Escola Superior de Gestão e Tecnologia
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Browsing Escola Superior de Gestão e Tecnologia by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais"
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- Os Fundamentos Económicos do Desenvolvimento Sustentável e a Coesão Regional:O Papel da Economia Social e da Economia de ProximidadePublication . Oliveira, PedroO Desenvolvimento Sustentável constitui um dos desafios centrais da economia contemporânea, exigindo uma abordagem crítica às teorias do crescimento e às estratégias de desenvolvimento regional. Este manual apresenta uma sistematização das principais correntes do pensamento económico, analisando a sua relação com os desafios da sustentabilidade, com especial ênfase no papel das organizações da economia social como catalisador de inovação e transformação territorial.
- Inteligência artificial e práticas bancárias:O caso do Millennium bcpPublication . Pombas, Tiago Manuel Freitas; Robalo, RuiAlém do objetivo de realizar um estágio curricular em contexto de trabalho num banco distinguido internacionalmente como o melhor banco digital em Portugal, este estudo teve ainda o objetivo de investigar como o Millennium bcp faz uso de tecnologias de inteligência artificial para incrementar a qualidade de relacionamento com os seus clientes. Em termos metodológicos, este estudo foi suportado nos seguintes métodos de recolha e de geração de evidência: observação participante, vídeos e documentos. Este estudo apresenta contribuições para a literatura de tecnologias de inteligência artificial no contexto da indústria bancária. Mostra a relevância das tecnologias de inteligência artificial dos bancos no relacionamento com os seus clientes, assim como mostra como os bancos as podem usar individualmente e em conjunto, e realça ainda o uso da inteligência artificial generativa em diferentes meios de comunicação dos bancos com os seus clientes. Este estudo contribui ainda para a literatura com uma inovação metodológica.
- A perceção dos colaboradores de uma organização de economia social sobre a certificação do sistema de gestão da qualidade – o caso da Fundação AFID DiferençaPublication . Torres, Rosana Fatima Freitas ; Oliveira, Pedro; Couto, Cátia Sofia Monteiro doA qualidade tem se tornado um fator estratégico essencial em um ambiente competitivo, com as certificações do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) funcionando como uma validação dessa qualidade e reconhecimento pela sociedade. Para a implementação bem-sucedida, é fundamental que as organizações considerem seus colaboradores, que são ativos valiosos para o sucesso. Esta dissertação, através de um estudo de caso na Fundação AFID Diferença que é uma Organização de Economia Social com três certificações de qualidade: ISO 9001, EQUASS e MAQRS, investiga as perceções dos colaboradores sobre o SGQ, seus benefícios, dificuldades e impacto na satisfação profissional. A pesquisa, realizada com um questionário, confirma que a certificação do SGQ é uma aliada significativa, promovendo benefícios diversos e aumentando a satisfação dos colaboradores, sublinhando a importância da melhoria contínua neste processo.
- Projeto “Cuidar de Quem Cuida”: Uma Abordagem Inovadora para Resgatar a Motivação nas IPSS do concelho de Rio MaiorPublication . André, Cinderela Alexandra de Sousa ; Jorge, Nuno; Jacob, LuisO envelhecimento da população e as mudanças nos padrões familiares têm aumentado a procura por cuidados especializados, reforçando a importância das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) no apoio a idosos. A desmotivação dos cuidadores, frequentemente causada pela sobrecarga de trabalho e falta de reconhecimento, afeta diretamente a qualidade dos cuidados prestados. O projeto "Cuidar de Quem Cuida" visa promover a motivação e o bem-estar dos cuidadores formais em três IPSS do concelho de Rio Maior. Este projeto, alicerçado nos princípios da Gestão de Organizações de Economia Social, procura criar um ambiente de trabalho mais saudável e sustentável para os cuidadores, através de estratégias inovadoras, com foco no desenvolvimento de competências, apoio psicológico e físico e valorização profissional. Indiretamente, procura melhorar a qualidade de vida dos idosos, contribuindo para a construção de organizações mais eficientes e humanizadas.
- Relato voluntário sobre a escravatura moderna realizado por empresas portuguesas cotadas na Euronext LisbonPublication . Mira, Inês Margarida Leandro; Silva, Adriana Rodrigues; Araújo, Risolene Alves Macena deEsta pesquisa investiga os principais fatores associados à divulgação de informações sobre a escravatura moderna por empresas cotadas na Euronext Lisbon, no período de 2013 a 2022. Utilizou-se a análise de conteúdo dos relatórios anuais e dados da base Refinitiv Eikon. Os resultados indicam que o tamanho das empresas e a auditoria por firmas Big Four favorecem a divulgação sobre o tema. Em contraste, a rentabilidade e o setor de atuação não demonstram relação significativa com esta prática. Observa-se, ainda, que as informações divulgadas permanecem limitadas, apesar dos esforços da União Europeia e de Portugal para promover a transparência. Por se basear no contexto português, os resultados podem não ser aplicáveis a outras realidades culturais ou regionais. O estudo contribui para o avanço do debate sobre transparência corporativa e evidencia, na prática, a urgência de regulamentações mais robustas e de um maior comprometimento empresarial no enfrentamento da escravatura moderna.
- O Sistema de Gestão da Qualidade no Centro Social de Casal dos BernardosPublication . Cordeiro, Cristiana Isabel Gaspar; Oliveira, PedroO Sistema de Gestão da Qualidade no Centro Social de Casal dos Bernardos – Proposta de Implementação A gestão da qualidade é reconhecida como elemento crucial para o sucesso organizacional, designadamente no setor social. Este estudo centra-se na implementação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) no Centro Social de Casal dos Bernardos, com particular ênfase no Serviço de Apoio Domiciliário. Os objetivos incluem a análise da dinâmica institucional e da documentação existente, levando à elaboração de processos e documentação essencial para a implementação do SGQ e a sua certificação subsequente. A investigação incorpora uma revisão de literatura que fundamenta teoricamente o tema, bem como um inquérito por questionário como instrumento de recolha de dados. Os resultados revelam que o SGQ não só simplifica e padroniza processos, como também potencia a satisfação dos utentes, promovendo a imagem institucional e gerando vantagens competitivas. Adicionalmente, o SGQ melhora a comunicação interna, a satisfação dos colaboradores e a qualidade das ações formativas, impactando positivamente no planeamento e no desempenho organizacional.