Volume 3 - 2007 - nº05
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- Adolescência na escola: o desafio do desenvolvimento integral. Um estudo sobre as opções pedagógicas e organizacionais de uma escola kentenichianaPublication . Guimarães, Mesquita; Sobral, Francisco; Menezes, IsabelNas sociedades ocidentais, todas as escolas com alunos adolescentes enfrentam actualmente o desafio de os educar integralmente, acompanhando o seu desenvolvimento pessoal, social, vocacional e espiritual, e não apenas de os preparar academicamente. A teoria de Erikson quanto à tarefa psico-social de desenvolvimento da identidade na adolescência serve de ponto de partida para descrever as perspectivas de Kentenich sobre a educação integral e sobre o papel da escola no desenvolvimento dos adolescentes. O objectivo do estudo é o de apresentar a concepção pedagógica de Josef Kentenich (1885-1968) e descrever a sua aplicação numa escola que se caracteriza pela atenção privilegiada que dá ao desenvolvimento integral dos seus alunos. Optou-se por um estudo de caso no Chile, abrangendo o ensino secundário de uma escola kentenichiana. Os resultados referem-se ao currículo formativo pretendido, à sua implementação no ensino secundário e aos resultados obtidos. As conclusões apontam para: i) a aplicação coerente e consequente da concepção kentenichiana em toda a dimensão formativa da escola estudada, nomeadamente no ensino secundário; ii) resultados bastante positivos quanto ao desenvolvimento integral dos alunos; iii) a possibilidade de que a pedagogia kentenichiana abranja ainda outras vertentes do processo educativo em contexto escolar; iv) a provável aplicabilidade deste modelo pedagógico noutros âmbitos culturais e educativos. - In western societies, every school with adolescent students currently faces the challenge of educating them integrally, coaching their personal, social, vocational and spiritual development, and not only of preparing them academically. Erikson's theory on the psico-social task of developing the identity during adolescence is the starting point to describe the perspectives of Kentenich on the integral education and about the role of schools in relation to the development during adolescence. The main objective of the study is to present the pedagogical conception of Josef Kentenich (1885-1968) and to describe its application to a school which is committed to giving a privileged attention to the integral development of its students. We decide for a case study in Chile, about the high school level of a Kentenich school. The presentation of findings refers to the intended formative curriculum, its implementation in the high school level and the results achieved, which have been surveyed by means of questionnaires and of the perception of some members of the educational community. The conclusions point out: i) the coherent and consequent application of Kentenich's conception in all the formative dimension of the school, namely in secondary education; ii) quite positive results as to the integral development of the students; iii) the possibility that Kentenich's pedagogy can apply to other aspects of the educative process; iv) the probable applicability of this pedagogical model in other cultural and educative contexts.
- Vírginia Tech - Anatomia de um massacre à luz da ética da virtudePublication . Marques, RamiroEste artigo visa compreender os motivos da ocorrência do massacre na Virgínia Tech e fá-lo à luz da teoria ética da virtude. A tese defendida no artigo é que as sociedades materialmente desenvolvidas estão a perder a sua matriz identitária e os laços e valores comunitários estão a ser substituídos por um cultura que valoriza o sucesso material, não dando espaço para o florescimento pessoal dos que ficam à margem do progresso material. Defende-se, neste artigo, um regresso a uma educação do carácter de tipo comunitarista e que, inspirada na ética aristotélica, avalie a pessoa por aquilo que ela é e não por aquilo que ela tem. - This article has a main goal: to understand the motivation of the Virginia Tech massacre. The virtues ethics is used as the main theoretical framework to understand those motives. The article opposes the individualistic ethic approach to a communitarian approach inspired in Aristotelic ethical thought. The article stands for a return to a more realistic and communitarian ethic approach based on an evaluation of what the person is and not on an evaluation of what the person has.
- Certo e errado na ética da virtude e na ética deontológica: implicações educativasPublication . Marques, RamiroHá vários níveis de certo e errado. A ética deontológica contemporânea tende a ignorar essas diferenças, remetendo todos os níveis para o campo da ética e substituindo o Deus legislador da ética cristã por uma razão universal legisladora. Os gregos tinham uma concepção totalmente diferente. O certo era o que as leis humanas e os costumes permitiam. O errado era o que as leis humanas e os costumes proibiam. E a obrigação ou dever era o que as leis humanas requeriam que se fizesse. A ética cristã, nascida sobre os escombros do Império Romano, e retomando a tradição judaica, encara o certo como o respeito pela lei divina, plasmada nos textos sagrados e o errado como a sua violação. Num caso e noutro, há coerência. Quando Kant procura imputar à razão a capacidade para criar leis morais de aplicação universal, está a substituir o Deus legislador pela razão universal e, com esse exercício, retira conteúdo e substância à ética, tornando-a uma coisa estéril e incapaz de ser aplicada nas questões importantes do dia-a-dia. Na ética kantiana não há legislador. É uma ética vazia de conteúdo. E, por isso, de escassa utilidade na nossa conduta quotidiana. É uma ética interessante para a discussão dos grandes princípios, mas incapaz de nos dar respostas concretas sobre como devemos deliberar e agir em situação contextual. - There are several levels of right and wrong. Contemporary deontological ethics ignores those differences. Virtue ethics, by the contrary, had a different conception. The Greeks knew that the right was what human laws allowed and the wrong was what was prohibited by law. And the duty was what was required. This article looks for the differences between these perspectives about the right and the wrong and specifies several educational applications of this distinction.
- O despertar da consciência cívica feminina: identidade e valores femininos na literatura proto-feminista do século XVIIIPublication . Rodrigues, AnaO século XVIII pautou-se por um intenso debate sobre a educação feminina, questão que constituiu um primeiro passo no desafio à “Lei do Costume”, a qual perpetuava a inferioridade das mulheres em relação aos homens. Assim, a defesa do direito à educação enquadra-se num plano mais amplo de reivindicações, o da defesa da igualdade intelectual, servindo de esteio a posteriores movimentos de índole política. De facto, o Feminismo em Inglaterra está intimamente ligado à questão da educação feminina, como o exemplo do percurso literário de escritoras como Mary Astell e Catharine Macaulay atesta. Seguindo uma já longa tradição literária, encontramos em Setecentos uma vasta ensaística apologética acerca do estatuto e da participação da mulher na sociedade. Até aí, as mulheres eram consideradas as guardiãs da moral e dos bons costumes, desempenhando um papel fulcral na manutenção da estabilidade doméstica e social. Nesta altura, algumas pensadoras almejavam objectivos mais vastos e de maior relevância para o colectivo. Assim, este século pautou-se por profundas convulsões ao nível da mentalidade social, especialmente no que concerne ao modo como as mulheres eram vistas e ao papel que desempenhavam no seio da sociedade, como prova o intenso debate observado relativamente aos direitos das mulheres, não só a nível educacional (a tónica dominante no início do século), mas também a nível cívico e político, mais óbvio no final do século, muito propiciado pelos ventos revolucionários soprados de França e da América do Norte que incentivavam a mulher a adoptar uma postura mais reivindicativa. - The eighteenth-century comes out as a moment of intense debate in what concerns female education, the milestone of the “Custom Law” contest which had long perpetuated the inferiority of women, and had confined them to the private domestic sphere. Thus, the defence of the right to education must be understood in a broader context, i.e. the defence of the intellectual equality of genders. In fact, The English Feminism is closely linked to the issue of female education, as the example of the literary course of writers such as Mary Astell and Catharine Macaulay proves. Following a long literary tradition, we find in the eighteenth-century a great apologetic rhetoric concerning women’s role and participation in society. Until then, women were considered the moral arbiters and keepers of good costumes, thus playing a vita role in ensuring the domestic and social stability. But now some women wished for higher goals in life and with more relevance to the society. Therefore, this century was marked by deep changes and convulsions in what concerns the social mentalities, especially, the way women were regarded and the role they played within society, as the intense debate (much influenced by the revolutionary winds blown from France and North America that encouraged women to adopt a more vindicative posture), about women’s rights, not only concerning educational rights, the most important issue in the early century, but also civic and political ones, more obviously at the end of the century.
- O ensino da ética nas aulas de ciências através do estudo de casosPublication . Reis, PedroEste artigo centra-se na ética1 e na responsabilidade social como elementos indispensáveis da educação em ciências. Apresenta-se o estudo de casos como metodologia adequada: a) à identificação, análise e discussão dos dilemas éticos suscitados pela ciência e pela tecnologia contemporâneas; e b) ao desenvolvimento do raciocínio moral. - This article focuses at ethics and social responsibility as important elements of science education. It presents case study as a methodology suitable: a) for the identification, analysis and discussion of the ethical dilemmas raised by contemporary science and technology; and b) for the development of moral reasoning.
- O doutrinamento como falácia? Contributos para o aclaramento da problemática no contexto do ensino públicoPublication . Fonseca, EduardoO doutrinamento é um delicado problema educacional que no contexto português assume uma intensidade e pertinência particulares, dado a experiência recente de doutrinamento de cariz religioso no âmbito da escola pública durante o longo período ditatorial. Todavia, com base num enquadramento conceptual mais refinado e de um conjunto de premissas, e estando consciente das repercussões de tal experiência, apresenta-se um conjunto de critérios impeditivos que permite a consideração de abordagens assentes na ética da virtude, como legítimas possibilidades de intervenção na área da Formação Pessoal e Social no sistema público português. - Indoctrination is a delicate educational problem which, within the Portuguese context, assumes a particular intensity and pertinence, due to the recent experience of religious indoctrination at state schools during the long dictatorial period. However, on the basis of both a more refined conceptual framework and a set of premises, as well as being conscious about the repercussions from such an experience, we point out a set of impeditive criterion which are able to consider the approaches based upon the virtue ethics, as legitimate possibilities of intervention within the Social and Personal area of the official Portuguese system.
- Decisões éticas, neurociências, emoção e razãoPublication . Pedro, AnaEste trabalho tem por objectivo principal alertar para a necessidade de se rever o paradigma epistemológico tradicional, segundo o qual, a raiz das nossas decisões éticas e morais assenta, permanentemente, numa base racional. Tendo em consideração os dados obtidos por IRM do cérebro humano constata-se que, efectivamente, a interacção de várias das suas áreas (córtex cingular posterior, girus frontal mediano, sulco temporal superior) contribuem para que a natureza da decisão moral assente, primeiramente, no funcionamento e na organização do cérebro das emoções do que propriamente numa decisão de base racional. Ao admitir este princípio, várias consequências ocorrem necessariamente não só ao nível de um melhor conhecimento da natureza/cérebro humano no seu acto de decisão moral, como também pelo facto de nos remeter para uma reflexão renovada sobre as grandes questões da liberdade/responsabilidade morais. Para além disso, regista-se ainda o aparecimento de novas áreas do saber que, pelo seu carácter interdisciplinar, contribuem para uma reflexão sobre os contributos das investigações em neurociências e implicações nomeadamente no mundo da justiça, do emprego, da psicologia, da psiquiatria, da filosofia (neurofilosofia) da educação (neuroeducação) e da ética (neuroética). - This article aims to discuss the traditional perspectives on ethics. This articles claims for a new perspective centred on the role of emotions on ethical decision making. The perspective supported by this article is that emotions have a more important role than reason in the process of making ethical decisions.
- EditorialPublication . Marques, Ramiro; Reis, Pedro