prolongado contacto com os
materiais de pintura que ocorre neste contexto proporciona um conhecimento empírico
dos materiais e das suas propriedades, nomeadamente dos pigmentos e das tintas,
que permite o uso racional nas obras que só actualmente pode ser convenientemente
explicado. Neste espaço da oficina de pintura, arte e ciência estão intimamente
relacionadas. A propósito deste desenho é ainda mencionada a dependência da arte
em relação aos desenvolvimentos da ciência e da tecnologia que ao longo da história
lhe têm proporcionado os materiais e, por outro lado, a contribuição dada à
matemática pela descoberta da perspectiva linear pelos pintores do século XV. - The current image of the artist, with origin in the Romanticism, is associated with
inspiration and irrationality and, therefore, usually it is not visible any relationship
between art and science. A drawing of Stradanus (1523-1605) representing the
discovery of oil painting by Jan van Eyck (c.1395-1441) shows another reality: a
painter, as a craftsman, developing its activity in the workshop, in accordance with a
contract, following the same models adopted by other painters, aided by assistants that
laboriously prepare him the materials and the equipment or learn how to draw. The
prolonged contact with the painting materials that takes place in this context provides
empirical knowledge about the materials and their properties, which allows the use of
pigments and paints in a rational way that only now can be conveniently explained. In
the space of the painting workshop, art and science are deeply related. With regard to
that drawing it is still mentioned the art dependence on the scientific and technological
developments that, through the history, provided it with its materials and, on the other
hand, the contribution given to mathematics with the discovery of the linear perspective
by the painters of the 15th century.
Description
Keywords
Arte Ciência Artista Pintor Pintura Oficina
Citation
CRUZ, António João - A oficina do artista, ou as relações a ciência e a arte a propósito de uma imagem. Revista Interacções. Nº3 (2006), p.87-101
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação