Volume 5 - 2009 - nº13
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Volume 5 - 2009 - nº13 by Title
Now showing 1 - 10 of 18
Results Per Page
Sort Options
- Agressão, vitimação e emoções na adolescência, em contexto escolar e de lazerPublication . Martins, MariaEste estudo teve como objectivos: comparar as experiências de agressão e/ou de vitimação que ocorrem na escola com aquelas que ocorrem no contexto de tempos livres e actividades de lazer, fora do contexto escolar, em duas regiões de Portugal; comparar as frequências dessas experiências no ano de 00/01 com as do ano 07/08 numa mesma escola; compreender o papel que as emoções desempenham associadas às condições de vítima e de agressor. Utilizámos um questionário de comportamentos referidos pelo próprio (auto-relato) para avaliar a agressão e a vitimação e um questionário de competência emocional para avaliar as emoções, em particular: a competência: para perceber e compreender emoções nos outros, para exprimir e nomear emoções, e para regular e gerir as suas próprias emoções. Os resultados enfatizam que as experiências de agressão e vitimação são mais frequentes na escola que nos tempos livres, sobretudo no que respeita às suas formas menos graves; que as vítimas parecem ter mais dificuldade em regular e gerir as emoções que os agressores e os não envolvidos; e que os agressores não se diferenciam dos não envolvidos no que respeita às várias dimensões da competência emocional avaliadas. Este tópico deverá ser objecto de mais estudos dada a popularidade que a educação emocional tem vindo a ter nos últimos anos. - The aims of this study were: to compare the experiences of victimization and aggression in school settings with those occurring in leisure settings, outside the school, in two different regions of Portugal; to compare the frequencies and types of victimization and aggression displayed in one of the schools in the year 2000/2001 with those displayed in the year 2007/2008; to understand the role that emotions play in the conditions of being an aggressor, or a victim, in adolescence. We use a self-report to assess aggression and victimization and an emotional skills and competence questionnaire to assess emotions, specifically: competence to manage and regulate emotions, to express and label emotions, and to perceive and understand emotions. The results obtained emphasize: that victimization and aggression were more frequent at school than in leisure, specially the less severe forms; and that victims have lack of competence to manage emotions but the emotional competence of aggressors don’t seem to be different from those adolescents non involved, so more studies are necessary to explore this topic considering that educational emotion at schools has becoming a popular topic and matter of concern.
- Angústias precoces, rêverie materna, destinos da violênciaPublication . Sá, Maria TeresaA autora propõe-nos, a partir do vértice da teoria psicanalítica, uma reflexão sobre a dualidade da natureza humana, onde coabitam forças de ligação e de desligamento, de construção e de destruição, de amor e ódio, de cuja integração depende a construção do psiquismo e os destinos da violência. A partir dos conceitos de rêverie materna e de função alfa (Bion) reflecte sobre a função das primeiras experiências relacionais e vinculativas na díade mãe-bebé para o assentamento narcísico e para a contenção, apaziguamento e transformação da violência pulsional primitiva e das angústias precoces. Postula-se que estas angústias, quando insuficientemente acolhidas e metabolizadas, conduzirão a criança a um incremento dos mecanismos de projecção, de evacuação violenta e do agir. A progressiva interiorização desta função de protecção e de significação, assegurada pelo envolvimento materno, virá a constituir-se como o primeiro acompanhante interno que auxiliará a criança no controle e transformação da violência do impulso e na construção de um sistema de pensamento simultaneamente capaz de se ler a si mesmo e de ler e compreender os estados emocionais do Outro (empatia). - The author proposes, through the vertex of psychoanalytic theory, a reflection on the duality of human nature, inhabited by forces of connection and disconnection, of construction and destruction, of love and hate, whose integration is fundamental for the construction of the psychological world and the destinies of violence. Based on the concepts of maternal rêverie and alpha function (Bion), the author reflects on the functions of the first relational and linking experiences in the mother-infant dyad for the building of narcissism and for the containment, appeasement and transformation of the primitive instinctual violence and primitive anxieties. It is postulated that these anxieties, when insufficiently fostered and metabolized, will lead the child to an increasing usage of the mechanisms of projection, violent evacuation and acting out. The progressive internalization of this protective and signifying function, assured by maternal involvement, will become the first internal companion that will help the child to control and transform the instinctual violence and to build a thinking system, with the capacity to simultaneously read himself and to read and understand the emotional states of the Other (empathy).
- Bullying - Problemática (s) de traduçãoPublication . Teixeira, Madalena; Osório, PauloPartindo da análise da unidade lexical “bullying”, pretendemos encetar uma breve explanação dos problemas inerentes ao acto de traduzir. Tomamos, assim, numa primeira fase do texto, os contornos significativos que determinadas unidades linguísticas podem assumir no domínio da língua. Posteriormente, problematizaremos o próprio acto de traduzir, na medida em que as supostas incorrecções presentes num texto traduzido podem advir não só de uma não conformidade de significados, mas também de uma não coincidência entre a pragmática, a semântica e a sintaxe. Finalmente, abordaremos a(s) tradução(ões) do termo “bullying” pelo recurso ao Compara. - Departing from the lexical unity bullying, we aim at initiating a brief explanation of the inherent problems of the translation activity. In this context, in a first part of the text, we take the significant configurations that certain linguistic unities may assume in the domain of the language. Later on, we shall try to render problematic the act of translating, in itself, in as much as the supposed inaccuracies of a translated text may not only come from a non conformity of signification, but also from a non coincidence between pragmatic, semantic and syntactic rules. Conclusively, we shall approach the possible translation(s) of the word bullying, using Compara program.
- Bullying and victimization in children with special educational needs: implications for inclusive practicesPublication . Didaskalou, Eleni; Andreou, Eleni; Vlachou, AnastasiaBullying has been recognized as a widespread, persistent and serious problem occurring in schools across different national contexts. Despite the surge of interest in bullying in recent years, much of the research has focused on its multiple facets and characteristics among non-disabled students, while little is known about its incidence and dimensions in the population of students receiving special education support provision. It is well-known that schooling has generally been constructed and operates around the notions of normalization and homogeneity and children’s diversity often generates discriminating responses contributing to exclusionary educational experiences. In the light of above, the present study aims at exploring the extent and different types of bullying and victimization among Greek students receiving special education support provision. The sample of the study consisted of 173 students attending 5th and 6th primary school grades and participating in pull-out special education delivery programs operating within mainstream schools. According to the findings, participants were actively involved in both bullying and victimization with higher rates in victimization. Bullying was mainly related to physical aggressiveness, humiliating and racist behaviors towards others and social isolation from peers, while victimization included destruction of personal belongings attacked. Statistically significant differences were identified between girls and boys over the different types of bullying and victimization getting involved in, with girls experiencing mostly social isolation and manipulation from others and boys displaying aggressiveness towards others and attacking peers. Statistically significant differences were also found in physical bullying between children receiving more than 12 hours a week special education support and the rest. Children with developmental disabilities tended to use more indirect methods of bullying such as social exclusion more often than children with learning difficulties and children with learning difficulties combined with socio-emotional behavioral disorders. Overall bullying behavior was found to be predicted by presence of playmates during playtime and victimization by absence of playmates during break and limited number of friends in class. The implications of the study for developing school-based inclusive responses to students with SENs, are also discussed. - O bullying tem sido reconhecido como um problema generalizado, persistente e grave que ocorre nas escolas em diferentes contextos nacionais. Apesar da onda de interesse nos comportamentos de bullying ao longo dos últimos anos, grande parte da pesquisa concentrou-se nas suas múltiplas facetas e características entre os estudantes sem deficiência, pouco se sabendo sobre a incidência e dimensões no seio da população estudantil com necessidades educativas especiais. É sabido que a escolaridade tem sido geralmente orientada e opera em função das noções de normalização e de homogeneidade, sendo que a diversidade das crianças gera, muitas vezes, atitudes discriminatórias que contribuem para experiências de exclusão educativa. À luz do exposto, o presente estudo tem por objectivo explorar a extensão e diferentes tipos de bullying e vitimização entre estudantes gregos que recebem apoio ao nível da educação especial. A amostra do estudo foi constituída por 173 alunos do 5 º e 6 º anos do ensino básico que participam em programas de educação especial em funcionamento no seio de escolas regulares. De acordo com os resultados obtidos, verificou-se que os alunos da amostra se encontravam activamente envolvidos em comportamentos de bullying e vitimização, com índices de envolvimento mais elevados de vitimização. O bullying encontrou-se fundamentalmente relacionado aos comportamentos agressivos físicos, comportamentos racistas e de humilhação para com os outros e isolamento social dos seus pares, enquanto a vitimização incluiu a destruição de pertences pessoais e ser atacado. Diferenças estatisticamente significativas foram identificadas entre raparigas e rapazes relativamente aos diferentes tipos de comportamentos de bullying e vitimização em que se envolveram, sendo que as raparigas vivenciaram maioritariamente o isolamento social e a manipulação de outros, e os rapazes exibindo maioritariamente comportamentos de agressividade para com os outros e ataques aos colegas. Diferenças estatisticamente significativas foram também encontradas relativamente aos comportamentos de bullying entre crianças que recebem mais de 12 horas semanais de apoio no ensino especial. Crianças com deficiências de desenvolvimento tendem a usar métodos mais indirectos de bullying, como a exclusão social, mais frequentemente do que crianças com dificuldades de aprendizagem e do que as crianças com dificuldades de aprendizagem combinadas com distúrbios sócio-emocionais e comportamentais. No geral confirmou-se, como factor preditor da ocorrência de comportamentos de bullying, a presença dos colegas durante o recreio, e como factor preditor da vitimização a falta de companheiros durante o intervalo e o número limitado de amigos na sala de aula. As implicações do estudo para o desenvolvimento de respostas baseadas na escola inclusiva para alunos com necessidades educativas especiais, também são discutidas.
- Bullying e as tecnologias da comunicação: do uso ao abusoPublication . Novo, CristinaNovos contextos culturais e sociais trouxeram para a Escola nos últimos 30 anos novos e grandes desafios, a que nem sempre esta consegue responder de forma eficaz e eficiente, prevenindo certos comportamentos de risco ou evitando mesmo interferências graves na vida particular e social das crianças e jovens que a frequentam. Falamos de fenómenos como o cyberbullying, que acontecem cada vez com mais frequência dentro e fora do espaço Escola. Frequentemente a adopção de determinadas práticas, facilitadas nos últimos anos pela universalização dos recursos tecnológicos, mesmo que sem consciência absoluta dos riscos inerentes, desencadeia processos invasivos nas vidas de muitas crianças e jovens sem que familiares, professores ou outros adultos que lhes são próximos, se apercebam. Neste artigo teremos então como preocupação central reflectir sobre alguns destes riscos que lhes estão inerentes e enunciar algumas formas de os prevenir, apoiando-nos nalgumas experiências relatadas por jovens, no âmbito de acções do programa nacional Segurança na Internet. Será ainda uma preocupação presente a contextualização do tema e de acções disponíveis a nível nacional e internacional para crianças, jovens, pais/encarregados de educação e professores, com o propósito de deixar pistas para o aprofundamento do tema. - New cultural and social contexts brought to school for the last 30 years new challenges that are not always able to respond effectively and efficiently, preventing certain risk behaviors or even avoiding harmful interference in private life and social development of children and young people. We are referring to the phenomena such as cyberbullying which is happening with increasing frequency within and outside of the school. Often the adoption of certain practices, facilitated in recent years by universal technological resources, even if unaware of the absolute risks, triggers invasive processes in the lives of many children and young people without families, teachers or other adults close to them are unaware. In this article we will then intend to reflect on some of these risks and suggest some ways to prevent, relying on some experiences in recent years with young people, in proceedings of the National Security on the Internet. Is this still a concern to contextualize the topic and it is a national debate subject.
- Bullying et identité: détérioration identitaire et altération des croyancesPublication . Houbre, Barbara; Fischer, Gustave; Lanfranchi, Jean; Auxéméry, Yann; Dodeler, Virginie; Tarquinio, CyrilLes agressions entre élèves en milieu scolaire constituent un problème grandissant. Le bullying peut être défini comme toutes formes de violences physiques ou mentales répétées, effectuées par un ou plusieurs individus sur une personne qui n’est pas capable de se défendre elle-même (Roland & Idsoe, 2001). Cette étude longitudinale a pour objectif d’observer le lien entre ces agressions, l’expression identitaire et les croyances fondamentales des élèves. 524 élèves âgés de 8 à 12 ans (m=9.94, SD=0.78) ont participé à l’étude. Les résultats montrent que près de 30% des élèves est victime de bullying. Par ailleurs, la fréquence des agressions semble être négativement liée à l’expression des concepts de soi et aux croyances fondamentales. Ces dimensions seraient affectées à long terme par la victimation. Ces différents résultats sont débattus à la lumière des travaux réalisés dans le domaine de la «Constructiviste Self Development Theory». - Violence among students at school is an ever-growing problem. Bullying can be defined as all forms of repeated physical or mental violence performed by an individual on another person who is not capable of defending him/herself (Roland & Idsoe, 2001). The aim of this longitudinal study is to observe the links between, the bullying on the one hand and the expression of self-concepts and fundamental assumptions on the other hand. The sample was composed of 524 pupils ages 8 to 12 (m=9.44, SD=0.78). The results show that nearly 30% of students are victims of bullying. Moreover, the frequency of attacks appears to be negatively related to the expression of self-concepts and beliefs. These dimensions are long-term, affected by victimization. These different results are discussed in the light of work in the area of «Constructivist Self Development Theory». - A violência entre os alunos na escola é um problema crescente. O bullying pode ser definido como todas as formas de violência física ou mental repetidas, realizadas por um ou mais indivíduos sobre uma pessoa incapaz de se defender a si próprio (Roland & Idsoe, 2001). Este estudo longitudinal pretende observar a relação entre estas agressões, e o auto-conceito e crenças dos alunos. A amostra foi constituída por 524 alunos com idades compreendidas entre os 8 a 12 anos (M = 9,44, DP = 0,78). Os resultados mostram que cerca de 30% dos alunos são vítimas de bullying. Além disso, a frequência de agressões parece encontrar-se negativamente relacionada à expressão do auto-conceito e crenças. Estas dimensões são afectadas a longo prazo pela vitimização. Estes diferentes resultados são discutidos à luz dos trabalhos realizados na área da «Constructivist Self Development Theory».
- Comportamentos de bullying no 1º ciclo: estudo de caso numa escola de LisboaPublication . Raimundo, Raquel; Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta MarruazO bullying é cada vez mais um fenómeno que preocupa os diversos agentes educativos, devido à sua prevalência nas escolas e às consequências nefastas para a saúde e bem-estar das vítimas e dos agressores. O presente estudo debruça-se sobre a incidência e natureza dos comportamentos de bullying em crianças do 1º Ciclo. Nesse sentido foi constituída uma amostra de 240 alunos do 2º ao 4º ano de escolaridade, tendo sido aplicado o questionário de auto-relato de Olweus (adaptado por Oliveira & Tomás, 1994, cit. por Pereira, 2002). Os resultados evidenciaram uma prevalência preocupante de 30,42% de vítimas, 18,75% de agressores e 9,58% de vítimas-agressivas. As agressões mais frequentes remetem para o bullying verbal e tendem a ocorrer maioritariamente no recreio. Os agressores são, principalmente, colegas da mesma sala ou mais velhos. Na sua maioria, as vítimas sentem-se apoiadas pelos pares, especialmente os rapazes, embora menos de metade das mesmas conte a adultos (professores e pais). Os rapazes referiram ser significativamente mais agressores e mais vítimas de comportamentos directos de bullying, enquanto que as raparigas referiram ser mais vítimas de bullying relacional. Os rapazes tendem a agredir sobretudo rapazes e as raparigas sobretudo raparigas. Dada a elevada prevalência dos comportamentos de bullying observada no presente estudo, salienta-se a necessidade de se implementarem programas de intervenção desde os primeiros anos de escolaridade. - The phenomenon of bullying is a cause for concern among several educational agents, because of its prevalence in schools and the adverse consequences for health and welfare of victims and aggressors. The present study focuses on the incidence and nature of bullying behaviors in primary school children. We applied the self-report questionnaire of Olweus (adapted by Oliveira & Tomás, 1994, cit. Pereira, 2002) to a sample of 240 students, from 2th to the 4th grade. The results showed a prevalence of 30.42% of victims, 18.75% of bullies and 9.58% of bully-victims. The attacks frequently refer to verbal bullying and tend to occur mostly in the playground. The bullies are mainly colleagues in the same room or older. Most victims feel supported by peers, especially boys, although less than half of them tell the adults (teachers and parents). The boys reported being significantly more perpetrators and more victims of direct bullying behaviors, while girls reported being more victims of relational bullying. Boys tend to attack mostly boys and girls especially girls. This high prevalence of bullying behaviors observed in the study highlights the need to implement intervention programs since the early years of schooling.
- Cyberbullying: um desafio à investigação e à formaçãoPublication . Amado, João; Matos, Armanda; Pessoa, Teresa; Jäger, ThomasNeste artigo começamos por referir a actualidade do tema do cyberbullying e a natureza do fenómeno. Na sequência, damos conta da sua investigação e das acções para o prevenir e combater, no contexto nacional, e das principais conclusões que a pesquisa internacional, ainda que incipiente, permite desde já registar. Seguidamente faremos uma breve explicitação de alguns resultados obtidos nas primeiras fases do projecto CyberTraining: A Research-based Training Manual On Cyberbullying1. Trata-se de dar a conhecer os resultados da consulta por questionário on-line a formadores e a investigadores, no sentido de captar a sua opinião acerca das diferentes facetas e natureza do cyberbullying, dos seus próprios limites e necessidades de formação para lidar com o problema frente a vários públicos, e de quais os principais elementos que, do seu ponto de vista, devem constar num manual que possa servir, de forma cabal, aos interesses da formação nesta área e a públicos diversos. - In this paper we begin by analysing the concept of cyberbullying and its main features. Then we describe the research and actions to prevent and tackle cyberbullying, in the national context, and the main conclusions that the international research, though still incipient, has already produced. Following this description, we will make a brief explanation of some results obtained in the early stages of the project CyberTraining: A Research-based Training Manual On Cyberbullying. An online questionnaire was filled in by trainers and experts, in order to capture their views on the various facets and nature of cyberbullying, on their own limitations and training needs to address the problem with different target groups, and on the main elements which, in their perspective, should be included in a training manual which aim is to provide trainers dealing with cyberbullying with the information and resources they need for their work. The main results obtained from this qualitative questioning will be presented.
- Diferenças de género nos comportamentos de bullying: contributos da neurobiologiaPublication . Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta MarruazNo presente artigo é realizada uma revisão de literatura ao nível dos comportamentos de bullying em estreita relação com o género dos alunos directamente envolvidos. Procurou-se estabelecer, numa segunda análise, uma articulação com os resultados obtidos em estudos no âmbito da neurobiologia, também eles focalizados nas diferenças entre os géneros. Sendo consensual entre a esmagadora maioria das investigações empíricas sobre o fenómeno bullying, a existência de uma diferença significativa entre os comportamentos de bullying manifestados pelos rapazes (fundamentalmente directos e físicos), comparativamente aos comportamentos de bullying manifestados pelas raparigas (fundamentalmente indirectos e relacionais), surgiu o desafio de procurar uma explicação de cariz biológica para essa diferença. Como qualquer outro comportamento humano, qualquer tentativa explicativa deve necessariamente ser de natureza multifactorial, sendo que, quando nos focalizamos exclusivamente numa área do saber (no presente artigo na área da neurobiologia, designadamente a influência do funcionamento cerebral na diferenciação qualitativa dos comportamentos de bullying consoante o género), temos de estar cientes de que essa explicação será sempre parcial, sectária. Nesse sentido, de modo a contribuir para a clarificação dos processos de formação dessas diferenças, é igualmente realçado o papel do ambiente, especificamente das interacções e práticas parentais, na produção e/ou exacerbação de algumas dessas diferenças, procurando com isso inviabilizar qualquer tentativa de leitura do comportamento do ser humano como biologicamente determinado. - A review of literature on bullying behaviour is made in this article in close relation to student's gender directly involved in the process. In a second analysis we tried to establish a link to the results obtained in neurobiology studies, which also focused on gender differences. The existence of significant differences between boys' bullying behaviour (mainly direct and physical) compared to girls' bullying behaviour (mainly indirect and relational) is generally agreed among the overwhelming majority of empirical research on the bullying phenomenon. Thus resulting a challenge of seeking an explanation for biological nature of this difference. Like any other human behaviour, any explanation attempt should necessarily be multifactor, meaning that when we focus exclusively on an area of knowledge (in this article in the field of neurobiology, in particular the influence of brain function in differentiating the type of bullying behaviours depending on gender), we must be aware that this explanation is always partial. In order to contribute to the clarification of these differences' formation the role of environment, specifically the interactions and parental practices in the production and / or exacerbation of some of these differences, is also highlighted, making impossible any attempt to "see" human behaviour as biologically determined.
- Editorial: diferentes olhares sobre o fenómeno bullying em contexto escolarPublication . Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta Marruaz