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- Os estudantes e sua representação social do Curso Técnico Integrado em Artesanato na modalidade PROEJA do Instituto Federal de Brasília – Campus TaguatingaPublication . Ponte, Stênio Germano; Galinha, SóniaA presente dissertação tem por objetivo compreender a Representação Social dos estudantes sobre Curso Técnico Integrado em Artesanato na Modalidade PROEJA do Instituto Federal de Brasília – Campus Taguatinga em que estão inseridos. O referencial teórico utilizado pautou-se na Teoria das Representações Sociais, nas políticas educacionais que baseiam a Educação de Jovens e Adultos e o ensino profissionalizante. A pesquisa de delineamento qualitativo utilizou teste de associação livre de palavras e entrevista semiestruturada. Participaram da pesquisa 40 estudantes matriculados no curso em análise e a escolha por esses participantes justificou-se pelo momento de implantação do Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio nos campi do Instituto Federal de Brasília e pela necessidade de se ter acesso ao que pensam os estudantes sobre o curso. Os resultados de suas representações revelaram a importância que os mesmos têm sobre o curso, contudo entre a realidade desejada nos documentos base e a realidade encontrada foram evidenciadas lacunas que apontaram a necessidade de debate mais amplo a respeito das problemáticas. Logo os resultados obtidos nesta investigação contribuem para uma intervenção social numa abordagem sistémica e institucional.
- Catando vidas no lixo : o caso de uma cooperativa de trabalho de reciclagem em Santa Maria - DFPublication . Gomes, Renato Mendes; Silva, PerpétuaA presente dissertação do Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária, da Escola Superior de Educação – Instituto Politécnico de Santarém, toma como objeto de estudo o caso de uma cooperativa de trabalho de reciclagem em Santa Maria-DF. A partir da análise de algumas dimensões profissionais e pessoais da vida de catadores e catadoras, tem como objetivo conhecer as suas perspectivas sobre as condições profissionais, pessoais e sociais enquanto trabalhadores da catação de resíduos sólidos organizados em cooperativa de trabalho de reciclagem, identificando quais as suas principais dificuldades, constrangimentos e necessidades e procurando conhecer de que forma o movimento cooperativista de trabalho de reciclagem contribui para o possível desenvolvimento dos seus processos de inclusão social. Do ponto de vista metodologico e técnico optou-se por uma aboradagem qualitativa, com a realização de entrevistas e o desenvolvimento de observação. Foi possível perceber que os catadores/as não estão socialmente inseridos, carecem de educação, saúde, renda, laboram em precárias condições de trabalho, é um grupo altamente vulnerável, em que pese o cooperativismo de trabalho, via cooperativa de reciclagem proporcionar o emprego na catação tal pode considerar-se como a face perversa da inclusão.
- Programa profuncionário : a formação profissional técnica e seus impactos como contributos para os funcionários da educação básica em Brasília DFPublication . Silva, Delzina Braz da; Silva, PerpétuaEsta dissertação buscou investigar os impactos gerados na vida pessoal e profissional dos funcionários da carreira assistente, os trabalhadores da educação básica das escolas públicas do Distrito Federal, após a conclusão dos cursos de qualificação técnica do Programa Profuncionario. Esta categoria profissional, embora estejam inseridos diariamente e diretamente nas escolas, não possui reconhecimento como educador, pois suas funções e atribuições são consideradas subalternas diante de uma sociedade preconceituosa e excludente. Essa capacitação pode ser contemplada nos quatro cursos oferecidos na modalidade a distância, sendo eles: Alimentação Escolar, Infraestrutura Escolar, Secretaria Escolar e Multimeios Didáticos. Seguindo uma metodologia quantitativa, com uso da técnica de inquérito por questionário, foi possível identificar que, de um modo geral, o programa teve um impacto positivo na vida pessoal e profissional dos cursistas embora permaneça um conjunto de situações mercedoras de particular atenção por parte das instituições promotoras do curso no que respeita à aplicabilidade prática dos conhecimentos.