Volume 5 - 2009 - nº13
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- O teatro debate como factor protector: estratégia não formal para a prevenção da violência nas escolasPublication . DA SILVA, AnaEste artigo perspectiva o teatro debate como estratégia não formal para a prevenção da violência e promoção da convivência pacífica nas escolas, através da análise do processo de criação e encenação de “Macacos e Pombos”, uma peça sobre bullying em contexto escolar da USINA – Associação de Intervenção Social, que conhecemos, no ano de 2007, por observação participante e realização de entrevistas aos principais intervenientes no processo. - This article presents the debate theatre as a non formal strategy to prevent violence and to promote pacific living in schools, through the analysis of the creation and putting on process of “Monkeys and Pigeons”, a play about bullying in school context by USINA, an Association of Social Intervention, that we came to know in 2007 by making participant observation and interviews to the main participants in the process.
- A situação do bullying nas escolas portuguesasPublication . Carvalhosa, Susana; Moleiro, Carla; Sales, CéliaO presente artigo apresenta uma revisão da literatura e dos dados oficiais referentes ao bullying em contexto escolar em Portugal. Pretendeu-se analisar este fenómeno de acordo com o Modelo da Pirâmide de Lavergne e Tourigny (2000), destacando as diferenças conceptuais e metodológicas entre as diversas formas de recolha de dados sobre as situações de bullying. A revisão encontrou estatísticas oficiais desde 2001, 16 artigos científicos, 3 livros académicos, 2 capítulos de livro, 6 trabalhos apresentados em eventos científicos, 3 relatórios publicados e 1 relatório não publicados. Os resultados suportam a aplicabilidade do modelo da pirâmide. São ainda discutidos os dados disponíveis sobre o bullying dirigido a crianças e jovens de grupos minoritários. Conclui-se com uma reflexão sobre possíveis implicações para a investigação e intervenção ao nível político, comunitário, escolar, familiar e individual. - The present article presents a review of the literature and official data regarding bullying in the school context in Portugal. We aimed to analyse this phenomenon in light of the Piradime Model by Lavergne and Tourigny (2000), emphasizing the conceptual and methodological differences among the studies in data collection on bullying situations. The review found official statistics since 2001, 16 scientific articles, 3 book manuals, 2 book chapters, 6 papers presented on conferences, 3 publish reports and 1 non-published report. The results support the applicability of the Pyramid Model. Available data on bullying directed toward minority children and youth are also discussed. Implications and reflections on future research and intervention (at political, community, school, family and individual levels) are suggested.
- O jogo dramático na prevenção do bullying - algumas experiências de intervenção da APAVPublication . Cardoso, NatáliaA Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), como organização que apoia vítimas de crime, promove também projectos e acções de sensibilização, com vista à prevenção dos riscos de vitimização e atenuação dos seus efeitos, dando uma particular atenção aos crimes sobre as pessoas (violência doméstica, maus tratos a crianças e idosos, abuso sexual, ofensas à integridade física). Há já alguns anos que o fenómeno da violência na escola, e em particular o bullying, nos preocupa, sendo cada vez mais frequente a nossa colaboração neste contexto, no sentido de assegurarmos dinâmicas de intervenção que versam esta temática. Tendo em conta a bibliografia produzida sobre o tema e a nossa experiência na realização de acções de sensibilização em escolas, acreditamos que a prevenção do bullying, em contexto escolar, através do treino de competências, poderá diminuir a prevalência de comportamentos de risco, na idade adulta, nomeadamente nas relações interpessoais e de intimidade. Este artigo identificará algumas das experiências da APAV na dinamização de acções de sensibilização e prevenção do bullying em escolas, com um enfoque específico na prevenção através do jogo dramático. - The Portuguese Association for Victim Support (APAV), as an organization that supports victims of crime, also promotes projects and raises awareness in order to avoid the risk of victimization and diminish its effects, giving particular attention to crimes against persons (domestic violence, child abuse and elderly abuse, physical injuries). Our concern about the phenomenon of school violence, particularly bullying, has increased in the last few years and the work that we developed in this context is especially frequent in order to ensure a dynamic intervention. Bearing in mind the known bibliography on the subject and also our experience in carrying out awareness raising campaigns in schools, we believe that the prevention of bullying in schools, through the training of skills, may reduce the prevalence of risk behaviors in adulthood, particularly in interpersonal and intimacy relationships. This article will identify some of APAV’s experiences in leading awareness and prevention sessions of bullying in schools, with a specific focus on prevention through dramatic play.
- Bullying et identité: détérioration identitaire et altération des croyancesPublication . Houbre, Barbara; Fischer, Gustave; Lanfranchi, Jean; Auxéméry, Yann; Dodeler, Virginie; Tarquinio, CyrilLes agressions entre élèves en milieu scolaire constituent un problème grandissant. Le bullying peut être défini comme toutes formes de violences physiques ou mentales répétées, effectuées par un ou plusieurs individus sur une personne qui n’est pas capable de se défendre elle-même (Roland & Idsoe, 2001). Cette étude longitudinale a pour objectif d’observer le lien entre ces agressions, l’expression identitaire et les croyances fondamentales des élèves. 524 élèves âgés de 8 à 12 ans (m=9.94, SD=0.78) ont participé à l’étude. Les résultats montrent que près de 30% des élèves est victime de bullying. Par ailleurs, la fréquence des agressions semble être négativement liée à l’expression des concepts de soi et aux croyances fondamentales. Ces dimensions seraient affectées à long terme par la victimation. Ces différents résultats sont débattus à la lumière des travaux réalisés dans le domaine de la «Constructiviste Self Development Theory». - Violence among students at school is an ever-growing problem. Bullying can be defined as all forms of repeated physical or mental violence performed by an individual on another person who is not capable of defending him/herself (Roland & Idsoe, 2001). The aim of this longitudinal study is to observe the links between, the bullying on the one hand and the expression of self-concepts and fundamental assumptions on the other hand. The sample was composed of 524 pupils ages 8 to 12 (m=9.44, SD=0.78). The results show that nearly 30% of students are victims of bullying. Moreover, the frequency of attacks appears to be negatively related to the expression of self-concepts and beliefs. These dimensions are long-term, affected by victimization. These different results are discussed in the light of work in the area of «Constructivist Self Development Theory». - A violência entre os alunos na escola é um problema crescente. O bullying pode ser definido como todas as formas de violência física ou mental repetidas, realizadas por um ou mais indivíduos sobre uma pessoa incapaz de se defender a si próprio (Roland & Idsoe, 2001). Este estudo longitudinal pretende observar a relação entre estas agressões, e o auto-conceito e crenças dos alunos. A amostra foi constituída por 524 alunos com idades compreendidas entre os 8 a 12 anos (M = 9,44, DP = 0,78). Os resultados mostram que cerca de 30% dos alunos são vítimas de bullying. Além disso, a frequência de agressões parece encontrar-se negativamente relacionada à expressão do auto-conceito e crenças. Estas dimensões são afectadas a longo prazo pela vitimização. Estes diferentes resultados são discutidos à luz dos trabalhos realizados na área da «Constructivist Self Development Theory».
- Angústias precoces, rêverie materna, destinos da violênciaPublication . Sá, Maria TeresaA autora propõe-nos, a partir do vértice da teoria psicanalítica, uma reflexão sobre a dualidade da natureza humana, onde coabitam forças de ligação e de desligamento, de construção e de destruição, de amor e ódio, de cuja integração depende a construção do psiquismo e os destinos da violência. A partir dos conceitos de rêverie materna e de função alfa (Bion) reflecte sobre a função das primeiras experiências relacionais e vinculativas na díade mãe-bebé para o assentamento narcísico e para a contenção, apaziguamento e transformação da violência pulsional primitiva e das angústias precoces. Postula-se que estas angústias, quando insuficientemente acolhidas e metabolizadas, conduzirão a criança a um incremento dos mecanismos de projecção, de evacuação violenta e do agir. A progressiva interiorização desta função de protecção e de significação, assegurada pelo envolvimento materno, virá a constituir-se como o primeiro acompanhante interno que auxiliará a criança no controle e transformação da violência do impulso e na construção de um sistema de pensamento simultaneamente capaz de se ler a si mesmo e de ler e compreender os estados emocionais do Outro (empatia). - The author proposes, through the vertex of psychoanalytic theory, a reflection on the duality of human nature, inhabited by forces of connection and disconnection, of construction and destruction, of love and hate, whose integration is fundamental for the construction of the psychological world and the destinies of violence. Based on the concepts of maternal rêverie and alpha function (Bion), the author reflects on the functions of the first relational and linking experiences in the mother-infant dyad for the building of narcissism and for the containment, appeasement and transformation of the primitive instinctual violence and primitive anxieties. It is postulated that these anxieties, when insufficiently fostered and metabolized, will lead the child to an increasing usage of the mechanisms of projection, violent evacuation and acting out. The progressive internalization of this protective and signifying function, assured by maternal involvement, will become the first internal companion that will help the child to control and transform the instinctual violence and to build a thinking system, with the capacity to simultaneously read himself and to read and understand the emotional states of the Other (empathy).
- Editorial: diferentes olhares sobre o fenómeno bullying em contexto escolarPublication . Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta Marruaz
- Violência entre pares no contexto escolar em Portugal, nos últimos 10 anosPublication . Matos, Margarida; Simões, Celeste; Gaspar, Tânia; Ferreira, Mafalda; Tomé, Gina; Gonçalves, Sónia; Reis, Marta; Camacho, InêsO objectivo do presente artigo é caracterizar bullying/provocação nos jovens Portugueses e os diferentes tipo de vitimas e agressores, assim como comportamentos e as competências associadas. São apresentados os resultados do estudo internacional em colaboração com a OMS, Health Behavior School Aged Children ao longo de três estudos 1998; 2002 e 2006 (Matos et al., 2001, 2003, 2006). É apresentada a comparação da violência e dos padrões de provocação ao longo dos 3 estudos. De seguida são apresentados dois estudos de investigação aprofundados: (1) é analisada associação entre uma série de diferentes tipos de comportamentos de bullying (enquanto provocado e provocador) e algumas variáveis preditoras, variáveis comportamentais. A maior parte das variáveis comportamentais ligadas ao risco está a associada positivamente e significativamente com todos os comportamentos de bullying. (2) é analisado o impacto de determinados factores no envolvimento em situações de bullying desenvolveu-se um modelo explicativo. De acordo com este modelo, os principais contextos de vida (família, amigos, colegas e professores) estão relacionados com o bullying através do seu impacto na satisfação com a escola e nos sintomas físicos e psicológicos. Os resultados do primeiro estudo aprofundado traduzem-se em linhas práticas de intervenção com o problema do bullying, a salientar a importância dos alunos percepcionarem segurança nas escolas, evitar o porte de arma e contribuir para a satisfação dos alunos. Os resultados do segundo estudo aprofundado permitem afirmar que as determinantes do bullying diferem no tipo ou no grau de impacto que apresentam nestes comportamentos. A satisfação com a escola parece ser mais importante para a provocação e para o duplo envolvimento e, por seu turno, os professores e os colegas o factor mais importante para a satisfação com a escola. Os sintomas físicos e psicológicos parecem ser um factor de risco para os 3 perfis, e a família e os colegas aparecem como o factor protector mais importante neste campo. Nas conclusões são discutidas respostas escolares ao bullying/provocação entre pares na escola, apresentado o Programa de Promoção de Competências Pessoais e Sociais na prevenção da violência entre jovens, em Portugal e defendida a Prevenção da violência nas escolas portuguesas, numa perspectiva de Educação para a Saúde. - The aim of this paper is characterize bullying in Portuguese Adolescents and the different types of victims and perpetrators, as well as behaviors and skills associated. We present the results of the international collaborative study WHO, Health Behavior in School Aged Children across three studies 1998, 2002 and 2006 (Matos et al., 2001, 2003, 2006). It is presented to compare the patterns of violence and provocation over the 3 studies. Then, two in depth research studies are presented: (1) association is examined from a number of different types of bullying behaviors (as provoked and provocative) and some predictor variables, behavioral variables. Most of the behavioral variables related to risk is associated positively and significantly with all bullying behaviors, (2) impact of certain factors involved in cases of bullying, allowing to develop an explanatory model. According to this model, the main life contexts (family, friends, colleagues and teachers) are related to bullying through their impact on satisfaction with the school and the physical and psychological symptoms. The results of this first study translate into practical guidelines for intervention with the problem of bullying, to emphasize the importance of pupils perceive school safety, prevent the carrying of weapons and contribute to student satisfaction. The results of the second in-depth study have revealed that the determinants of bullying differ in type or degree of impact that have these behaviors. Satisfaction with the school seems to be more important to the provocation and the dual involvement and, in turn, teachers and colleagues the most important factor for satisfaction with school. The physical and psychological symptoms seem to be a risk factor for the 3 profiles, and family and colleagues appear as the most important protective factor in this field. In the conclusions are discussed responses to school bullying among peers at school, presented the Program for Promotion of personal and social skills in preventing violence among young people in Portugal and defended the prevention of school violence Portuguese perspective on Health Education.
- Agressão, vitimação e emoções na adolescência, em contexto escolar e de lazerPublication . Martins, MariaEste estudo teve como objectivos: comparar as experiências de agressão e/ou de vitimação que ocorrem na escola com aquelas que ocorrem no contexto de tempos livres e actividades de lazer, fora do contexto escolar, em duas regiões de Portugal; comparar as frequências dessas experiências no ano de 00/01 com as do ano 07/08 numa mesma escola; compreender o papel que as emoções desempenham associadas às condições de vítima e de agressor. Utilizámos um questionário de comportamentos referidos pelo próprio (auto-relato) para avaliar a agressão e a vitimação e um questionário de competência emocional para avaliar as emoções, em particular: a competência: para perceber e compreender emoções nos outros, para exprimir e nomear emoções, e para regular e gerir as suas próprias emoções. Os resultados enfatizam que as experiências de agressão e vitimação são mais frequentes na escola que nos tempos livres, sobretudo no que respeita às suas formas menos graves; que as vítimas parecem ter mais dificuldade em regular e gerir as emoções que os agressores e os não envolvidos; e que os agressores não se diferenciam dos não envolvidos no que respeita às várias dimensões da competência emocional avaliadas. Este tópico deverá ser objecto de mais estudos dada a popularidade que a educação emocional tem vindo a ter nos últimos anos. - The aims of this study were: to compare the experiences of victimization and aggression in school settings with those occurring in leisure settings, outside the school, in two different regions of Portugal; to compare the frequencies and types of victimization and aggression displayed in one of the schools in the year 2000/2001 with those displayed in the year 2007/2008; to understand the role that emotions play in the conditions of being an aggressor, or a victim, in adolescence. We use a self-report to assess aggression and victimization and an emotional skills and competence questionnaire to assess emotions, specifically: competence to manage and regulate emotions, to express and label emotions, and to perceive and understand emotions. The results obtained emphasize: that victimization and aggression were more frequent at school than in leisure, specially the less severe forms; and that victims have lack of competence to manage emotions but the emotional competence of aggressors don’t seem to be different from those adolescents non involved, so more studies are necessary to explore this topic considering that educational emotion at schools has becoming a popular topic and matter of concern.
- Bullying e as tecnologias da comunicação: do uso ao abusoPublication . Novo, CristinaNovos contextos culturais e sociais trouxeram para a Escola nos últimos 30 anos novos e grandes desafios, a que nem sempre esta consegue responder de forma eficaz e eficiente, prevenindo certos comportamentos de risco ou evitando mesmo interferências graves na vida particular e social das crianças e jovens que a frequentam. Falamos de fenómenos como o cyberbullying, que acontecem cada vez com mais frequência dentro e fora do espaço Escola. Frequentemente a adopção de determinadas práticas, facilitadas nos últimos anos pela universalização dos recursos tecnológicos, mesmo que sem consciência absoluta dos riscos inerentes, desencadeia processos invasivos nas vidas de muitas crianças e jovens sem que familiares, professores ou outros adultos que lhes são próximos, se apercebam. Neste artigo teremos então como preocupação central reflectir sobre alguns destes riscos que lhes estão inerentes e enunciar algumas formas de os prevenir, apoiando-nos nalgumas experiências relatadas por jovens, no âmbito de acções do programa nacional Segurança na Internet. Será ainda uma preocupação presente a contextualização do tema e de acções disponíveis a nível nacional e internacional para crianças, jovens, pais/encarregados de educação e professores, com o propósito de deixar pistas para o aprofundamento do tema. - New cultural and social contexts brought to school for the last 30 years new challenges that are not always able to respond effectively and efficiently, preventing certain risk behaviors or even avoiding harmful interference in private life and social development of children and young people. We are referring to the phenomena such as cyberbullying which is happening with increasing frequency within and outside of the school. Often the adoption of certain practices, facilitated in recent years by universal technological resources, even if unaware of the absolute risks, triggers invasive processes in the lives of many children and young people without families, teachers or other adults close to them are unaware. In this article we will then intend to reflect on some of these risks and suggest some ways to prevent, relying on some experiences in recent years with young people, in proceedings of the National Security on the Internet. Is this still a concern to contextualize the topic and it is a national debate subject.
- Cyberbullying: um desafio à investigação e à formaçãoPublication . Amado, João; Matos, Armanda; Pessoa, Teresa; Jäger, ThomasNeste artigo começamos por referir a actualidade do tema do cyberbullying e a natureza do fenómeno. Na sequência, damos conta da sua investigação e das acções para o prevenir e combater, no contexto nacional, e das principais conclusões que a pesquisa internacional, ainda que incipiente, permite desde já registar. Seguidamente faremos uma breve explicitação de alguns resultados obtidos nas primeiras fases do projecto CyberTraining: A Research-based Training Manual On Cyberbullying1. Trata-se de dar a conhecer os resultados da consulta por questionário on-line a formadores e a investigadores, no sentido de captar a sua opinião acerca das diferentes facetas e natureza do cyberbullying, dos seus próprios limites e necessidades de formação para lidar com o problema frente a vários públicos, e de quais os principais elementos que, do seu ponto de vista, devem constar num manual que possa servir, de forma cabal, aos interesses da formação nesta área e a públicos diversos. - In this paper we begin by analysing the concept of cyberbullying and its main features. Then we describe the research and actions to prevent and tackle cyberbullying, in the national context, and the main conclusions that the international research, though still incipient, has already produced. Following this description, we will make a brief explanation of some results obtained in the early stages of the project CyberTraining: A Research-based Training Manual On Cyberbullying. An online questionnaire was filled in by trainers and experts, in order to capture their views on the various facets and nature of cyberbullying, on their own limitations and training needs to address the problem with different target groups, and on the main elements which, in their perspective, should be included in a training manual which aim is to provide trainers dealing with cyberbullying with the information and resources they need for their work. The main results obtained from this qualitative questioning will be presented.