Encontros da Língua Portuguesa
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Recent Submissions
- Anais do VI SIMELP – Da união à diversidadePublication . Teixeira, Madalena; Tavares, Teresa-Claudia; Gorgulho, Ana Rita; Macário, Maria João; Rodrigues, Patricia; Santos. Leonor"No VI Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa (SIMELP) “Da união à diversidade”, que teve lugar na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, pretendeu-se proporcionar um espaço aglutinador de discussões entre professores, pesquisadores, estudantes, em áreas como a linguística, a literatura, a cultura, a tradução, a educação, e, ainda, profissionais de outras áreas para quem a língua portuguesa se traduziu num ponto de interesse"
- Representações do bom professor de português: para um referencial epistemológicoPublication . Mendes, Maria InêsEste livro apresenta um referencial epistemológico para definir um bom professor de português, com base em representações sociais de vários professores de português.
- Plurilinguismo vivido plurilinguismo desenhado: estudos sobre as relação das línguas com os sujeitosPublication . Melo-Pfeifer, Sílvia; Simões, Ana RaquelEste livro resulta de uma compilação de textos de autores de vários países, no qual se aborda a questão da relação dos sujeitos com as línguas.
- Onomástica e identidade do homem em seu meioPublication . Aguiar, Suelí; Castro, Maria Célia; Dias, Ana LurdesEste livro é, parcialmente, fruto do Simpósio 15: Linguística Histórica e Onomástica: línguas românicas, línguas indígenas e Línguas de Sinais, realizado em outubro de 2015, no Simpósio Mundial de Estudos da língua Portuguesa – V SIMELP (Lecce – Itália), no qual se expuseram estudos ou investigações realizados na Universidade Federal de Goiás (UFG). Com o nome de Onomástica e identidade do homem em seu meio, esta publicação trata de vários aspetos do tópico, mas se refere principalmente a dois setores da Onomástica: toponímia e antroponímia.
- Vidas de Professores de Português Língua de HerançaPublication . Melo-Pfeifer, Sílvia; SILVA, GLAUCIAA presente obra pretende lançar pistas de reflexão acerca desta terceira abordagem (a designada “perspetiva biográfica”), através da recolha e compilação de narrativas de professores de Português como Língua de Herança, sem, no entanto, as tomar como objeto de estudo. As narrativas aqui compiladas pretendem ser relatos, na primeira pessoa, com o seu próprio poder autotélico, sem a mediação interpretativa das organizadoras.
- Ensinar e aprender português num mundo pluralPublication . Teixeira, Madalena; Santos, Leonor; Silva, Inês; Mesquita, EliseteNum tempo em que o mundo cada vez mais se confronta com a Diversidade e a Pluralidade que marcam as relações (inter)pessoais e (inter) nacionais, equacionar o ensino e a aprendizagem do Português, nas suas diferentes variedades e na variedade de relações e estatutos que assume nos curricula, afigura-se profundamente pertinente. Um pouco por todo o mundo, vêm ocorrendo diversas iniciativas científicas que perspetivam o Pluri/Multilinguismo na sua relação com a aprendizagem de línguas, sejam maternas sejam estrangeiras, em diferentes níveis de ensino e em contextos formais e não formais. Atentas ao desenvolvimento dos trabalhos neste domínio científico, a Escola Superior de Educação de Santarém propôs-se levar a cabo o III Encontro Internacional do Português, associando-se ao III Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa, da Universidade Federal da Uberlândia. Estes eventos pretendem constituir-se como um espaço de partilha e reflexão entre investigadores, formadores, professores e outros indivíduos que desenvolvam trabalho em torno dos tópicos que constituem os eixos temáticos.
- Contextos de formação de novas gerações de falantes de português: perspectivas em política, história, língua e literaturaPublication . Teixeira e Silva, Roberval(org.)Em tempos em que a língua portuguesa ganha cada vez mais espaço no mundo, precisam de ser desenvolvidas reflexões i) sobre como é posiciona- da em diferentes ambientes sociolinguísticos e ii) sobre como se posicionam os sujeitos que se constroem nela. Esta publicação se propõe a considerar estes novos aspectos que constituem diferentes e novos contextos de língua portuguesa no mundo em perspectivas teóricas e analíticas.
- Estudos da língua portuguesa: a união na diversidadePublication . Teixeira, Madalena(org.)O sétimo número desta coleção resulta das conferências apresentadas, no VI SIMELP e são de autoria de brasileiros, de espanhóis, de portugueses e de santomenses que investigam um “objeto” comum – o português; seja sob uma perspetiva literária, como são os casos de Carlos Reis “O português como língua literária: aporias e desafios em tempo pós-colonial”, da Universidade de Coimbra, e Denise Borille de Abreu “Um encontro clandestino? Aproximações entre literatura brasileira e direitos humanos na obra de Clarice Lispector”, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, seja sob o ponto de vista linguístico, como acontece com Maria da Graça Pinto “A Psicolinguística: uma mais Valia para o Conhecimento da Linguagem e de quem a Pratica em Áreas de Interesse no Século XXI?”, da Universidade do Porto, e Maria do Céu Fonseca “Conceitos-Chave do discurso historiográfico português sobre a sintaxe”, da Universidade de Évora. Uma outra dimensão discutida foi a do português como uma língua estrangeira/língua segunda, por parte de Maria Helena Ançã “, da Universidade de Aveiro. A vertente do ensino cabe a Elias J. Torres Feijó, “Para um intersistema cultural da língua portuguesa no plano académico: alguns dados, alternativas e propostas”, da Universidade de Santiago de Compostela, José António Brandão Carvalho “E agora …já se ensina a escrever? Uma reflexão sobre o impacto da investigação em Didática da Escrita nas práticas pedagógicas”, da Universidade do Minho, José Carlos Aragão e Leonor Santos “A língua portuguesa no currículo escolar de São Tomé e Príncipe: desafios e potencialidades”, do Ministério da Educação, Cultura, Ciência e Comunicação & Instituto Marquês de Valle-Flôr e do IPSantarém, Escola Superior de Educação; CIDTFF (Universidade de Aveiro) & Instituto Marquês de Valle-Flôr, respetivamente, e de Madalena Teixeira e Cristina Amado “O ensino superior em São Tomé e Príncipe – (o futuro d) a oferta formativa na área do português”, pertencendo a primeira à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém e a segunda à Universidade de São Tomé e Príncipe.