Browsing by Issue Date, starting with "2016-10"
Now showing 1 - 10 of 17
Results Per Page
Sort Options
- Gravidez ativa – Adaptações fisiológicas e biomecânicas durante a gravidez e o pós-partoPublication . Santos-Rocha, Rita; Branco, Marco
- Gaspillage alimentaire versus développement durable: um programme de formation pour enseignantsPublication . Linhares, Elisabete; Correia, MarisaLe gaspillage alimentaire est un problème qui touche le monde entier. La quantité de nourriture perdue ou gaspillée dans le monde est d'environ 1,3 milliards de tonnes, ce qui correspond à un tiers de la nourriture produite chaque année pour la consommation humaine. Outre les déchets qui se produisent quand la nourriture est jetée à la poubelle, il y a aussi un gaspillage d'énergie et de matériaux pour sa production, son transport, sa transformation et son stockage, jusqu´à sa consommation (FAO, 2014, Gunders, 2012, Timmermans & Bos, 2014). Le combat contre les déchets alimentaires et la promotion d´une citoyenneté plus active dans le domaine du développement durable doit passer par plusieurs stratégies: une de ces stratégies est l'éducation/formation.
- Relação entre eficácia e tempo despendido para os media modernos em Portugal:as marcas Coca-Cola e PepsiPublication . Carloto, João Diogo Duarte; Gaspar, Fernando C.No contexto comunicacional atual, é fulcral para as empresas conhecer a eficácia dos meios publicitários que têm à sua disposição, de modo a alcançar mais facilmente o seu mercado-alvo. A sociedade atual encontra-se perante um novo paradigma: a internet é o meio mais recente, aquele que apresenta maior potencial de crescimento e o mais completo em termos de formatos. Mas a televisão é, em Portugal, líder em termos de audiências e público. Não se deve, contudo, menosprezar o valor da imprensa e da rádio que, apesar de serem meios com muito menor popularidade, representam ainda um investimento publicitário relevante. O objetivo do presente estudo é descobrir o grau de eficácia de cada um dos 4 meios enunciados tendo em conta o grau de exposição dos indivíduos a cada um desses meios (em número de dias e em horas), nos casos das marcas Coca-Cola e Pepsi.Este foi o ponto de partida para o desenvolvimento da dissertação, que apresenta os resultados de um estudo sobre a relação entre o grau de eficácia dos meios publicitários e o tempo de exposição aos mesmos (em dias e em horas). Em termos de metodologia, foi aplicado um questionário online dirigido a todos os indivíduos de nacionalidade portuguesa residentes em Portugal ou no Estrangeiro que consumissem Colas. Procurou-se descobrir as preferências em termos de consumo de colas, bem como em termos de meios publicitários. Tentou-se também percecionar as frequências de utilização e de exposição dos diversos meios (Televisão, Imprensa, internet/Redes Sociais e Rádio) e o grau de eficácia dos meios e das diversas formas de publicidade a eles associadas. Foi possível chegar às seguintes conclusões: O único meio publicitário no qual a Pepsi consegue rivalizar ligeiramente com a Coca-Cola e o seu monopólio é a Internet/Redes Sociais; A Internet e as Redes Sociais representam as preferências da maioria dos inquiridos; A televisão está em segundo lugar em termos de preferências; A imprensa e a rádio assumem valores muito inferiores;No geral, em termos de frequência de utilização (em dias por semana) e número de horas por dia, a Televisão e a Internet/Redes Sociais assumem a dianteira; No entanto, a popularidade dos meios referidos parece não se traduzir numa relação forte entre a frequência de utilização/número de horas dedicadas e a eficácia (real e/ou percecionada); É na imprensa e na rádio que esta relação se apresenta mais forte; O número de horas dedicado aos meios tem mais influência na eficácia do que a frequência de utilização (em dias por semana).
- Processos de inclusão: uma análise do percurso formativo de alunos surdos do IFB Campus GamaPublication . Júnior, Rômulo Ramos Nobre; Silva, PerpétuaO presente estudo, subordinado à temática da inclusão de estudantes surdos no Instituto Federal de Brasília Campus Gama, procura identificar dificuldades enfrentadas e necessidades sentidas por este grupo de alunos durante a sua formação. A partir do conhecimento dos seus percursos formativos e considerando os relatos das suas experiências escolares será possível, perspectivar potenciais linhas de ação que permitam desenvolver uma intervenção eficaz e que contribua para o desenvolvimento de efetivos processos de inclusão, promotores de uma permanência de sucesso destes alunos no meio escolar. Para isso levantou-se a discussão quanto ao sujeito surdo enquanto minoria linguística que apresenta identidade e cultura próprias numa perspectiva de interação deste grupo com os ouvintes em ambiente escolar. Como estratégia metodológica, optou-se por seguir uma abordagem qualitativa com vistas a uma compreensão dos comportamentos e entendimentos a partir da perspectiva dos sujeitos da investigação: estudantes surdos e ouvintes, professores e intérpretes da língua brasileira de sinais que atuam no IFB Campus Gama. A análise efetuada é coincidente com estudos de outros autores, ficando claro que a maior barreira para a interação entre os surdos e ouvintes é a ausência de uma língua comum, facto que não proporciona de forma satisfatória a concretização de percursos de sucesso e que limita a efetiva inclusão dos alunos surdos nas várias dimensões da vida escolar.
- Estratégias de diferenciação pedagógica nas primeiras idades para a construção de uma prática inclusivaPublication . Clérigo, Bruna Filipa Lobato; Cardona, Maria JoãoO presente relatório foi feito no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e integra duas partes distintas: uma apresentação dos estágios realizados durante o curso e o trabalho de pesquisa realizado. Na parte dos estágios é feita a caraterização e análise do trabalho desenvolvido nos diferentes contextos, tendo em conta o percurso realizado e evidenciando as principais aprendizagens e intervenções. No final é apresentada uma reflexão, fundamentada, sobre as questões transversais a todos os estágios, o desenvolvimento profissional realizado durante este processo e as principais questões sentidas que deram lugar ao trabalho de pesquisa que decidi realizar. Na pesquisa realizada apresenta-se um estudo de caráter qualitativo centrado na temática da diferenciação pedagógica e quais as estratégias a implementar, na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico, para a sua concretização. Para este estudo realizaram-se entrevistas a educadoras e professoras do 1.º Ciclo do Ensino Básico com o objetivo de identificar as suas conceções sobre diferenciação pedagógica, bem como as estratégias por elas utilizadas, de modo a promover uma prática inclusiva. A análise dos dados evidenciou que os profissionais de educação procuram implementar estratégias de diferenciação pedagógica na sua prática educativa, de forma a conseguirem dar resposta às necessidades e capacidades de cada criança, respeitando os seus ritmos de aprendizagem. Evidencia-se no entanto que são várias as dificuldades sentidas pelas educadoras e professoras na implementação de estratégias de diferenciação pedagógica, o que nos leva a refletir sobre a necessidade de um maior apoio formativo nesta área para o desenvolvimento de práticas que efetivamente respondam às necessidades específicas de cada criança. No final do relatório é feita uma reflexão sobre todo o percurso de aprendizagem realizado durante os estágios e durante a realização da pesquisa.
- Diferenciação pedagógica nas primeiras idades : visão dos profissionais de educaçãoPublication . Alves, Rita Catarina Soares; Cardona, Maria JoãoO presente trabalho, intitula-se de “Diferenciação Pedagógica nas primeiras idades - Visão dos profissionais de educação” e foi realizado no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo. A diversidade dos alunos e alunas que atualmente se encontram nas classes requer que os profissionais de educação estejam mais atentos a estas diferenças para uma resposta mais eficaz. Por isso, é de extrema importância o papel do educador de infância e do professor na gestão de respostas educativas que vão ao encontro das necessidades específicas de cada criança. Cada grupo é um grupo e cada turma é uma turma, possuindo características próprias. Cabe aos profissionais de educação identificar o progresso e a aquisição de novas aprendizagens, a fim de promover o envolvimento da criança/aluno nas atividades propostas seja em grande grupo, pequeno ou individual, de modo a favorecer a cooperação entre as mesmas. Só assim se sentem valorizadas e integradas, levando à promoção de uma escola de todos e para todos. Assim, o principal objetivo deste trabalho de pesquisa é apresentar uma análise reflexiva, de modo a perceber o que entendem os profissionais de educação sobre a diferenciação pedagógica e como é que implementam essa diferenciação na sua prática. Para tal, estabeleceram-se as seguintes questões de investigação: Tendo em conta as características do grupo/turma, como é que os profissionais de educação fazem a planificação das suas atividades letivas? Como é que os profissionais de educação organizam o ambiente educativo, e que materiais é que preparam tendo em conta os diferentes alunos? Como é que os profissionais de educação definem a diferenciação pedagógica? Como é que os profissionais de educação integraram as diferenças nas suas práticas educativas? Que tipo de estratégias privilegiam os professores e/ou educadores? Que dificuldades encontram os profissionais de educação na implementação desta prática pedagógica? Que tipo de avaliação elegem os profissionais de educação perante a diversidade dos seus discentes? Para este tipo de pesquisa utilizou-se uma metodologia qualitativa, através da realização de entrevistas semiestruturadas a quatro educadoras de infância e quatro professoras do primeiro ciclo. A partir da análise do discurso, procurou-se compreender como é estas profissionais de educação implementam a diferenciação pedagógica na sua prática. Da análise dos dados obtidos, pode-se perceber que as profissionais integram alguns elementos e aspetos da diferenciação pedagógica na sua prática, referindo que os alunos aprendem melhor quando estas utilizam algumas estratégias diferenciadas. Compreende-se que a utilização de estratégias de diferenciação varia de grupos para grupos, contudo algumas delas são comuns a alguns grupos ou turmas. O papel da avaliação tem um grande peso, uma vez que através desta o profissional de educação consegue obter o feedback necessário para continuar a diferenciação.
- Transições nas primeiras idades : a entrada na escolaPublication . Nogueira, Ana Rita; Cardona, Maria JoãoEste relatório tem como finalidade analisar o trabalho realizado durante os estágios e apresentar um estudo sobre a importância da transição da educação préescolar para o 1º ciclo do ensino básico, focando-se no impacto que esta tem nas crianças e nas estratégias que devem ser definidas por educadores e professores para lidar com este processo. O tema deste estudo surgiu na sequência dos dois estágios que realizei no âmbito do curso que estou a frequentar e dos diferentes desafios que estes me suscitaram. Nos estágios que realizei fui confrontada com duas realidades diferentes na abordagem que têm perante o processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças, um com uma vertente mais escolarizada, onde as crianças saem do préescolar com um conjunto de competências já adquiridas, como a leitura, e o outro onde o principal foco acaba por ser a prioridade atribuída do conhecimento do meio e o contacto com a natureza. Ao planificar o trabalho, tendo em conta estas duas perspetivas, foram-me surgindo dúvidas sobre as escolhas para atividades a realizar. Escolhi assim como tema de pesquisa a Transição nas primeiras idades. A entrada para a escola. A transição nas primeiras idades deve ser um processo natural de modo a não se tornar doloroso para as crianças. Nesse sentido há que estabelecer boas práticas que ultrapassem os constrangimentos sendo fundamental que haja “empenho, responsabilidade, abertura de espírito e disponibilidade por parte dos docentes” (Marchão, 2012:38). Os docentes devem encontrar estratégias facilitadoras através de práticas educativas que facilitem a continuidade entre a educação préescolar e o 1º ciclo, permitindo “aprofundar temáticas comuns, estreitar laços e limar arestas diminuindo os distanciamentos existentes” (Aniceto, 2010). Neste trabalho encontrei algumas respostas para as minhas dúvidas, ainda que seja um tema sempre aberto a várias interpretações. Tentei encontrar quais as melhores estratégias de modo a que, como futura educadora, consiga desenvolver um conjunto de atividades e rotinas que tornem o processo de transição do pré-escolar para o 1º ciclo numa experiência positiva para as crianças. Parti da revisão da literatura existente e realizei entrevistas a educadoras do pré-escolar e professoras do 1º ciclo. Mais do que um conjunto de procedimentos ou atividades concluí que a comunicação entre todos os intervenientes do processo educativo é a principal chave para cuidar deste processo de transição.
- Tertúlia Literária Dialógica : contribuições para a formação omnilateral de estudantes, na educação profissional do Instituto Federal de Brasília – Campus Taguatinga Centro, Programa Mulheres Mil - 2012Publication . Andrade, Ana Paula Santiago Seixas; Marques, Ramiro; Pereira, Jane ChristinaEsta pesquisa se refere à investigação das contribuições obtidas no processo de formação omnilateral de mulheres/estudantes do Programa Nacional Mulheres Mil, a partir do Projeto de Extensão denominado “Tertúlia Literária Dialógica (TLD): educação democrática para jovens e adultos a partir da leitura de obras da literatura clássica”, realizado no Campus Taguatinga Centro, Instituto Federal de Brasília (IFB), em 2012. A TLD é uma atividade cultural e educativa, surgida na Espanha no pós-guerra franquista. Ela consiste em círculos de leitura coletiva de obras da literatura universal e tem como bases teóricas o conceito de aprendizagem dialógica elaborado por Flecha, pautado fundamentalmente nas elaborações de Paulo Freire sobre dialogicidade. Como principal objetivo o trabalho buscou identificar os resultados da TLD, no processo de formação omnilateral daquele grupo de mulheres, que estavam em qualificação profissional, no IFB. Para isso, a abordagem metodológica foi qualitativa, mas trouxe também os dados quantitativos para ilustrar todo o processo. Dessa forma, tivemos na análise documental o instrumento essencial para interpretação dos dados. Os dois aspectos analisados no processo de realização da TLD para a promoção da formação omnilateral foram: a transformação e o obstáculo. A partir desta investigação, a pesquisa traz ações para melhoria da prática a fim de responder aos obstáculos encontrados. Em relação aos teóricos, cujas formulações embasam esta pesquisa, são eles: Ramón Flecha, Paulo Freire, Antonio Candido, Roseli Mello, Gaudêncio Frigotto, Eliezer Pacheco, Jane Pereira e Ana Paula Andrade. Enfim, se considerou que, pautada nos princípios da aprendizagem dialógica, a TLD é uma atividade que contribui definitivamente para a formação omnilateral, respondendo qualitativa e quantitativamente à missão do IFB. Além disso, as inter-relações pontuadas neste trabalho entre a TLD e as dimensões da formação omnilateral: trabalho, ciência e cultura, enfatizam aquela atividade cultural e educativa como potencial instrumento pedagógico para uma formação profissional, que se quer integral.
- Determination of Aerobic Power Through a Specific Test for Taekwondo ‐ A Predictive Equation ModelPublication . Rocha, Fernando; Louro, Hugo; Matias, Ricardo; Brito, João; Costa, AldoOur aim was to verify the concurrent validity of a maximal taekwondo specific test (TST) to predict VO2max through an explanatory model. Seventeen elite male taekwondo athletes (age: 17.59 ± 4.34 years; body height: 1.72 ± 6.5 m; body mass: 61.3 ± 8.7 kg) performed two graded maximal exercise tests on different days: a 20 m multistage shuttle run test (SRT) and an incremental TST. We recorded test time, VO2max, ventilation, a heart rate and time to exhaustion. Significant differences were found between observed and estimated VO2max values [F (2, 16) = 5.77, p < 0.01]; post-hoc subgroup analysis revealed the existence of significant differences (p = 0.04) between the estimated VO2max value in the SRT and the observed value recorded in the TST (58.4 ± 6.4 ml/kg/min and 52.6 ± 5.2 ml/kg/min, respectively). Our analysis also revealed a moderate correlation between both testing protocols regarding VO2max (r = 0.70; p = 0.005), test time (r = 0.77; p = 0.02) and ventilation (r = 0.69; p = 0.03). There was no proportional bias in the mean difference (t = -1.04; p = 0.313), and there was a level of agreement between both tests. An equation/model was used to estimate VO2max during the TST based on the mean heart rate, test time, body height and mass, which explained 74.3% of the observed VO2max variability. A moderate correlation was found between the observed and predicted VO2max values in the taekwondo TST (r = 0.74, p = 0.001). Our results suggest that an incremental specific test estimates VO2max of elite taekwondo athletes with acceptable concurrent validity.
- Criar e participar : uma análise ao envolvimento em projetos artístico-culturais no Instituto Federal de Brasília - Campus PlanaltinaPublication . Santos, Lucilene Alves Vitória dos; Pappámikail, Lia; Pereira, Jane ChristinaO presente trabalho apresenta os resultados de uma análise sobre os impactos de três projetos artístico-culturais, desenvolvidos por meio de metodologias da educação não formal, no âmbito do Instituto Federal de Brasília (IFB) - Campus Planaltina. Foram analisados aspetos que contribuem para a inclusão social de dois projetos de artes visuais, oficinas de mosaico e cerâmica e, o terceiro, de performance, que engloba dança e música, denominado Brasi-caboco. Para análise dos impactos, a metodologia adotada foi mista, combinando análise documental do percurso histórico das políticas de incentivo à arte e cultura no IFB, por meio de entrevistas semiestruturadas com alguns participantes dos projetos, gestores e professor coordenador do Brasi-caboco, além da observação participante, pelo fato da autora desenvolver os projetos de artes visuais analisados. A partir das entrevistas e do resgate de documentos, foi possível analisar a evolução da política de incentivo à produção artístico-cultural no IFB e os principais benefícios proporcionados pelos projetos, do ponto de vista dos participantes. Diversos fatores foram identificados, como os entraves para o desenvolvimento dos trabalhos, mas também seus principais benefícios. Os resultados demonstram significativos contributos proporcionadas pela participação em projetos, apontando para a necessidade de maior investimento na área artística dentro da instituição.