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- Temperamento – Haverá diferenças no temperamento da criança em contexto de creche e em contexto familiar?Publication . Calvinho, Ana Rita Esteves; Seixas, SóniaO presente trabalho investigativo apresenta duas partes distintas, mas complementares. A primeira parte é relativa aos estágios curriculares durante a Prática de Ensino Supervisionada, inicialmente em contexto de creche e posteriormente em contexto de Pré- Escolar. Os contextos são apresentados, de forma reflexiva, onde se relata o percurso vivenciado ao longo de dois semestres. Seguidamente apresenta-se um subcapítulo que traduz o percurso de desenvolvimento profissional e, por fim, um subcapítulo onde é realizada uma breve reflexão sobre todo o processo investigativo. Na segunda parte é apresentada uma investigação sobre a própria prática profissional, cujo objetivo era perceber se há diferenças no temperamento da criança em contexto de creche e em contexto familiar, para isso recorreu-se a dois questionários, “Testo o meu temperamento” respondido pela investigadora e “Avaliação do temperamento da criança” respondido pela investigadora e pelos pais dos participantes do estudo. Os resultados sugerem que comparando os dois contextos existem diferenças no temperamento da criança. No final desta investigação partilho uma pequena reflexão sobre o percurso académico ao longo dos dois semestres correspondentes ao Mestrado que habilita para a docência em Educação Pré-Escolar.
- Investigação na prática de ensino supervisionada em 1.º ciclo – 3.º e 4.º anos : o que aprendem as crianças no recreio?Publication . Calado, Joana Maria Fidalgo; Seixas, SóniaO presente relatório reúne as aprendizagens adquiridas na participação dos estágios integrantes do Mestrado em Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e também no trabalho final de investigação. A presente investigação está focada nas aprendizagens que podem ser feitas no recreio, portanto intitula-se: “O que aprendem as crianças no recreio?”. Com esta investigação pretendi conhecer que aprendizagens as crianças podem desenvolver no recreio. Foram definidos os seguintes objetivos de investigação: conhecer a perspetiva da criança acerca do recreio; conhecer a perceção das educadoras e professoras acerca do recreio; analisar a importância do recreio e compreender de que forma contribui para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Para alcançar estes objetivos recorri a uma investigação de carácter descritivo, através da pesquisa teórica e da análise de entrevistas semiestruturadas a doze crianças do Pré-Escolar da sala de 5 anos e a doze crianças do 1.º ano do 1.ºCiclo do Ensino Básico, a duas educadoras de infância e a duas professoras do 1.º Ciclo do Ensino Básico.