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- Formação docente e habilidades sociais: um estudo sobre o curso de Licenciatura em Letras/Espanhol do IFBPublication . Chaves, Nádia Mangabeira; Galinha, Sónia; Gontijo, Simone Braz FerreiraA presente dissertação de Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária investiga as habilidades sociais (HS) inerentes à atuação profissional do professor na formação docente ofertada no curso de Letras/Espanhol do Instituto Federal de Brasília (IFB) e como essa formação contribui para o desenvolvimento de HS. O público-alvo foi composto por amostra de estudantes do referido curso de licenciatura que ingressaram no ensino superior pelo SiSU. A pesquisa, de cunho qualitativo, utilizou-se de entrevistas semiestruturadas para o acesso às percepções dos estudantes em relação às habilidades sociais necessárias ao trabalho docente; aplicação de Inventário de Habilidades Sociais (IHS-Del-Prette) para o levantamento do repertório de habilidades sociais dos participantes deste estudo e análise documental do PPC com o objetivo de compreender a organização curricular do curso e avaliar sua proposta diante da formação de habilidades sociais específicas ao trabalho docente. Os resultados do IHS-Del-Prette indicaram necessidade de desenvolvimento de habilidades sociais, especialmente, as habilidades assertivas, de expressão do afeto positivo e de comunicação com o público desconhecido. O resultado das entrevistas indica percepções sobre o trabalho do professor que incluem habilidades técnicas, comunicativas, empáticas, tecnológicas, relacionais. E os resultados da análise do PPC indicaram uma proposta de formação do professor direcionada ao desenvolvimento de habilidades e competências em que não estão explicitadas a formação em HS. Diante do hiato entre as percepções dos estudantes e das HS desenvolvidas pelo curso foram propostas ações e intervenções potencializadoras do desenvolvimento de HS em estudantes considerando as especificidades do papel social do professor e da formação numa perspectiva global, tais como atividades interativas que abordem direitos humanos básicos relativos ao contexto de HS; inclusão de HS como parte da formação ética e política; articulação para participação dos futuros docentes em múltiplos espaços comunitários
- A Importância da Universidade Sénior para um envelhecimento ativo: Universidade Sénior de Machico um estudo de caso na RAMPublication . Teixeira, Élia Maria Santos; Galinha, SóniaNuma sociedade cada vez mais envelhecida, deparamo-nos com projetos como as universidades seniores que constituem um apoio e uma resposta social para os idosos. O surgimento de universidades seniores na Europa (Universidade de Toulouse), em especial em Portugal (Universidade Internacional da Terceira Idade de Lisboa) veio criar um universo de possibilidades associadas à importância do papel do idoso na sociedade, pois estas assumem-se como uma oportunidade importante no bem-estar e qualidade de vida e na participação ativa destes, numa sociedade cada vez mais consumista e em transformação. O presente estudo tem como tema: “A Importância da Universidade Sénior para um Envelhecimento Ativo: Universidade Sénior de Machico um estudo de caso na RAM”, tendo como objetivo central perceber a importância da universidade sénior na perspetiva de quem a frequenta. Perceber o que de facto muda, que papel pode representar e contribuir para que os seus alunos possam ser mais ativos. Esta investigação baseou-se num estudo de caso, utilizando técnicas como a análise documental, as entrevistas semidiretivas e o inquérito por questionário dirigido aos alunos seniores da USM. Através da recolha de dados concluiu-se que a universidade sénior veio modificar o dia-a-dia dos seus alunos, preencher um espaço que mais tarde veio revelar-se imprescindível nas suas vidas. Veio igualmente contribuir para um envelhecimento ativo, na medida que os idosos criam laços sociais, amizades, adquiram e partilham saberes que proporcionam a sua participação social, transformando-os em seres mais ativos. A existência das universidades seniores constitui uma resposta contra a solidão e isolamento que ainda se verificam na atualidade.