Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
6.13 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Abraçamos este desafio de refletir sobre a formação pedagógica em
desporto, procurando desenhar os contornos de um futuro que almejamos
com qualidade e competência na intervenção dos profissionais do desporto.
Confrontamo-nos com a dura realidade de ligeireza na regulação e opacidade
nos processos educativos que orientam a formação dos técnicos.
Pretendemos refletir sobre o efeito que a era da hipermodernidade,
atual na nossa sociedade, tem sobre a formação dos técnicos de desporto,
particularmente no ensino superior. A relação potencial existente entre estas
temáticas parece, à primeira vista, ligeira, mas num olhar mais profundo
verificamos o estado da formação neste momento crucial para a nossa
sociedade. Em que a valorização da leveza e do efémero presente influencia as
perspetivas e planos de desenvolvimento futuro do desporto, enquanto facto
social total, e por conseguinte também a formação de técnicos de desporto.
Na exploração de fenómenos como o desporto, importa abrir a perspetiva
para uma análise global, sistémica, ou melhor total, na conceptualização
de Mauss (2003). Este fenómeno, o desporto é tão relevante para a nossa
sociedade, quer na sua mediatização, quer na sua interdependência, ou
melhor na sua complexidade, na abordagem que Morin (2000) sustentou.
Description
Keywords
desporto treinador inovação formação hipermodernidade
Citation
Rodrigues, J. (2020). Desporto, formação e hipermodernidade. In. Rodrigues, J.(Ed.), Desporto, inovação e formação de treinadores (pp.14-25). Centro de Investigação em Qualidade de Vida/Instituto Politécnico de Santarém/Instituto Politécnico de Leiria
Publisher
Centro de Investigação em Qualidade de Vida