Browsing by Issue Date, starting with "2016-12-16"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- EaD e b-learning: oportunidades e desafios: vivências e experiências do estudante da era mediatizada e em redePublication . Loureiro, AnaApresentação eletrónica e vídeo da comunicação "Vivências e experiências do estudante da era mediatizada e em rede" no eL@IES 2016 — Encontro de Instituições e Unidades de e-Learning do Ensino Superior, painel 3
- A política de inclusão e o percurso de formação profissional do estudante com deficiência no Instituto Federal de Educação : um estudo de caso do Campus PlanaltinaPublication . Oliveira, Luciano Cedraz deEssa pesquisa teve como foco a Política de Inclusão da Pessoa com deficiência (PcD) no quadro discente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB). Na perspectiva de avaliação de políticas públicas, buscou-se compreender a organização e a oferta de educação profissional voltada para pessoas com deficiência (PcD) no Campus Planaltina. Neste sentido, se propôs discutir e analisar as estratégias adotadas e as ações necessárias para que a instituição torne-se mais inclusiva e acolhedora para essa parcela de estudantes que se encontram vulneráveis com dificuldades de terem seus direitos garantidos, inclusive aqueles referentes à educação e preparação para uma vida laboral ativa. Em outra frente, procurou contribuir para o fomento do debate junto à comunidade escolar no que se refere à participação ativa no momento em que a instituição trabalha na construção dos documentos norteadores de uma política para uma educação profissionalizante mais inclusiva, são eles: o Projeto Político pedagógico (PPP), o Projeto de Plano de Curso (PPC), além da atual rediscussão do Plano de Desenvolvimento Institucional 2014-2018. À luz da doutrina, considerou-se como inclusão educacional da pessoa com deficiência o acesso e o percurso na educação profissionalizante, ou seja, o ingresso, a permanência participativa e a conclusão exitosa. Esta pesquisa consiste em um estudo de caso com abordagem essencialmente qualitativa, com a utilização de observação direta, entrevistas semidiretivas aplicadas aos autores envolvidos no processo educativo e análise de documentos institucionais e uma fase contou com questionário aberto. Os resultados obtidos na investigação demonstram que o campus ainda apresenta dificuldades em atender as demandas específicas dos estudantes com deficiência. O estudo revelou necessária a adoção de medidas que promovam desenvolvimento na acessibilidade física e comunicativa para a superação das barreiras arquitetônicas e atitudinais, assegurando o direito das pessoas com deficiência que ingressam em seus cursos profissionalizantes. Apurou-se que há consenso na comunidade escolar sobre a necessidade de mudanças ao nível das diretrizes institucionais que garanta a inclusão educacional de pessoas com deficiência, mas que preciso mobilizar a comunidade no que se refere a conhecer e difundir os mecanismos de participação dos sujeitos nas ações de gestão do IFB. Espera-se, por conseguinte, que este estudo e a intervenção que decorre dele contribua, de fato, para o desenvolvimento institucional e que favoreça progressos no processo de ingresso e na garantia do apoio à permanência dos alunos com deficiência na educação profissional, com vistas à sua formação profissional e, consequentemente, a inserção no mercado de trabalho com vista à inclusão social.
- Educação profissional na perspectiva de inserção dos egressos do curso técnico em agropecuária subsequente do Instituto Federal de Brasília - Campus Planaltina no mercado de trabalhoPublication . Soares, Suzy Dias; Marques, RamiroEsta dissertação tem como propósito investigar as concepções acerca da inserção dos egressos do curso técnico em agropecuária subsequente do Instituto Federal de Brasília, Campus Planaltina, no mercado de trabalho. Nesta perspectiva, buscou-se avaliar a qualidade do ensino ofertado pela instituição, considerando as exigências para absorção desses profissionais, face à nova institucionalidade do mundo do trabalho. O estudo foi realizado no IFB - Campus Planaltina, e teve como sujeitos os egressos do Curso Técnico em Agropecuária, na modalidade subsequente ao ensino médio, oferecida no turno diurno. A investigação foi realizada por meio de uma pesquisa documental e de campo, com a utilização de metodologia mista, por meio de análise qualitativa e quantitativa. Para caracterização e fomento do ensino técnico ofertado pelo IFB, foi realizada, na fase inicial desta pesquisa, a análise documental, a fim de fornecer subsídios para compreensão da formação recebida pelos egressos. A etapa seguinte pautou-se na aplicação dos questionários semiestruturados, como instrumento de coleta de dados aos alunos, para que fossem avaliados os aspectos de sua formação, e, ainda, verificar se o ensino ofertado nesta instituição está de acordo com as demandas para o novo perfil de profissional exigido pelo mercado de trabalho. Nos resultados, pode-se perceber que, apesar da instituição ser bem avaliada pelos egressos, ainda existe um distanciamento com relação à inserção destes no mercado de trabalho. Outro aspecto observado neste estudo foi a ausência de acompanhamento dos egressos pelo IFB - Campus Planaltina.