Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária
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- Envelhecimento ativo, trajetórias de vida e ocupações na reformaPublication . Rodrigues, Ana Maria Miranda; Dias, PauloO envelhecimento da população tem vindo a aumentar nas últimas décadas a nível mundial. Em Portugal, de acordo com o Censo de 2011, é possível observar-se um aumento do envelhecimento da população entre 2011 e 2016, sendo que o Índice de Envelhecimento no nosso país era, em 2011 de 127,8 e em 2016 de 148,7. É neste contexto de envelhecimento que a Organização Mundial de Saúde reconhece, na Segunda Assembleia Mundial sobre o Envelhecimento (2002), a urgência de implementar estratégias para fazer face a este fenómeno, em prol de uma sociedade integrada, destacando a importância do conceito de envelhecimento ativo. Este trabalho pretende debruçar-se sobre uma crescente realidade, a da população envelhecida e o impacto desse processo em etapas abruptas como o afastamento da vida laboral ativa. Assim, o objetivo do trabalho foi conhecer, caracterizar e analisar a perceção da população idosa do Concelho de Santarém face ao envelhecimento local. Para esse efeito, selecionou-se uma amostra de 50 idosos do Concelho de Santarém, com um intervalo entre 65 a 87 anos, aos quais se aplicou um inquérito por questionário com questões referentes a valores culturais e tradições da sua localidade, determinantes pessoais, comportamentais e económicos, o papel das redes de apoio sociais, solidão, e ocupações na reforma. Do estudo desenvolvido verificou-se que, embora os inquiridos não revelarem qualquer tipo de envolvência em eventos\tradições locais, indicam que gostariam de participar mais em atividades culturais e recreativas. Relativamente à solidão, verifica-se que mais de metade dos idosos se sentem sós, sendo que 44% considera passar às vezes ou muitas vezes tempo sozinho. No entanto, verifica-se também que a maioria dos idosos (80%) se relaciona com um ou dois familiares por semana, e 70% referem que se relacionam com um ou dois vizinhos por semana. Apenas metade dos idosos estão razoavelmente satisfeitos como os apoios da Segurança Social. Estes resultados vão, de certa forma, ao encontro às conclusões apresentadas pelo Diagnóstico Social do Concelho de Santarém 2014/2017, que referem alguns problemas relativos à população mais idosa do Concelho de Santarém, como o isolamento geográfico, a solidão e insuficiente flexibilidade das respostas sociais.
- A Importância da Universidade Sénior para um envelhecimento ativo: Universidade Sénior de Machico um estudo de caso na RAMPublication . Teixeira, Élia Maria Santos; Galinha, SóniaNuma sociedade cada vez mais envelhecida, deparamo-nos com projetos como as universidades seniores que constituem um apoio e uma resposta social para os idosos. O surgimento de universidades seniores na Europa (Universidade de Toulouse), em especial em Portugal (Universidade Internacional da Terceira Idade de Lisboa) veio criar um universo de possibilidades associadas à importância do papel do idoso na sociedade, pois estas assumem-se como uma oportunidade importante no bem-estar e qualidade de vida e na participação ativa destes, numa sociedade cada vez mais consumista e em transformação. O presente estudo tem como tema: “A Importância da Universidade Sénior para um Envelhecimento Ativo: Universidade Sénior de Machico um estudo de caso na RAM”, tendo como objetivo central perceber a importância da universidade sénior na perspetiva de quem a frequenta. Perceber o que de facto muda, que papel pode representar e contribuir para que os seus alunos possam ser mais ativos. Esta investigação baseou-se num estudo de caso, utilizando técnicas como a análise documental, as entrevistas semidiretivas e o inquérito por questionário dirigido aos alunos seniores da USM. Através da recolha de dados concluiu-se que a universidade sénior veio modificar o dia-a-dia dos seus alunos, preencher um espaço que mais tarde veio revelar-se imprescindível nas suas vidas. Veio igualmente contribuir para um envelhecimento ativo, na medida que os idosos criam laços sociais, amizades, adquiram e partilham saberes que proporcionam a sua participação social, transformando-os em seres mais ativos. A existência das universidades seniores constitui uma resposta contra a solidão e isolamento que ainda se verificam na atualidade.
- Solidão e isolamento: conectar em tempo de pandemiaPublication . Gomes, Sara Sofia Andrade; Pappámikail, LiaO presente relatório apresenta o trabalho desenvolvido ao longo de um estágio curricular, que decorreu entre dezembro de 2020 e março de 2021 num Centro Comuni tário da Associação de Desenvolvimento Comunitário do Funchal Garouta do Calhau, no âmbito do Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária. O Envelhecimento Ativo e Saudável carateriza-se pelo processo de otimização das oportunidades de saúde, participação e segurança, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida à medida que as pessoas ficam mais velhas. O termo de envelhecimento ativo, aplica-se a indivíduos ou grupos populacionais e permite que as pessoas percebam o seu potencial para o bem-estar físico, social e mental ao longo do curso da vida, e que essas pessoas participem na sociedade de acordo com suas necessidades, desejos e/ou capaci dades; ao mesmo tempo, propicia proteção, segurança e cuidados adequados, assim que necessários. O principal objetivo do envelhecimento ativo é sobretudo aumentar a expec tativa de uma vida saudável e a qualidade de vida para todas as pessoas que estão enve lhecendo, inclusive das que são frágeis, fisicamente incapacitadas e que requerem mais cuidados (ENEAS, 2017). Sendo que, o Envelhecimento ativo e Saudável, implica uma atuação multidisciplinar, a educação social traz assim contributos fundamentais no que respeita, por exemplo, à criação de medidas de promoção do bem-estar, participação, não discriminação, inclusão, segurança, qualidade de vida e realização pessoal das pessoas idosas. Assim sendo, o relatório visa apresentar e avaliar o processo de estágio, que de correu no Centro Comunitário da Várzea, tendo como público-alvo os utentes do centro, e tomando especial atenção, ao facto de este ter sido adaptado e realizado consoante a evolução da pandemia de COVID-19 na Região Autónoma da Madeira. Este estágio, teve como objetivos gerais a amenizar os fenómenos solidão e isolamento social durante o período de confinamento, através da realização de atividades, desenvolvidas nesse pe ríodo. Partindo então dos interesses e necessidades sentidas, durante o processo de está gio, foi criada uma estratégia em que através da educação, das novas tecnologias e da fotografia, que estimulasse os utentes tanto a nível cognitivo, mental e interativo.