Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O século XVIII pautou-se por um intenso debate sobre a educação feminina,
questão que constituiu um primeiro passo no desafio à “Lei do Costume”, a qual
perpetuava a inferioridade das mulheres em relação aos homens. Assim, a defesa do
direito à educação enquadra-se num plano mais amplo de reivindicações, o da defesa
da igualdade intelectual, servindo de esteio a posteriores movimentos de índole
política.
De facto, o Feminismo em Inglaterra está intimamente ligado à questão da
educação feminina, como o exemplo do percurso literário de escritoras como Mary
Astell e Catharine Macaulay atesta. Seguindo uma já longa tradição literária,
encontramos em Setecentos uma vasta ensaística apologética acerca do estatuto e da
participação da mulher na sociedade. Até aí, as mulheres eram consideradas as
guardiãs da moral e dos bons costumes, desempenhando um papel fulcral na
manutenção da estabilidade doméstica e social. Nesta altura, algumas pensadoras
almejavam objectivos mais vastos e de maior relevância para o colectivo. Assim, este
século pautou-se por profundas convulsões ao nível da mentalidade social,
especialmente no que concerne ao modo como as mulheres eram vistas e ao papel
que desempenhavam no seio da sociedade, como prova o intenso debate observado
relativamente aos direitos das mulheres, não só a nível educacional (a tónica
dominante no início do século), mas também a nível cívico e político, mais óbvio no
final do século, muito propiciado pelos ventos revolucionários soprados de França e da
América do Norte que incentivavam a mulher a adoptar uma postura mais
reivindicativa. - The eighteenth-century comes out as a moment of intense debate in what
concerns female education, the milestone of the “Custom Law” contest which had long
perpetuated the inferiority of women, and had confined them to the private domestic
sphere. Thus, the defence of the right to education must be understood in a broader
context, i.e. the defence of the intellectual equality of genders.
In fact, The English Feminism is closely linked to the issue of female education,
as the example of the literary course of writers such as Mary Astell and Catharine
Macaulay proves. Following a long literary tradition, we find in the eighteenth-century a
great apologetic rhetoric concerning women’s role and participation in society. Until
then, women were considered the moral arbiters and keepers of good costumes, thus
playing a vita role in ensuring the domestic and social stability. But now some women
wished for higher goals in life and with more relevance to the society. Therefore, this
century was marked by deep changes and convulsions in what concerns the social
mentalities, especially, the way women were regarded and the role they played within
society, as the intense debate (much influenced by the revolutionary winds blown from
France and North America that encouraged women to adopt a more vindicative
posture), about women’s rights, not only concerning educational rights, the most
important issue in the early century, but also civic and political ones, more obviously at
the end of the century.
Description
Keywords
Cidadania Feminismo Ética feminista
Citation
RODRIGUES, Ana Patrícia - O despertar da consciência cívica feminina: identidade e valores femininos na literatura proto-feminista do século XVIII. Revista Interacções. Nº5 (2007), p.46-59
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação