Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Sociologia"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Ajuda de Mãe: ações que transformam vidasPublication . Mateus, Nádia Dally; Ferreira, TatianaO presente trabalho foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Tem como tema “Associação Ajuda de Mãe: Ações que transformam vidas” e analisa o papel desta associação como rede de apoio a mulheres grávidas e mães em situação de vulnerabilidade. A Associação Ajuda de Mãe é uma Associação de Solidariedade Social com estatuto de utilidade pública que desenvolve diversos trabalhos no âmbito social e presta apoio a famílias socialmente desfavorecidas. As mães e seus bebês são acolhidos e acompanhados por uma equipa multidisciplinar e por voluntários. Este acompanhamento vai além do apoio material e econômico prestado pela associação, compreendendo também a dimensão laboral e formativa. A abordagem metodológica da pesquisa é qualitativa, com base no estudo de caso do Gabinete da Ajuda de Mãe de Santarém (GAMS), com a interseção de várias técnicas, desde a análise documental de relatórios da associação à observação participante e realização de entrevistas com as mães que frequentam ou frequentaram GAMS e o projeto de empreendedorismo social ReUse by Ajuda de Mãe, nomeadamente o ateliê de costura. Essas entrevistas são narrativas de vida das mulheres acompanhadas pela associação, relatando as suas experiências e vivências da gravidez e maternidade em situação de vulnerabilidade e o impacto que o apoio institucional prestado pelo GAMS teve nas suas vivências da maternidade.
- Inclusão dos alunos migrantes nas escolas do 1º ciclo do município de AlcobaçaPublication . Pereira, Daniela Alexandra Machado; Ferreira, Tatianapresente relatório de estágio, desenvolvido no âmbito do 2º ano de Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, resulta do estágio curricular realizado na Divisão de Educação e Juventude da Câmara Municipal de Alcobaça (CMA). O tema do trabalho, e no qual se baseou o estágio realizado, trata-se da inclusão dos alunos migrantes nas escolas de 1º ciclo do município. As pesquisas que suportaram o enquadramento teórico e o diagnóstico realizado, assentam nas trajetórias migratórias e na evolução da presença dos alunos migrantes nas escolas, assim como nas políticas educativas inerentes a esta temática. A metodologia utilizada segue a abordagem qualitativa, tendo como recurso a recolha de dados sobre a rede educativa do município e a realização de entrevistas ao chefe de Divisão de Educação e Juventude da CMA, aos diretores de agrupamento de escolas e professores das escolas de 1º ciclo do concelho de Alcobaça. De acordo com o diagnóstico e análise de dados realizados, foi possível percecionar quais as principais dificuldades das escolas na inclusão dos alunos migrantes nos seus estabelecimentos. Assim, ao longo do estágio, foi possível experienciar e compreender a relevância do profissional de Educação Social no levantamento de problemas e a elaboração de propostas de intervenção para a resolução e a prevenção dos mesmos.
- Integrando a literacia ecológica na intervenção comunitária: um estudo exploratório na prevenção dos incêndios florestaisPublication . Santos, Idamaris de Almeida; Beirante, David; MarisaEste estudo analisou como a literacia ecológica pode contribuir para a prevenção de incêndios florestais por meio da intervenção comunitária. Partiu-se da premissa de que os incêndios florestais em Portugal representam desafios ambientais complexos e multifacetados, exigindo respostas coordenadas entre diversos atores sociais, incluindo instituições, políticas públicas, alunos e comunidades locais, de modo a mitigar a escalada do fenômeno. A investigação teve como foco o programa Eco-Escolas, utilizando uma abordagem qualitativa baseada em entrevistas semiestruturadas para auscultar alunos, professores e representantes autárquicos. Os testemunhos recolhidos evidenciaram que as práticas ambientais promovidas nas escolas transcendem os seus muros, uma vez que os alunos não apenas assimilam os conhecimentos adquiridos, mas também atuam como agentes de mudança junto às suas famílias e comunidades, impulsionando transformações comportamentais em um processo de influência intergeracional. Contudo, o estudo revelou lacunas estruturais e operacionais que dificultam a implementação e continuidade do programa. A superação desses desafios exige uma articulação mais eficaz entre todos os envolvidos, desde as instâncias políticas e institucionais até a participação ativa de alunos, famílias e comunidades. Além disso, identificou-se a necessidade de um maior investimento em recursos financeiros e formativos, bem como a institucionalização da educação ambiental no currículo escolar, com a integração de programas específicos voltados para a prevenção de incêndios florestais. Em síntese, os resultados indicam que a educação ambiental e a intervenção comunitária são elementos essenciais para fortalecer a resiliência das comunidades face aos riscos e vulnerabilidades associados aos incêndios florestais, promovendo uma cultura de prevenção e sustentabilidade.