Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O doutrinamento é um delicado problema educacional que no contexto
português assume uma intensidade e pertinência particulares, dado a experiência
recente de doutrinamento de cariz religioso no âmbito da escola pública durante o
longo período ditatorial. Todavia, com base num enquadramento conceptual mais
refinado e de um conjunto de premissas, e estando consciente das repercussões de
tal experiência, apresenta-se um conjunto de critérios impeditivos que permite a
consideração de abordagens assentes na ética da virtude, como legítimas
possibilidades de intervenção na área da Formação Pessoal e Social no sistema
público português. - Indoctrination is a delicate educational problem which, within the Portuguese
context, assumes a particular intensity and pertinence, due to the recent experience of
religious indoctrination at state schools during the long dictatorial period. However, on
the basis of both a more refined conceptual framework and a set of premises, as well
as being conscious about the repercussions from such an experience, we point out a
set of impeditive criterion which are able to consider the approaches based upon the
virtue ethics, as legitimate possibilities of intervention within the Social and Personal
area of the official Portuguese system.
Description
Keywords
Doutrinamento Educação Pública; Estado Novo Critérios Impeditivos
Citation
FONSECA, Eduardo Nuno - O doutrinamento como falácia? Contributos para o aclaramento da problemática no contexto do ensino público. Revista Interacções. Nº5 (2007), p.14-35
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação