Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Novos contextos culturais e sociais trouxeram para a Escola nos últimos 30 anos
novos e grandes desafios, a que nem sempre esta consegue responder de forma
eficaz e eficiente, prevenindo certos comportamentos de risco ou evitando mesmo
interferências graves na vida particular e social das crianças e jovens que a
frequentam. Falamos de fenómenos como o cyberbullying, que acontecem cada vez
com mais frequência dentro e fora do espaço Escola.
Frequentemente a adopção de determinadas práticas, facilitadas nos últimos
anos pela universalização dos recursos tecnológicos, mesmo que sem consciência
absoluta dos riscos inerentes, desencadeia processos invasivos nas vidas de muitas
crianças e jovens sem que familiares, professores ou outros adultos que lhes são
próximos, se apercebam.
Neste artigo teremos então como preocupação central reflectir sobre alguns
destes riscos que lhes estão inerentes e enunciar algumas formas de os prevenir,
apoiando-nos nalgumas experiências relatadas por jovens, no âmbito de acções do
programa nacional Segurança na Internet. Será ainda uma preocupação presente a
contextualização do tema e de acções disponíveis a nível nacional e internacional para
crianças, jovens, pais/encarregados de educação e professores, com o propósito de
deixar pistas para o aprofundamento do tema. - New cultural and social contexts brought to school for the last 30 years new
challenges that are not always able to respond effectively and efficiently, preventing
certain risk behaviors or even avoiding harmful interference in private life and social
development of children and young people. We are referring to the phenomena such
as cyberbullying which is happening with increasing frequency within and outside of the
school.
Often the adoption of certain practices, facilitated in recent years by universal
technological resources, even if unaware of the absolute risks, triggers invasive
processes in the lives of many children and young people without families, teachers or
other adults close to them are unaware.
In this article we will then intend to reflect on some of these risks and suggest
some ways to prevent, relying on some experiences in recent years with young
people, in proceedings of the National Security on the Internet. Is this still a concern to
contextualize the topic and it is a national debate subject.
Description
Keywords
Tecnologias de Informação e Comunicação Crianças e jovens Riscos Desafios Ciber-intimidação / Cyberbullying
Citation
NOVO, Cristina - Bullying e as tecnologias da comunicação: do uso ao abuso. Revista Interacções. Nº13 (2009), p.327-337
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação