Mestrado em Desporto - Treino Desportivo
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Browsing Mestrado em Desporto - Treino Desportivo by Sustainable Development Goals (SDG) "03:Saúde de Qualidade"
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- Características, funções e papéis do treinador adjunto sob o olhar do treinador principalPublication . Gonçalves, Martim Fernandes; apelido, nome; Vasconcelos, FabricioEste trabalho refere-se ao Relatório de Estágio inserido no Mestrado em Treino Desportivo do ano letivo 2022/2023 e respetiva época desportiva, na modalidade de futebol. Este documento, dividido em duas partes, caracteriza e descreve o contexto do estágio (Parte I), realizado no escalão de sub-14 masculino, num clube de elite em Portugal. A Parte II refere-se ao estudo desenvolvido em contexto de estágio, no qual foram entrevistados oito treinadores principais de escalões de formação, abordando o tema da importância dos seus treinadores adjuntos, passando pelas características, funções e papéis que estes consideram fulcrais nas suas equipas técnicas. O objetivo deste estudo foi agregar as principais características que um treinador adjunto deve ter e as suas principais funções, de acordo com a visão dos treinadores principais, a fim de considerar um conjunto de pontos-chave em que os treinadores que aspiram ocupar esse cargo devem trabalhar para melhorar. Os dados foram analisados qualitativamente, utilizando a ferramenta de análise MAXQDA. Os resultados revelaram que a capacidade de análise do jogo coletivo, planeamento e operacionalização do treino foram competências técnicas destacadas pelos treinadores principais, reforçando a necessidade de o treinador adjunto ser uma extensão do principal e atuar de forma proativa no processo de treino. De entre as competências pessoais, a lealdade e o espírito crítico surgiram como pontos-chave.
- Características, funções e papéis do treinador adjunto sob o olhar do treinador principalPublication . Gonçalves, Martim Fernandes; apelido, nome; Vasconcellos, FabrícioEste trabalho refere-se ao Relatório de Estágio inserido no Mestrado em Treino Desportivo do ano letivo 2022/2023 e respetiva época desportiva, na modalidade de futebol. Este documento, dividido em duas partes, caracteriza e descreve o contexto do estágio (Parte I), realizado no escalão de sub-14 masculino, num clube de elite em Portugal. A Parte II refere-se ao estudo desenvolvido em contexto de estágio, no qual foram entrevistados oito treinadores principais de escalões de formação, abordando o tema da importância dos seus treinadores adjuntos, passando pelas características, funções e papéis que estes consideram fulcrais nas suas equipas técnicas. O objetivo deste estudo foi agregar as principais características que um treinador adjunto deve ter e as suas principais funções, de acordo com a visão dos treinadores principais, a fim de considerar um conjunto de pontos-chave em que os treinadores que aspiram ocupar esse cargo devem trabalhar para melhorar. Os dados foram analisados qualitativamente, utilizando a ferramenta de análise MAXQDA. Os resultados revelaram que a capacidade de análise do jogo coletivo, planeamento e operacionalização do treino foram competências técnicas destacadas pelos treinadores principais, reforçando a necessidade de o treinador adjunto ser uma extensão do principal e atuar de forma proativa no processo de treino. De entre as competências pessoais, a lealdade e o espírito crítico surgiram como pontos-chave.
- Intervenção técnico pedagógica numa equipa sub 19. A instrução do treinador e a sua influência no desempenho dos futebolistasPublication . Pascoal, Rodrigo Miguel Mendes; Miguel, MauroO presente trabalho desenvolveu se em três fases: pré estágio, estágio e estu- do. Na fase de pré estágio foram definidos os objetivos específicos e elaborado um plano de atuação adaptado ao contexto da Associação Académica de Santarém (AAS). Durante o estágio (época 2023/2024), foram desempenhadas as funções de treinador adjunto nos Juniores Sub 19 e de treinador principal nos Benjamins Sub 10. No escalão Sub 19, as tarefas incluíram a preparação de exercícios específicos, análi- se de desempenho e participação na defin ição do modelo de jogo. Já nos Sub 10, foi desenvolvida uma metodologia de treino progressiva, orientada para o desenvolvimen- to técnico cognitivo e a evolução da equipa. A experiência de estágio permitiu consolidar conhecimentos adquiridos ao lon- go do curs o e desenvolver competências práticas fundamentais para a intervenção em contexto real. A atuação nos dois escalões distintos proporcionou uma visão abran- gente das exigências técnicas, táticas e pedagógicas inerentes a diferentes etapas de formação desport iva. Nos Sub 19, aprofundei a capacidade de análise do jogo e de planeamento estratégico, enquanto nos Sub 10 refinei as competências de comunica- ção, gestão de grupo e adaptação de conteúdos ao nível etário. Esta vivência contribu- iu significativamente para o meu crescimento pessoal e profissional, reforçando a im- portância da flexibilidade, da reflexão crítica e do trabalho em equipa no desempenho das funções de treinador. Na fase de estudo, foi investigada a eficácia da instrução do treinador no ensi- no dos princípios defensivos, através de métodos quantitativos que analisaram a re- tenção e execução após diferentes tipos de instrução. Os resultados demonstraram que instruções claras e específicas contribuem significativamente para a assimilação dos conceitos d efensivos e para a melhoria do desempenho individual e coletivo. O relatório final destaca a importância da articulação entre prática e investiga- ção para o crescimento profissional, bem como a ambição de evoluir para contextos de alto rendimento, aprofundando competências na área do treino e da análise de jo- go.