Browsing by Issue Date, starting with "2016-12"
Now showing 1 - 10 of 10
Results Per Page
Sort Options
- Crise económica de 1929/Crise iniciada em 2007:uma abordagem históricaPublication . Freitas, PedroFatores da prosperidade americana dos Anos 20 do Século XX (“Loucos Anos 20”) ; Causas e consequências da Crise Económica de 1929 ; Políticas Económicas e Sociais para Combater a Grande Depressão nos Anos 30 ; Comparar a Crise Iniciada em 2007 com a Crise Económica de 1929.
- Os estudantes e sua representação social do Curso Técnico Integrado em Artesanato na modalidade PROEJA do Instituto Federal de Brasília – Campus TaguatingaPublication . Ponte, Stênio Germano; Galinha, SóniaA presente dissertação tem por objetivo compreender a Representação Social dos estudantes sobre Curso Técnico Integrado em Artesanato na Modalidade PROEJA do Instituto Federal de Brasília – Campus Taguatinga em que estão inseridos. O referencial teórico utilizado pautou-se na Teoria das Representações Sociais, nas políticas educacionais que baseiam a Educação de Jovens e Adultos e o ensino profissionalizante. A pesquisa de delineamento qualitativo utilizou teste de associação livre de palavras e entrevista semiestruturada. Participaram da pesquisa 40 estudantes matriculados no curso em análise e a escolha por esses participantes justificou-se pelo momento de implantação do Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio nos campi do Instituto Federal de Brasília e pela necessidade de se ter acesso ao que pensam os estudantes sobre o curso. Os resultados de suas representações revelaram a importância que os mesmos têm sobre o curso, contudo entre a realidade desejada nos documentos base e a realidade encontrada foram evidenciadas lacunas que apontaram a necessidade de debate mais amplo a respeito das problemáticas. Logo os resultados obtidos nesta investigação contribuem para uma intervenção social numa abordagem sistémica e institucional.
- Catando vidas no lixo : o caso de uma cooperativa de trabalho de reciclagem em Santa Maria - DFPublication . Gomes, Renato Mendes; Silva, PerpétuaA presente dissertação do Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária, da Escola Superior de Educação – Instituto Politécnico de Santarém, toma como objeto de estudo o caso de uma cooperativa de trabalho de reciclagem em Santa Maria-DF. A partir da análise de algumas dimensões profissionais e pessoais da vida de catadores e catadoras, tem como objetivo conhecer as suas perspectivas sobre as condições profissionais, pessoais e sociais enquanto trabalhadores da catação de resíduos sólidos organizados em cooperativa de trabalho de reciclagem, identificando quais as suas principais dificuldades, constrangimentos e necessidades e procurando conhecer de que forma o movimento cooperativista de trabalho de reciclagem contribui para o possível desenvolvimento dos seus processos de inclusão social. Do ponto de vista metodologico e técnico optou-se por uma aboradagem qualitativa, com a realização de entrevistas e o desenvolvimento de observação. Foi possível perceber que os catadores/as não estão socialmente inseridos, carecem de educação, saúde, renda, laboram em precárias condições de trabalho, é um grupo altamente vulnerável, em que pese o cooperativismo de trabalho, via cooperativa de reciclagem proporcionar o emprego na catação tal pode considerar-se como a face perversa da inclusão.
- Programa profuncionário : a formação profissional técnica e seus impactos como contributos para os funcionários da educação básica em Brasília DFPublication . Silva, Delzina Braz da; Silva, PerpétuaEsta dissertação buscou investigar os impactos gerados na vida pessoal e profissional dos funcionários da carreira assistente, os trabalhadores da educação básica das escolas públicas do Distrito Federal, após a conclusão dos cursos de qualificação técnica do Programa Profuncionario. Esta categoria profissional, embora estejam inseridos diariamente e diretamente nas escolas, não possui reconhecimento como educador, pois suas funções e atribuições são consideradas subalternas diante de uma sociedade preconceituosa e excludente. Essa capacitação pode ser contemplada nos quatro cursos oferecidos na modalidade a distância, sendo eles: Alimentação Escolar, Infraestrutura Escolar, Secretaria Escolar e Multimeios Didáticos. Seguindo uma metodologia quantitativa, com uso da técnica de inquérito por questionário, foi possível identificar que, de um modo geral, o programa teve um impacto positivo na vida pessoal e profissional dos cursistas embora permaneça um conjunto de situações mercedoras de particular atenção por parte das instituições promotoras do curso no que respeita à aplicabilidade prática dos conhecimentos.
- A potencialidade das histórias como elemento promotor do desenvolvimento do conhecimento implícito em crianças em Idade pré-escolarPublication . Damião, Cácia Alexandra Pote; Teixeira, MadalenaO presente relatório surge no decorrer da minha prática profissional supervisionada nas duas valências da educação pré-escolar: creche e jardim de infância e foca A Potencialidade das Histórias como Elemento Promotor do Desenvolvimento do Conhecimento Implícito em Crianças em Idade Pré-Escolar. O tema surgiu no decorrer da minha prática profissional em contexto de creche e jardim de infância, porque verifiquei que poderia aproveitar o facto de todos os dias ler uma história para otimizar as aprendizagens das crianças. As atividades orientadas que necessitava de desenvolver para atingir os objetivos a que me propunha, acabavam por resultar do tema que era abordado na história. Embora tenha realizado várias atividades acerca das diversas áreas do conhecimento, direcionei-as mais para a área do português, na qual pude trabalhar vários conceitos de forma implícita, ou seja, sem que as crianças se apercebessem que estavam a aprender temas importantes para o futuro dos seus percursos. Para fundamentar a minha questão de “aprofundamento” realizei uma pesquisa documental que me deu a possibilidade de investigar as técnicas e estratégias para contar uma história. Esta investigação permitiu-me compreender a importância dos vários momentos em que se conta uma história: preparação, narração e pós-contar.
- Temperamento – Haverá diferenças no temperamento da criança em contexto de creche e em contexto familiar?Publication . Calvinho, Ana Rita Esteves; Seixas, SóniaO presente trabalho investigativo apresenta duas partes distintas, mas complementares. A primeira parte é relativa aos estágios curriculares durante a Prática de Ensino Supervisionada, inicialmente em contexto de creche e posteriormente em contexto de Pré- Escolar. Os contextos são apresentados, de forma reflexiva, onde se relata o percurso vivenciado ao longo de dois semestres. Seguidamente apresenta-se um subcapítulo que traduz o percurso de desenvolvimento profissional e, por fim, um subcapítulo onde é realizada uma breve reflexão sobre todo o processo investigativo. Na segunda parte é apresentada uma investigação sobre a própria prática profissional, cujo objetivo era perceber se há diferenças no temperamento da criança em contexto de creche e em contexto familiar, para isso recorreu-se a dois questionários, “Testo o meu temperamento” respondido pela investigadora e “Avaliação do temperamento da criança” respondido pela investigadora e pelos pais dos participantes do estudo. Os resultados sugerem que comparando os dois contextos existem diferenças no temperamento da criança. No final desta investigação partilho uma pequena reflexão sobre o percurso académico ao longo dos dois semestres correspondentes ao Mestrado que habilita para a docência em Educação Pré-Escolar.
- Investigação na prática de ensino supervisionada em 1.º ciclo – 3.º e 4.º anos : o que aprendem as crianças no recreio?Publication . Calado, Joana Maria Fidalgo; Seixas, SóniaO presente relatório reúne as aprendizagens adquiridas na participação dos estágios integrantes do Mestrado em Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e também no trabalho final de investigação. A presente investigação está focada nas aprendizagens que podem ser feitas no recreio, portanto intitula-se: “O que aprendem as crianças no recreio?”. Com esta investigação pretendi conhecer que aprendizagens as crianças podem desenvolver no recreio. Foram definidos os seguintes objetivos de investigação: conhecer a perspetiva da criança acerca do recreio; conhecer a perceção das educadoras e professoras acerca do recreio; analisar a importância do recreio e compreender de que forma contribui para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Para alcançar estes objetivos recorri a uma investigação de carácter descritivo, através da pesquisa teórica e da análise de entrevistas semiestruturadas a doze crianças do Pré-Escolar da sala de 5 anos e a doze crianças do 1.º ano do 1.ºCiclo do Ensino Básico, a duas educadoras de infância e a duas professoras do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
- EaD e b-learning: oportunidades e desafios: vivências e experiências do estudante da era mediatizada e em redePublication . Loureiro, AnaApresentação eletrónica e vídeo da comunicação "Vivências e experiências do estudante da era mediatizada e em rede" no eL@IES 2016 — Encontro de Instituições e Unidades de e-Learning do Ensino Superior, painel 3
- A política de inclusão e o percurso de formação profissional do estudante com deficiência no Instituto Federal de Educação : um estudo de caso do Campus PlanaltinaPublication . Oliveira, Luciano Cedraz deEssa pesquisa teve como foco a Política de Inclusão da Pessoa com deficiência (PcD) no quadro discente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB). Na perspectiva de avaliação de políticas públicas, buscou-se compreender a organização e a oferta de educação profissional voltada para pessoas com deficiência (PcD) no Campus Planaltina. Neste sentido, se propôs discutir e analisar as estratégias adotadas e as ações necessárias para que a instituição torne-se mais inclusiva e acolhedora para essa parcela de estudantes que se encontram vulneráveis com dificuldades de terem seus direitos garantidos, inclusive aqueles referentes à educação e preparação para uma vida laboral ativa. Em outra frente, procurou contribuir para o fomento do debate junto à comunidade escolar no que se refere à participação ativa no momento em que a instituição trabalha na construção dos documentos norteadores de uma política para uma educação profissionalizante mais inclusiva, são eles: o Projeto Político pedagógico (PPP), o Projeto de Plano de Curso (PPC), além da atual rediscussão do Plano de Desenvolvimento Institucional 2014-2018. À luz da doutrina, considerou-se como inclusão educacional da pessoa com deficiência o acesso e o percurso na educação profissionalizante, ou seja, o ingresso, a permanência participativa e a conclusão exitosa. Esta pesquisa consiste em um estudo de caso com abordagem essencialmente qualitativa, com a utilização de observação direta, entrevistas semidiretivas aplicadas aos autores envolvidos no processo educativo e análise de documentos institucionais e uma fase contou com questionário aberto. Os resultados obtidos na investigação demonstram que o campus ainda apresenta dificuldades em atender as demandas específicas dos estudantes com deficiência. O estudo revelou necessária a adoção de medidas que promovam desenvolvimento na acessibilidade física e comunicativa para a superação das barreiras arquitetônicas e atitudinais, assegurando o direito das pessoas com deficiência que ingressam em seus cursos profissionalizantes. Apurou-se que há consenso na comunidade escolar sobre a necessidade de mudanças ao nível das diretrizes institucionais que garanta a inclusão educacional de pessoas com deficiência, mas que preciso mobilizar a comunidade no que se refere a conhecer e difundir os mecanismos de participação dos sujeitos nas ações de gestão do IFB. Espera-se, por conseguinte, que este estudo e a intervenção que decorre dele contribua, de fato, para o desenvolvimento institucional e que favoreça progressos no processo de ingresso e na garantia do apoio à permanência dos alunos com deficiência na educação profissional, com vistas à sua formação profissional e, consequentemente, a inserção no mercado de trabalho com vista à inclusão social.
- Educação profissional na perspectiva de inserção dos egressos do curso técnico em agropecuária subsequente do Instituto Federal de Brasília - Campus Planaltina no mercado de trabalhoPublication . Soares, Suzy Dias; Marques, RamiroEsta dissertação tem como propósito investigar as concepções acerca da inserção dos egressos do curso técnico em agropecuária subsequente do Instituto Federal de Brasília, Campus Planaltina, no mercado de trabalho. Nesta perspectiva, buscou-se avaliar a qualidade do ensino ofertado pela instituição, considerando as exigências para absorção desses profissionais, face à nova institucionalidade do mundo do trabalho. O estudo foi realizado no IFB - Campus Planaltina, e teve como sujeitos os egressos do Curso Técnico em Agropecuária, na modalidade subsequente ao ensino médio, oferecida no turno diurno. A investigação foi realizada por meio de uma pesquisa documental e de campo, com a utilização de metodologia mista, por meio de análise qualitativa e quantitativa. Para caracterização e fomento do ensino técnico ofertado pelo IFB, foi realizada, na fase inicial desta pesquisa, a análise documental, a fim de fornecer subsídios para compreensão da formação recebida pelos egressos. A etapa seguinte pautou-se na aplicação dos questionários semiestruturados, como instrumento de coleta de dados aos alunos, para que fossem avaliados os aspectos de sua formação, e, ainda, verificar se o ensino ofertado nesta instituição está de acordo com as demandas para o novo perfil de profissional exigido pelo mercado de trabalho. Nos resultados, pode-se perceber que, apesar da instituição ser bem avaliada pelos egressos, ainda existe um distanciamento com relação à inserção destes no mercado de trabalho. Outro aspecto observado neste estudo foi a ausência de acompanhamento dos egressos pelo IFB - Campus Planaltina.