Livros e capítulos de livros_ESES
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Livros e capítulos de livros_ESES by Subject "1.º Ciclo do Ensino Básico"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Educação ambiental e ODS: uma abordagem pedagógica para o JI e 1.º CEBPublication . Pereira, Márcia; Linhares, ElisabeteCom o objetivo de compreender as perceções dos profissionais de educação sobre a Edu cação Ambiental e a promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na sua prática pedagógica, bem como de analisar como a Educação Ambiental/Educação para o Desenvolvimento Sustentável é implementada nas escolas para promover os ODS e contribuir para a sua concretização, realizou-se um estudo qualitativo. Este estudo en volveu educadores e professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB), bem como crianças de uma sala de Pré-Escolar e de uma turma de 4.º ano. As narrativas recolhidas permitiram identificar tanto o trabalho desenvolvido como as perceções dos participantes relativamente à prática e à promoção dos ODS. O documento organiza-se em quatro par tes: o enquadramento teórico, onde se contextualiza o estudo à luz da revisão da literatura sobre a temática; a metodologia, com a descrição e fundamentação das opções metodoló gicas e caracterização dos participantes; os resultados, que apresentam os dados recolhi dos através da triangulação dos instrumentos em alinhamento com os objetivos do estudo; e as considerações finais, onde se sintetizam as principais conclusões alcançadas.
- Impactos da pandemia na aprendizagem infantil: oportunidades para a educação para a saúdePublication . Gomes, Ana; Linhares, ElisabeteA dimensão investigativa deste texto tem como foco a temática da educação para a saúde, com especial atenção à sua relevância no contexto pós-pandemia. O objetivo principal foi analisar as dificuldades e oportunidades de aprendizagem vivenciadas pelos participantes do estudo neste cenário, sendo esta pesquisa realizada no âmbito do Mestrado em Educa ção Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Através deste estudo, procurou se entender de que forma a pandemia impactou o desenvolvimento e as aprendizagens das crianças, ao mesmo tempo que se exploraram as perceções dos adultos sobre a pan demia e a importância da promoção da educação para a saúde nas instituições educativas, especialmente no contexto do ensino Pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este estudo de natureza qualitativa e exploratória teve como propósito analisar a influência da pandemia no desenvolvimento e nas aprendizagens das crianças, além de explorar as per ceções dos adultos sobre o impacto da pandemia e a relevância de uma educação para a saúde. Complementarmente, foi realizado um estudo de caso para investigar as perceções das crianças acerca da pandemia e compreender de que forma as práticas de educação para a saúde podem contribuir para o desenvolvimento de competências, atitudes e valo res. O estudo revelou a existência de desafios no desenvolvimento das crianças, nomea damente a nível social, afetivo e linguístico. Por outro lado, identificaram-se como opor tunidades o reforço dos laços familiares e a adaptação a novas formas de trabalho. As atividades desenvolvidas permitiram às crianças compreender aspectos importantes sobre a propagação e prevenção de doenças, promovendo, assim, a aquisição de conhecimentos e comportamentos associados à saúde.