Browsing by resource type "conference object"
Now showing 1 - 10 of 773
Results Per Page
Sort Options
- 1 ªs Jornadas de Estatística Médica:Programa e ResumosPublication . Diamantino, Fernanda; Sousa, Lisete; Pereira, Miguel; São João, Ricardo; Caldeira, Sílvia; Pereira, Soraia; Domingues, Tiago DiasO Centro de Estatística e Aplicações (CEAUL) organiza a 1.a edição das Jornadas de Estatística Médica que se realizam nos dias 12 e 13 de fevereiro de 2020. Este encontro destina-se a todos os interessados em aplicações da Estatística nas áreas de Medicina, Enfermagem e Indústria Farmacêutica.
- Acerca de alguns IXODIDAE de vertebrados silvestres do Sudeste AfricanoPublication . Oliveira, Bernardo; Crespo, Maria Virgínia; Rosa, FernandaProcedeu-se à identificação de uma colecção de IXODIDAE do sudeste africano (Região de Tete, na República Democrática de Moçambique e da Região do Cabo, na República da África do Sul), recolhida em MAMMALIA (Artiodactyla, Perissodactyla e Carnivora) e AVES, capturados em coutadas privadas de caça. A identificação taxonómica baseou-se na chave de identificação adoptada por TRAVASSOS DIAS (1989) e na morfologia das genitálias. Em Moçambique, registou-se apenas uma espécie, Rhipicephalus sanguineus, em Aepyceros melampus (impala), Leptailurus serval (serval) e Gyps sp. (grifo). Na África do Sul, as espécies são: Ixodes pilosus (Connochaetus taurinus, gnú), Ixodes sp. (Damaliscus dorcas philipsi, damalisco), Amblyomma hebraeum (Oryx gazella gazella, orix), Boophilus florae (Damaliscus dorcas philipsi), Boophilus spp. (Connochaetus taurinus), Hyalomma truncatum (Alcelaphus buselaphus caama, caama e Tragelaphus strepsiceros, cudo) e Rhipicephalus sanguineus (Oryx gazella gazella e Equus burchellii antiquorum, zebra). Fazem-se considerações sobre a importância destes vectores e do papel que os hospedeiros vertebrados desempenham como reservatórios na transmissão de agentes patogénicos. Taxonomic studies were made in an IXODIDAE collection off MAMMALIA (Artiodactyla, Perissodactyla and Carnivora) and AVES, trapped in same private farms at Mozambique Democratic Republic (Tete Region) and South Africa Republic (Cape Region). Those studies were based on the TRAVASSOS DIAS (1989) identification keys and on genitalia morphology. In Mozambique, Rhipicephalus sanguineus was the only specie observed at Aepyceros melampus (impala), Leptailurus serval (serval) e Gyps sp. (white-backed volture). In South Africa farms, the ixodidae identified were Ixodes pilosus (Connochaetus taurinus, gnu), Ixodes sp. (Damaliscus dorcas philipsi, blesbok), Amblyomma hebraeum (Oryx gazella gazella, orix), Boophilus florae (Damaliscus dorcas philipsi), Boophilus spp. (Connochaetus taurinus), Hyalomma truncatum (Alcelaphus buselaphus caama, red hartebeest and Tragelaphus strepsiceros, cudo) and Rhipicephalus sanguineus (Oryx gazella gazella and Equus burchellii antiquorum, zebra). Some comments are made about their importance as vectors and about the importance of the vertebrate hosts as reservatoirs in the pathogens transmission.
- Acolhimento ao Acompanhante na Sala de EmergênciaPublication . Tavares, Ana; Graça, Paulo; Azinhaga, Alexandra; Marques, Sandra; Lino, Paula; Ferreira, Isilda Maria DuarteDe acordo com o estado da arte acerca da estrutura do serviço de urgência dos hospitais, da especificidade da sala de emergência, da situação crítica vivenciada pela pessoa e sua família, das barreiras à comunicação em contexto de situação crítica e tendo em conta as competências do enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, foi identificada como necessidade a presença de um suporte descritivo do que é uma sala de emergência e como se encontra o doente crítico, que seja um meio facilitador para que se efetive o acolhimento do acompanhante perante a complexidade do espaço que é esta sala. Esta necessidade foi refletida no contexto de estágio no âmbito da Pós Licenciatura em Enfermagem e resultou na criação desta proposta de poster.
- Adaptabilidadde da gramínea Koeleria macrantha (Lebed.) Schult em relvados: estudos preliminaresPublication . Videira, Rui; Grego, José; Lopes, Fátima; Jacob, Ana PaulaA gramínea Koeleria macrantha (Lebed.) Schult., surge recentemente na Europa como espécie a introduzir no estabelecimento de relvados de espaços verdes. Assim, julga-se conveniente iniciar estudos de molde a avaliar a sua adaptabilidade ao nosso contexto edáfo-climatico. Neste trabalho, foi estudada a adaptabilidade em termos de capacidade de recobrimento do solo, através da variação da densidade de sementeira, com o objectivo de averiguar a mais adequada a um bom e rápido recobrimento do solo. A utilização de 3 densidades de sementeira (30; 40 e 50g/m2), em sementeira Outonal (Outubro), possibilitou um bom recobrimento do solo no mês de Fevereiro. As diferentes densidades de sementeira não influenciaram significativamente a rapidez do estabelecimento do relvado e o próprio recobrimento do solo
- Adaptação cultural e validação da escala de Braden para a pessoa internada em Cuidados Intensivos, em AngolaPublication . Pinto, Susana; Assunção, Marta; São João, Ricardo; Domingues, Tiago; Alves, Paulo; José, HelenaIntrodução: A avaliação do risco de desenvolver lesão por pressão (LPP) é uma medida de boas práticas e deve incluir o uso de um instrumento preditor de risco, sendo um deles, a escala de Braden. Esta contempla seis categorias e o score varia entre 6 e 23 pontos [1]. Para poder ser usada no contexto clínico em Angola esta escala carece de adaptação cultural e validação [2]. Objetivos: Descrever o processo de adaptação cultural da escala de Braden para Angola. Determinar as propriedades psicométricas da escala. Metodologia: Realizou-se um estudo metodológico [2] após autorização das autoras da escala de Braden para a sua utilização em Angola. A escala na versão português padrão foi avaliada por um grupo de oito enfermeiros especialistas, peritos angolanos dando resultado à escala de Braden para Angola. Procedeu-se à retrotradução para inglês e envio às autoras. Para a avaliação da validade preditiva realizou-se um estudo observacional, descritivo, longitudinal e prospetivo numa UCI, em Luanda, entre setembro e dezembro de 2019, com uma população de 110 doentes. A análise dos dados foi realizada com recurso ao software R e o ponto ótimo de corte para o desenvolvimento de LPP foi determinado pelo modelo de regressão logística. Resultados: Da avaliação dos peritos resultaram oito sugestões de mudança, duas delas excluídas pelo investigador por alterarem o contexto da definição da subcategoria. A nova versão mantém o sentido da escala original e isso foi assegurado pelas autoras. Nesta população, considerando um nível de significância α= 5 a variável explicativa da pontuação da escala de Braden é estatisticamente significativa (valor-p<0.001). O ponto ótimo de corte resultou na pontuação 12, sendo o que assegura melhor equilíbrio entre a sensibilidade (67%) e a especificidade (82%). A área abaixo da curva ROC para este ponto de corte foi de 0.687 (IC de 95%), correspondendo a um poder discriminante aceitável. Conclusões: Pelas suas características psicométricas, a versão angolana da Escala de Braden é um instrumento válido para avaliar o risco de desenvolvimento de LPP em UCI.
- Adolescente com ideação suicida: contributo da apreciação familiarPublication . Frazão, Inês; Pereira, Maria Do Carmo; Reis, Alcinda; Pascoal, Dina; Fernandes-Jorge, MadalenaA adolescência é um período de complexo desenvolvimento, em que alguns adolescentes apresentam ideação suicida. Compreender esse fenómeno tem sido um grande desafio para os enfermeiros de família. Este estudo de caso aborda o adolescente, com ideação suicida, e a sua família, em que a intervenção do enfermeiro de família foi essencial para identificar necessidades e implementar um plano de cuidados, conducentes a um melhor bem-estar familiar e dos seus indíviduos. OBJETIVO: Avaliar o impacto dos cuidados de enfermagem na família em estudo, segundo o Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar . MÉTODO: Como estratégia metodológica foi utilizado o estudo de caso qualitativo de apreciação da família e como referencial teórico o Modelo mencionado. Para a colheita de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas à família em contexto de unidade de saúde e analisada a informação dos aplicativos informáticos resultantes de registos do enfermeiro de família. Com os dados obtidos, segundo o Modelo, foram elaborados os diagnósticos e propostas as intervenções de enfermagem. RESULTADOS: Os dados colhidos permitiram, após a sua análise, avaliar a família e estabelecer intervenções. É uma família, composta pelo casal e um filho adolescente, com rendimento familiar insuficiente, papel parental não adequado e processo familiar disfuncional. Face aos diagnósticos, foram delineadas intervenções tendo em conta as competências e recursos da família e comunidade. Após a intervenção verificaram-se ganhos em saúde familiar: rendimento familiar suficiente (com intervenção da técnica de serviço social), papel parental adequado e processo familiar não disfuncional (com a intervenção do psiquiatra e da psicóloga). A alteração favorável destes diagnósticos influenciarem positivamente o estado de saúde mental e psicológico do adolescente. CONCLUSÃO/CONSIDERAÇÕES FINAIS: A família vivencia, com o diagnóstico da ideação suicida do adolescente, uma situação causadora de grande sofrimento, necessitando de ser cuidada. Conclui-se que a avaliação e intervenção familiar, segundo o Modelo, foram eficazes, pois resultou em ganhos na saúde familiar e individual. O Enfermeiro de Família assumiu um papel preponderante perante a ideação suicida do adolescente, em que a referenciação para outros profissionais foi fulcral para a prevenção de tentativas de suicídio ou, inclusivamente, do suicídio.
- African versus portuguese managers’ attitudes toward older workers:an empirical studyPublication . Rego, Arménio; Vitória, Andreia; Ribeiro, Tânia; Ribeiro, Leonor; Lourenço, Rui; Leal, Susana; Cunha, Miguel Pina eThe study explores the attitudes toward older workers of African managers, and how these managers make HRM decisions in scenarios involving younger versus older students. We compare African (n= 154) with Portuguese (n= 134) managers. African (n= 63) and Portuguese (n= 138) university students are also included to make cultural, social and institutional explanations more robust. The findings suggest that, although African individuals have more positive attitudes toward older workers than Portuguese do, they make more discriminatory decisions in the HRM scenarios. We suggest that this contradiction may emerge from dualities characterizing Africa.
- Ageism toward older workers in Africa:an empirical studyPublication . Rego, Armenio; Vitoria, Andreia; Ribeiro, Tania; Ribeiro, Leonor; Lourenço, Rui; Leal, Susana; Cunha, Miguel Pina e
- AgetEm - Prototyping of a new spirit vinegarPublication . Laranjeira, Cristina; Alves, Marco; Mira, Helena; Basto de Lima, Maria Gabriela; Canas, Sara; Caldeira, IldaAgrio line of the AgetEm project (POCI-01-0145-FEDER-023583) aimed to develop new vinegar products, benefiting from the location of ESAS in Ribatejo, close to the main Portuguese vinegar industries. An innovative spirit vinegar prototype was developed (2017- 2019), by acetification of a monovarietal white wine distillate, produced from Talia grapes of the National Ampelographic Collection (Portugal). In the EU, “vinegar” is obtained exclusively by double alcoholic and acetic fermentation of substances of agricultural origin (EN 13188: 2000); however, it may include a distillation operation, as in alcohol vinegar or in distilled malt vinegar. Vinegar industry is a classic example of sustainability in the use of raw materials, positioning itself at the end of the agri-food transformation line.
- Ágora - Sistema de Informação para Orgãos ColegiaisPublication . Leitao, CristinaO âmbito do sistema de informação Ágora contempla a possibilidade de gerir toda a informação inerente à tomada de decisão pelos órgãos de gestão colegiais, tornando possível consultar, a qualquer momento, uma qualquer ata ou decisão que tenha decorrido em momentos anteriores e registar as decisões tomadas pelos órgãos nas bases de dados já existentes nas instituições. O sistema em apreço permite a geração automática de convocatórias de reuniões, atas e atas sínteses, facilitando assim o trabalho inerente aos cargos de secretário e de presidente de um qualquer órgão de gestão colegial.