Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Desporto, formação e hipermodernidade

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Cap1_Desport_Inov.pdf6.13 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Abraçamos este desafio de refletir sobre a formação pedagógica em desporto, procurando desenhar os contornos de um futuro que almejamos com qualidade e competência na intervenção dos profissionais do desporto. Confrontamo-nos com a dura realidade de ligeireza na regulação e opacidade nos processos educativos que orientam a formação dos técnicos. Pretendemos refletir sobre o efeito que a era da hipermodernidade, atual na nossa sociedade, tem sobre a formação dos técnicos de desporto, particularmente no ensino superior. A relação potencial existente entre estas temáticas parece, à primeira vista, ligeira, mas num olhar mais profundo verificamos o estado da formação neste momento crucial para a nossa sociedade. Em que a valorização da leveza e do efémero presente influencia as perspetivas e planos de desenvolvimento futuro do desporto, enquanto facto social total, e por conseguinte também a formação de técnicos de desporto. Na exploração de fenómenos como o desporto, importa abrir a perspetiva para uma análise global, sistémica, ou melhor total, na conceptualização de Mauss (2003). Este fenómeno, o desporto é tão relevante para a nossa sociedade, quer na sua mediatização, quer na sua interdependência, ou melhor na sua complexidade, na abordagem que Morin (2000) sustentou.

Description

Keywords

desporto treinador inovação formação hipermodernidade

Citation

Rodrigues, J. (2020). Desporto, formação e hipermodernidade. In. Rodrigues, J.(Ed.), Desporto, inovação e formação de treinadores (pp.14-25). Centro de Investigação em Qualidade de Vida/Instituto Politécnico de Santarém/Instituto Politécnico de Leiria

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Centro de Investigação em Qualidade de Vida

CC License